13877
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Usando fotos para identificar pertences pessoais

Organize o espaço para que as crianças possam observar fotos suas e dos colegas e realizar brincadeiras com elas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Vera Regina Corrêa de Mello

Apresente a proposta
Grave um pequeno áudio explicando como os bebês gradativamente aprendem a identificar seus pertences na escola por meio de marcas pessoais, por exemplo, com a foto que os ajudam a localizar qual o local de suas mochila. Se tiver registros assim na escola com eles, envie junto para melhor contextualizar. Explique que essa ação favorece o conhecimento de si, por isso, é importante que seja continuada em casa. Aproveite e convide: “Que tal identificar a caixa onde guardam os brinquedos do bebê com sua foto e trabalhar com ele essa marca de identidade, de forma divertida, em casa?” Proponha que cantem uma canção para marcar esse momento, como a que você costuma cantar com a turma. Compartilhe o vídeo e proponha a canção “Arrumar a bagunceira” (disponível aqui).

Adaptações necessárias
Convide os familiares a fazer a identificação da caixa de brinquedos com a foto do bebê. Esse local poderá ser um cesto ou uma caixa, desde que seja de fácil acesso para o bebê. A foto pode ser impressa ou o recorte de uma que tenham em casa. Peça que registrem esse momento e oriente que acompanhem o bebê durante toda atividade para garantir sua segurança.

Sugira às famílias
Convide os familiares a conversar com o bebê, mostrando-o na foto e repetindo seu nome. Oriente que, sempre que se referirem ao local, usem o nome e associem a foto ao bebê. Se o bebê já andar, ele pode ser convidado a levar e trazer seus pertences ao local, entrando ainda mais em contato com essa associação. No caso de um bebê menor, sugira que o familiar o leve no colo. Para tornar o momento mais divertido, podem cantar canções que envolvam guardar os brinquedos. Compartilhe a que costuma usar na sala ou reitere a sugestão acima. Ao aprender brincando, esse momento fica mais animado, organizado e associado à foto!

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você os registros e comentar como vivenciaram esse momento em família. Reúna as fotos e os relatos no álbum digital da turma. Para isso, você poderá usar o Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Conforme receber os materiais, socialize-os com todas as famílias pela plataforma que sua rede esteja utilizando para se comunicar no momento. Ao compartilhar os registros, a tendência é que mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Isso fortalece a conexão família-escola através do senso de pertencimento, o que favorece a reinserção no ambiente escolar quando o isolamento social terminar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vera Regina Corrêa de Mello


Código: EDI1_19UND04

(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas