Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Cópia do artigo de divulgação científica, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não compreensão da relação entre textos visuais, como gráficos, a partir de dados verbais.
Referências sobre o assunto
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o texto apresentado no slide, apontando a presença da palavra “linguagens” como forma de levar os estudantes à compreensão de que um texto não se produz apenas em linguagem verbal, mas a visualidade é uma possibilidade de leitura capaz.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Utilize cópias do texto disponível aqui e peça para que os alunos leiam em voz alta.
- Dê preferência ao revezamento de leitura, cada parágrafo pode ser lido por um aluno diferente.
- Ao final da leitura, leia para os estudantes a pergunta do slide, que você mesmo pode escrever no quadro.
- Peça para que alguns alunos indiquem, oralmente, a importância dos dados numéricos para a compreensão do texto. Tal compreensão deve ser a de que os dados favorecem à concretização das informações dadas pelo título e como uma forma a tornar mais palpável a afirmação do parágrafo inicial.
- Peça para que anotem no caderno e assim inicie a próxima atividade.
Materiais complementares: Para ter acesso ao texto da aula, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Este slide só deve ser mostrado aos alunos a partir do tópico 4 descrito abaixo. Caso não seja possível projetar, você pode escrever esses tópico no quadro a partir do passo 4.
- Peça para que os alunos destaquem do texto os trechos em que aparecem dados numéricos e reescreva-os no caderno para melhor visualização. Destine no máximo 15 minutos para essa parte da atividade.
- Os dados a serem destacados são os que aparecem nos seguintes trechos:
- “A geração Z, grupo de pessoas nascidas a partir de 2001, está prestes a ultrapassar em número os Millennials, indivíduos que vieram ao mundo entre os anos de 1980 a 2000.”
- “a Geração Z representará 32% da população global de 7,7 bilhões, enquanto a "geração do milênio" corresponderá a 31,5%.”
- “Outro exemplo é a Índia, que tem cerca de 1,3 bilhão de cidadãos versus 1,4 bilhão de chineses e verá sua a Geração Z de sua população subir para 472 milhões em 2019, 51% a mais da projeção para a China.”
- Divida, nesse momento, a turma em trios e peça para que os grupos discutam a melhor forma de apresentar esses dados numéricos em três diferentes formatos visuais. Destine 15 minutos no máximo para isso.
- Peça as sugestões dos trios até que seja possível pensar os seguintes modelos: a. linha do tempo, b. gráfico de pizza, c. gráfico de barras (nesse caso, o importante é visualizar a diferença entre o número de jovens da geração Z dos dois países em 2019).
- Nesse momento, peça para que os trios produzam os três recursos visuais com base nos dados numéricos selecionados.
- Esses recursos podem ser construídos no caderno ou em computadores, caso a escola os disponibilize. No entanto, o manuseio de dados no caderno permite ao aluno maior contato com esses elementos, pois ele escreverá e desenhará à mão os elementos pertinentes à construção dos gráficos, não apenas inserindo dados que serão organizados pelo software.
- Peça um recurso visual por página do caderno, dessa forma ficará melhor a visualização da turma na etapa final da aula.
- Uma consideração importante diz respeito aos dados do item c. Nele, há um dado não explicitado que precisa ser deduzido a partir da seguinte consideração: A população da geração Z na Índia será de 472 milhões, o que corresponde a 51% a mais que os números da China. Para buscar os números da China, peça auxílio de um professor de matemática para que os alunos atinjam esse valor, construindo dessa forma um momento interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Matemática. Ao final desse auxílio, o aluno obterá os seguintes dados: Índia, 472 milhões e China, 313 milhões (valor arredondado e que corresponde a ? da população conforme indicado no texto, uma vez que a Índia terá 151% dessa população da China em 2019).
- Além disso, peça para que os trios dividam o gráfico de barras em intervalos de 50 para melhor visualização.
- Ao fim do tempo dessa atividade, diga para que eles escolham um aluno do trio para mostrar os resultados no quadro.
Materiais complementares: Para acessar o material auxiliar para visualização dos dados visuais, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça para que os grupos mostrem cada recurso visual no caderno para a turma. No caso de terem utilizado computador, peça para os grupos visitem os demais grupos para visualizar na tela o que foi produzido.
- Discuta com a turma as adequações e inadequações do recursos visuais: quanto à distância entre os anos, no caso da linha do tempo; a discrepância de valores, no caso dos gráficos, se necessário, de cada recurso visual produzido.
- Peça para que todos os grupos opinem se o que foi apresentado se aproxima ou se distancia do que foi produzido entre eles, verificando se há muitas diferenças nos gráficos e na linha do tempo. Isso demonstrará se houve compreensão efetiva dos dados numéricos lidos no texto.
- Ao final das possíveis discordâncias, entregue uma cópia dos dados previstos como resposta adequada. Esses recursos estão disponíveis em Materiais complementares.
- Finalize a aula enfatizando a possibilidade de se produzir e ler os dados verbais do texto em outra linguagem, agora em gráficos e linha do tempo, como recursos verbais e visuais., o que potencializa a leitura e permite uma compreensão mais simplificada.
Materiais complementares: Para acessar o material auxiliar para visualização dos dados visuais, clique aqui.