13882
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - O que tem dentro da sua fralda?

POR: Leda Barbosa 27/11/2018
Código: EDI2_02UND04

2º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Crianças bem pequenas sobre o uso da fralda

Resumo

ilustracao

Com base na leitura de um livro, as crianças vão fazer brincadeiras simbólicas relacionadas ao uso da fralda.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa leitura, prepare um ambiente aconchegante com uma colcha ou tapete, que pode ser um lençol, TNT ou toalhas de banho. Coloque o livro no meio da roda. Se a Unidade de Educação Infantil possuir almofadas, espalhe algumas delas pelo tapete. Deixe a disposição das crianças bonecas, pelúcias, penicos de garrafa pete, fraldas e outros brinquedos disponíveis na sala que sejam da preferência delas.

Materiais:

Livro “O que tem dentro da sua fralda?”. Penicos, que podem ser representados por potes de garrafa pete, bonecas, fraldas, pelúcias e brinquedos disponíveis na sala. Tecidos para serem usados como tapete e almofadas, caso esteja disponível na Unidade de educação Infantil.

Espaços:

Sala ou área externa.

Tempo sugerido:

Entre 30 minutos e 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças se relacionam com o livro? Quais observações fazem diante da história?

2. As crianças conseguem acompanhar o crescimento dos personagens ao longo da história? Quais estratégias elas usam para demonstrar isso?

3. Como as crianças expressam suas percepções e compreensões acerca do tema?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Convide as crianças mais agitadas e que podem necessitar de uma invocação constante a abrirem as abas das fraldas ao longo da história, para conseguirem manter a concentração na leitura.

O que fazer durante?

1

Planeje que a leitura de histórias aconteça com o grande grupo reunido em círculo no tapete. Mostre para as crianças que organizou um aconchegante espaço de leitura e que em seguida elas poderão brincar livremente. Após a leitura, mostre ao grande grupo que alguns brinquedos estão à sua disposição. Neste primeiro momento, deixe que as crianças sejam as protagonistas das brincadeiras. Observe como elas interagem com os penicos, fraldas, bonecas e demais brinquedos, e se o brincar simbólico está presente nessas interações. Após o início das brincadeiras você pode se introduzir devagar nos pequenos grupos, trazendo elementos da história.


2

Com o grande grupo reunido, inicie a leitura criando entonações diferentes para a narração e para cada personagem ao longo da história. Com perguntas, crie suspense em relação a investigação das fraldas dos amigos desenvolvida por Ratinho e convide as crianças para abrirem as abas.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês também são curiosos, investigam todos os brinquedos aqui da sala. Como o cachorro fala? Au! Au! Au! pode sim Au! Au!

Essa fala pode ser repetida com os demais animais da história: Eita, o que será que tem dentro da fralda do cachorro? Como será o cocô do bezerro? Será que todos os animais fazem cocô? Quem já usou o penico? Olha, o ratinho já não é mais um bebê, ele está crescido e deu tchau para a fralda dele. Olha que legal, Ratinho ajudou todos os seus amigos a usar o penico!

Possíveis falas da criança neste momento: O cocô da cabra é engraçado. Acho que na fralda do porco tem xixi. Meu cocô é assim. Eu também faço cocô na fralda.

Possíveis ações da criança neste momento: Risadas dos cocôs. Expressões de expectativas diante da abertura das fraldas.


3

Durante a brincadeira com as bonecas, fraldas, pelúcias, penicos e demais brinquedos iniciadas pelas crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Minha filha está querendo dar tchau para a fralda dela, será que o Ratinho poderia ajudar ela também? O que tem dentro da fralda da sua boneca? O que posso fazer quando meu filho crescer mais um pouco e o penico ficar pequeno para ele?

Possíveis falas da criança neste momento: Essa pelúcia faz cocô igual ao do coelho. Meu cocô parece com o do cachorrinho. Vou tirar a fralda dessa boneca e colocar ela para fazer cocô no penico, igual na história.

Possíveis ações da criança neste momento: Permanecer na roda de leitura convidando outras crianças a escutarem a história novamente. Investigação do livro em pequenos grupos. Investigar a fralda dos amigos.


Para finalizar:

Ao perceber que a maioria das crianças estão cansadas ou iniciando outras brincadeiras fora do tema, avise ao grande grupo que dentro de 5 minutos irão guardar os materiais para a próxima atividade. Depois de 5 minutos, avise que está na hora de guardar os brinquedos e organizar a sala. Convide um pequeno grupo de 3 crianças para te ajudar a dobrar o tapete. Ao perceber que alguma criança não está ajudando, entregue um brinquedo na mão dela, peça ajuda para guardar e indique onde pode guardar. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação.

Sugestão: “Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy” .

Desdobramentos

Esse livro pode fazer parte do acervo da sala durante um tempo. Dessa forma, essa atividade poderá ser ouvida várias vezes. Uma boa hora para fazer a contação dessa história é durante os momentos de espera entre uma atividade e outra.

O professor pode propor que cada criança escolha um animal do livro, desenhe o cocô dele e faça uma exposição na área ou no corredor da sala. Repita essa atividade por mais vezes, de acordo com o interesse das crianças pelo livro.

Engajando as famílias

Conte para as famílias como foi prazerosa a leitura da história, as conversas e investigações sobre o cocô, fraldas e penicos. Incentive os responsáveis a conversarem com as crianças sobre o tema. Proponha que, durante o restante da semana, essa atividade possa ser repetida com os livros das crianças, e que, para isso, os pais poderão colocar um livro na mochila do filho para a leitura. Informe que ao final da semana ele será devolvido.


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Leda Barbosa

Mentor:  Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

Campos de Experiência:   o eu, o outro e o nós. Corpo, gestos e movimentos.

Objetivos e códigos da Base

(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Abordagem didática:

Por volta dos dois anos, as crianças demonstram uma predisposição biológica que permite o início do processo de retirada da fralda e a progressiva utilização do banheiro: elas comunicam o que irão fazer antes de efetivamente fazê-lo. É um período de conquista de autonomia, pois envolve a percepção de sinais e o controle do corpo, a comunicação com adultos, o aprendizado de novos procedimentos no cuidado de si etc. O trabalho da escola ajuda para que o período seja vivido com confiança e segurança, tornando-o mais natural e acolhedor. Para isso, é preciso respeitar o ritmo de cada um, fazer parceria com as famílias.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 04

O que tem dentro da sua fralda?

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes