Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Vera Regina Corrêa de Mello
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O Eu, o Nós e o Outro; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Abordagem didática:
O tema da identidade na educação infantil pode ter sua gênese no trabalho com os bebês: da descoberta e conhecimento de si ao reconhecimento de suas características e potencialidades. As propostas que envolvem o “nome próprio” são fundamentais tais como a chamada, as músicas de roda que envolvem os nomes, a identificação do local para colocar os pertences por meio de foto e nomes dos bebês.
Imersos em um novo ambiente, os bebês vão aprendendo a se reconhecer, a conhecer os amigos e as pessoas que o cercam, por meio dos nomes que identificam cada um.
Assim, as propostas com o nome próprio configuram ações de valorização e respeito a singularidade de cada bebê.