13883
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Orações subordinadas adjetivas no verbete de enciclopédia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre orações subordinadas

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.

Materiais necessários: O professor vai precisar de folhas de papel ofício (em número suficiente para a turma, de maneira que haja uma folha por aluno), canetinhas, fita adesiva, enciclopédias ou acesso à internet.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode:

  • Limitar-se a listar e identificar adjetivos;
  • Identificar as características no verbete de enciclopédia;
  • Perceber a relação entre orações adjetivas e adjetivo.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.

BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.

DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.

_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.

LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.

ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.

OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Fale para a turma a proposta da aula do dia: listar características e identificar como elas estão estruturadas.
  • Leve os alunos à biblioteca da escola e peça que se organizem em 6 grupos.
  • Escreva em uma folha de ofício uma lista com nomes de 6 personalidades reais ou fictícias. Você pode utilizar: Airton Senna, Silvio Santos, Xuxa Meneguel, Mickey Mouse, Pica Pau e Mafalda.
  • Separe os itens da lista, dobre os papeis e sorteie entre os grupos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre aos alunos características e informações a respeito de duas personalidades que não estejam dentre as sorteadas. Você pode escolher uma personalidade e elaborar a própria lista ou pode usar os exemplos que estão disponíveis neste plano:

Anitta:

  • usa um nome artístico;
  • cantora;
  • compositora;
  • atriz;
  • morena;
  • bonita;
  • carioca;
  • cursou administração e marketing.

William Bonner:

  • jornalista;
  • divorciado;
  • tem cabelos grisalhos;
  • alto;
  • é âncora do Jornal Nacional;
  • trabalha na Globo.

  • Socialize as respostas dos alunos. Peça que um representante de cada grupo leia em voz alta as características que listou. Espera-se que os alunos sigam a mesma lógica das listas apresentadas como exemplo e listem características utilizando adjetivos e orações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos identifiquem na lista que elaboraram (com as informações que já conheciam e com as informações pesquisadas) os itens que possuem verbo e os que não possuem. Circule entre as equipes para auxiliá-las na realização dessa atividade.
  • Pergunte que classe gramatical eles utilizaram para atribuir características à personalidade que receberam. Espera-se que os alunos resgatem esse conhecimento e classifiquem como adjetivo.
  • Peça que eles deem exemplos dessa classe gramatical dentre as características que elencaram. Espera-se que os alunos identifiquem os adjetivos que foram utilizados.
  • Peça que observem os itens que possuem verbo e questione se eles podem ser considerados orações. Espera-se que os alunos respondam que sim e que associem a função que elas desempenham à função do adjetivo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se já realizaram pesquisas em enciclopédias antes. A resposta a essa pergunta é pessoal e depende da realidade de cada aluno. É importante, no entanto, que, ao ouvi-los, você dê espaço para as possíveis associações com outros gêneros semelhantes, como o dicionário.
  • Diga que, agora, eles vão realizar uma pesquisa fazendo uso das enciclopédias da escola.
  • Mostre a eles a estante que contém as enciclopédias.
  • Mostre que as enciclopédias se organizam em volumes, por ordem alfabética e que apresentam explicações sobre vários temas.
  • Fale um pouco sobre o verbete de enciclopédia. Diga que ele se difere do verbete de dicionário porque não aborda necessariamente o significado de uma palavra, mas traz informações a respeito de um assunto.
  • Fale sobre como proceder para encontrar determinado verbete, utilizando o índice e as palavras-guia no topo das páginas.
  • Oriente que eles procurem, nas enciclopédias, o verbete relativo à personalidade que sortearam.
  • Peça que façam a leitura silenciosa do verbete e listem, no caderno, características que eles desconheciam. Circule entre as equipes para ajudá-las a encontrar essas informações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Socialize as respostas dos alunos, pedindo que um representante de cada equipe leia em voz alta as características que descobriram na enciclopédia.
  • Pergunte aos alunos se, dentre essas características, há alguma que possui verbo e questione se se trata de uma oração.
  • Questione os alunos se essas orações têm o mesmo valor de um adjetivo. Espera-se que os alunos percebam que as orações também estão caracterizando um elemento, assim como os adjetivos.
  • Retome o exemplo dado no início da aula ou utilize outro.
  • Destaque uma oração utilizada para caracterizar a personalidade em questão e pergunte se ela possui o mesmo valor dos adjetivos listados. Espera-se que os alunos percebam que, assim como nos exemplos deles, neste a oração está exercendo a mesma função de um adjetivo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia com os alunos uma pequena lista de características e informações sobre o cantor e compositor Chico Buarque. Nesse momento, é oportuno aproveitar essa lista para contextualizar os alunos sobre essa personalidade, questionando inicialmente se o conhecem, que músicas atribuem a ele e se gostam de suas músicas por exemplo.
  • Peça cada grupo produza um pequeno parágrafo, unindo todas as informações. Peça que usem o ponto final o mínimo possível e informe que eles podem fazer adequações e alterações de modo que o parágrafo faça sentido.
  • Pergunte que alterações foram necessárias para que o parágrafo ficasse coerente; se houve a necessidade de se acrescentar palavras ou expressões; que tipo de pontuação optaram por aplicar ao pequeno texto. Espera-se que os alunos percebam que para unir as informações é necessário o uso da palavra “que” ou, ainda, “o qual”.
  • Ouça as respostas dos alunos e, com a ajuda deles, escreva no quadro uma resposta para essa atividade, de modo a contemplar o que foi dito pelos alunos. Nesse momento, aproveite para dar encaminhamentos e orientações aos alunos, se necessário, no sentido de construir o sentido do parágrafo, sem descartar as respostas deles.
  • Peça que eles apontem as alterações feitas. Pergunte se há algum padrão (alguma regularidade). Espera-se que os alunos percebam que todas as vezes que uma característica é informada, para não repetir o referente se usa a palavra “que” (ou algum outro pronome relativo).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os grupos tentem responder aos questionamentos apresentados no slide e anotem as respostas em uma folha de caderno.
  • Depois que todos os grupos tiverem elaborado suas respostas, recolha as folhas e as distribua aleatoriamente entre os grupos.
  • Peça que leiam as respostas dos colegas entre si e depois compartilhem com a turma, informando se concordam ou discordam. Espera-se que, caso algum grupo não tenha conseguido responder satisfatoriamente aos questionamentos, os colegas de outros grupos sejam capazes de ajudar com os comentários.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.

Materiais necessários: O professor vai precisar de folhas de papel ofício (em número suficiente para a turma, de maneira que haja uma folha por aluno), canetinhas, fita adesiva, enciclopédias ou acesso à internet.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode:

  • Limitar-se a listar e identificar adjetivos;
  • Identificar as características no verbete de enciclopédia;
  • Perceber a relação entre orações adjetivas e adjetivo.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.

BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.

DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.

_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.

LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.

ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.

OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Fale para a turma a proposta da aula do dia: listar características e identificar como elas estão estruturadas.
  • Leve os alunos à biblioteca da escola e peça que se organizem em 6 grupos.
  • Escreva em uma folha de ofício uma lista com nomes de 6 personalidades reais ou fictícias. Você pode utilizar: Airton Senna, Silvio Santos, Xuxa Meneguel, Mickey Mouse, Pica Pau e Mafalda.
  • Separe os itens da lista, dobre os papeis e sorteie entre os grupos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre aos alunos características e informações a respeito de duas personalidades que não estejam dentre as sorteadas. Você pode escolher uma personalidade e elaborar a própria lista ou pode usar os exemplos que estão disponíveis neste plano:

Anitta:

  • usa um nome artístico;
  • cantora;
  • compositora;
  • atriz;
  • morena;
  • bonita;
  • carioca;
  • cursou administração e marketing.

William Bonner:

  • jornalista;
  • divorciado;
  • tem cabelos grisalhos;
  • alto;
  • é âncora do Jornal Nacional;
  • trabalha na Globo.

  • Socialize as respostas dos alunos. Peça que um representante de cada grupo leia em voz alta as características que listou. Espera-se que os alunos sigam a mesma lógica das listas apresentadas como exemplo e listem características utilizando adjetivos e orações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos identifiquem na lista que elaboraram (com as informações que já conheciam e com as informações pesquisadas) os itens que possuem verbo e os que não possuem. Circule entre as equipes para auxiliá-las na realização dessa atividade.
  • Pergunte que classe gramatical eles utilizaram para atribuir características à personalidade que receberam. Espera-se que os alunos resgatem esse conhecimento e classifiquem como adjetivo.
  • Peça que eles deem exemplos dessa classe gramatical dentre as características que elencaram. Espera-se que os alunos identifiquem os adjetivos que foram utilizados.
  • Peça que observem os itens que possuem verbo e questione se eles podem ser considerados orações. Espera-se que os alunos respondam que sim e que associem a função que elas desempenham à função do adjetivo.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se já realizaram pesquisas em enciclopédias antes. A resposta a essa pergunta é pessoal e depende da realidade de cada aluno. É importante, no entanto, que, ao ouvi-los, você dê espaço para as possíveis associações com outros gêneros semelhantes, como o dicionário.
  • Diga que, agora, eles vão realizar uma pesquisa fazendo uso das enciclopédias da escola.
  • Mostre a eles a estante que contém as enciclopédias.
  • Mostre que as enciclopédias se organizam em volumes, por ordem alfabética e que apresentam explicações sobre vários temas.
  • Fale um pouco sobre o verbete de enciclopédia. Diga que ele se difere do verbete de dicionário porque não aborda necessariamente o significado de uma palavra, mas traz informações a respeito de um assunto.
  • Fale sobre como proceder para encontrar determinado verbete, utilizando o índice e as palavras-guia no topo das páginas.
  • Oriente que eles procurem, nas enciclopédias, o verbete relativo à personalidade que sortearam.
  • Peça que façam a leitura silenciosa do verbete e listem, no caderno, características que eles desconheciam. Circule entre as equipes para ajudá-las a encontrar essas informações.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Socialize as respostas dos alunos, pedindo que um representante de cada equipe leia em voz alta as características que descobriram na enciclopédia.
  • Pergunte aos alunos se, dentre essas características, há alguma que possui verbo e questione se se trata de uma oração.
  • Questione os alunos se essas orações têm o mesmo valor de um adjetivo. Espera-se que os alunos percebam que as orações também estão caracterizando um elemento, assim como os adjetivos.
  • Retome o exemplo dado no início da aula ou utilize outro.
  • Destaque uma oração utilizada para caracterizar a personalidade em questão e pergunte se ela possui o mesmo valor dos adjetivos listados. Espera-se que os alunos percebam que, assim como nos exemplos deles, neste a oração está exercendo a mesma função de um adjetivo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia com os alunos uma pequena lista de características e informações sobre o cantor e compositor Chico Buarque. Nesse momento, é oportuno aproveitar essa lista para contextualizar os alunos sobre essa personalidade, questionando inicialmente se o conhecem, que músicas atribuem a ele e se gostam de suas músicas por exemplo.
  • Peça cada grupo produza um pequeno parágrafo, unindo todas as informações. Peça que usem o ponto final o mínimo possível e informe que eles podem fazer adequações e alterações de modo que o parágrafo faça sentido.
  • Pergunte que alterações foram necessárias para que o parágrafo ficasse coerente; se houve a necessidade de se acrescentar palavras ou expressões; que tipo de pontuação optaram por aplicar ao pequeno texto. Espera-se que os alunos percebam que para unir as informações é necessário o uso da palavra “que” ou, ainda, “o qual”.
  • Ouça as respostas dos alunos e, com a ajuda deles, escreva no quadro uma resposta para essa atividade, de modo a contemplar o que foi dito pelos alunos. Nesse momento, aproveite para dar encaminhamentos e orientações aos alunos, se necessário, no sentido de construir o sentido do parágrafo, sem descartar as respostas deles.
  • Peça que eles apontem as alterações feitas. Pergunte se há algum padrão (alguma regularidade). Espera-se que os alunos percebam que todas as vezes que uma característica é informada, para não repetir o referente se usa a palavra “que” (ou algum outro pronome relativo).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os grupos tentem responder aos questionamentos apresentados no slide e anotem as respostas em uma folha de caderno.
  • Depois que todos os grupos tiverem elaborado suas respostas, recolha as folhas e as distribua aleatoriamente entre os grupos.
  • Peça que leiam as respostas dos colegas entre si e depois compartilhem com a turma, informando se concordam ou discordam. Espera-se que, caso algum grupo não tenha conseguido responder satisfatoriamente aos questionamentos, os colegas de outros grupos sejam capazes de ajudar com os comentários.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano