13883
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Orações subordinadas adjetivas no verbete de enciclopédia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre orações subordinadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos. Explique aos alunos que deverão se organizar em 6 grupos, para se conectar via WhatsApp e responder, em conjunto e de forma colaborativa, as atividades da aula.

Introdução
Depois que os alunos se dividirem e criarem os grupos do WhatsApp, envie a cada grupo, de forma aleatória, o nome de uma das 6 personalidades citadas no plano (se preferir, faça uma seleção mais próxima à realidade dos alunos). Por mensagem ou por áudio, peça que os grupos escrevam uma lista de tudo o que sabem sobre essa personalidade, mas, antes, dê um exemplo (veja nas orientações o exemplo da Anitta e do William Bonner), para modelizar as respostas dos alunos. Dê um tempo curto para a realização dessa primeira atividade e peça que um representante de cada grupo envie, por meio de áudio, as suas anotações ao grupo de WhatsApp ao qual todos os alunos têm acesso, de forma que haja o compartilhamento de todas as respostas (de todos os grupos, sobre todas as personalidades).

Desenvolvimento
Em uma mensagem de texto, peça que os alunos retornem a seus pequenos grupos e, a partir da lista produzida sobre a personalidade, respondam rapidamente, entre si, às questões levantadas no primeiro slide de Desenvolvimento. Depois disso, em cada grupo, explique, por meio de um vídeo, o que são enciclopédias. Mostre a eles um exemplar (diga que são separados por volume e organizados em ordem alfabética) e faça perguntas retóricas: se eles já leram, se já viram etc. Ainda no mesmo áudio, peça que os alunos procurem, em enciclopédias físicas (se houver em casa) ou virtuais, um pouco mais sobre a personalidade, registrando as informações desconhecidas. Assim que os alunos acabarem, marque, se possível, um momento síncrono via Zoom ou Google Meets, para que cada grupo exponha as suas respostas e o professor faça as intervenções e orientações necessárias, de acordo com o segundo e terceiro slides de Desenvolvimento, explicando o que são orações adjetivas. Caso essa opção não seja viável, peça que os alunos exponham as suas respostas e, por meio do WhatsApp, construa o conceito de oração adjetiva a partir dos exemplos dados pelos alunos. Por fim, apresente as informações sobre Chico Buarque, presentes no último slide de Desenvolvimento, e peça que os alunos, em suas duplas, transformem os adjetivos listados em orações adjetivas, conforme as instruções do plano de aula, fazendo as adequações necessárias. Peça que as duplas entreguem essa atividade – por email, foto da atividade etc.

Fechamento
No grupo de Whatsapp de cada grupo formado, peça que os alunos respondam às questões do slide Fechamento, relatando o que aprenderam. Se possível, comente sobre as orações produzidas anteriormente.

Convite às famílias
A família pode auxiliar na pesquisa sobre as personalidades por meio das enciclopédias virtuais. Os mais velhos podem mostrar e relatar como as pesquisas eram feitas antigamente, em bibliotecas e por meio de enciclopédias tradicionais, como a Barsa.
 

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_07ATS01

(EF09LP09) Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas