Com base na leitura de um livro, as crianças vão fazer brincadeiras simbólicas relacionadas ao uso da fralda.
O que tem dentro da sua fralda?
Apresente a proposta
Este plano tratará do processo de desfralde das crianças a partir da história “O que tem dentro da sua fralda?”, de Guido van Genechten (Autor, Ilustrador) e Vânia M. A. de Lange (Tradutor). Grave um vídeo contando a história e, caso não tenha a história disponível, você pode utilizar o vídeo do link indicado: https://www.youtube.com/watch?v=zeymcYDAin4. Após a história, convide a criança, junto com um adulto referência, a brincar de faz de conta com bonecos e fraldas a partir do que viu na história.
Adaptações necessárias
A história poderá ser visualizada pelo celular, computador ou TV, através da plataforma de comunicação utilizada pela rede neste momento. Para criar o ambiente de faz de conta, a família pode usar bonecos de plástico, de pano ou de pelúcia. Fundos de garrafas PET ou outros tipos de pote podem representar os penicos. As fraldas podem ser representadas com tecidos, papéis, ou até fraldas descartáveis da própria criança.
Sugira às famílias
Para ouvir a história, oriente a família a preparar um ambiente aconchegante com uma colcha ou tapete, que pode ser um lençol, TNT ou toalhas de banho. Peça que deixem à disposição da criança bonecos, pelúcias, penicos de garrafa PET ou de outros potes, as fraldas e demais objetos que considerar importante para o faz de conta. Durante a história, convide a família a se envolver com o enredo, criando suspense em relação a investigação das fraldas dos personagens, desenvolvida pelo Ratinho. Oriente que se envolvam na brincadeira de faz de conta com a criança, apoiando ações e criatividade.
Para compartilhar com o grupo
Peça para que as famílias gravem um vídeo curtinho da criança falando sobre a história, contando sobre os personagens e as descobertas, e os envie para você, através do Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando neste momento. Se for possível, edite os vídeos em um só e os reenvie para as famílias, compartilhando a experiência umas com as outras. No retorno à escola, você poderá retomar o vídeo junto com as crianças.
Sugestão Enviada Por: Vládia Pires
Código: EDI2_02UND04
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes