13876
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Diferentes linguagens no artigo de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre diferentes linguagens no artigo de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou poutro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos, de forma prévia, o texto sugerido no slide Introdução. Peça que alguém se disponibilize a lê-lo em voz alta, enviando um áudio ou vídeo a todos os colegas (você pode disponibilizar o texto por meio de um WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). No mesmo áudio, faça o questionamento do slide Introdução. Peça que enviem as respostas por e-mail ou mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma.

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que leiam o texto novamente e destaquem os trechos em que aparecem dados numéricos, reescrevendo-os no caderno para melhor visualização. Oriente que se organizem em grupos, criando um novo grupo de WhatsApp para que interajam por lá de forma colaborativa. Peça, em cada grupo, que os alunos tentem encontrar outras formas para apresentar os dados do slide Desenvolvimento, podendo ser por gráfico (barra, pizza etc.), ilustração, linha do tempo etc. Peça que os alunos iniciem suas atividades pelo Excel ou pelo Google Docs.

Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que um aluno de cada grupo envie as suas produções aos outros colegas por WhatsApp, por exemplo. Depois disso, finalize a aula enfatizando a possibilidade de se produzir e ler os dados verbais do texto em outra linguagem, agora em gráficos e linha do tempo, como recursos verbais e visuais, o que potencializa a leitura e permite uma compreensão mais simplificada.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, lendo o texto e o problematizando, de forma a engajar os filhos nas atividades remotas.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_07SQA03

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas