Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Orações subordinadas adjetivas no verbete de enciclopédia
Finalidade da aula: Identificar e listar características dadas a determinadas personalidades (reais ou fictícias) por meio de verbetes de enciclopédia, para, a partir daí, chegar ao conceito de Oração Subordinada Adjetiva. Perceber a regularidade no uso dos pronomes relativos como elemento textual introdutório das orações subordinadas adjetivas.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP09
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.
Materiais necessários: O professor vai precisar de folhas de papel ofício (em número suficiente para a turma, de maneira que haja uma folha por aluno), canetinhas, fita adesiva, enciclopédias ou acesso à internet.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode:
Referências sobre o assunto:
ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.
BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.
DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.
_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.
LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.
ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.
OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.
Código: LPO9_07ATS01
(EF09LP09) Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes