As crianças vão usar massas comestíveis como base para misturá-las com corantes naturais.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Nataly Gomes Ovando
Mentor: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Ana Tereza Gavião
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI01ET02) Explorar relac?o?es de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interac?a?o com o mundo fi?sico.
(EI01ET01)Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura)
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interac?o?es das quais participa.
Abordagem didática: as massas e argilas são materiais interessantes para as crianças tocarem, explorarem, mexerem, amassarem, dividirem, juntarem, enrolarem...
É muito significativo que os bebês brinquem com materiais que se transformam a partir da manipulação de suas mãos, observando sua capacidade de atuação sobre as coisas.
Ademais, as propostas com massas e argilas possibilitam que as crianças experimentem e brinquem com as noções de forma, volume e peso.
As habilidades motoras (mexer, amassar, juntar...) vivenciadas corporalmente podem contribuir para o desenvolvimento de atos mentais (como agrupar, seriar, associar...).
Código: EDI1_31UND04
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes