13873
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Eu conheço esse brinquedo!

POR: Jéssica Ribeiro Carnevale 29/11/2018
Código: EDI1_10UND04

1º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Bebês sobre reconhecimento de brinquedos

Resumo

ilustracao

As crianças farão uma caça ao tesouro na sala de aula para encontrar seus brinquedos favoritos, que foram enviados previamente pelas famílias.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Antes de realizar esta atividade, solicite às famílias que escolham cuidadosamente junto ao bebê o brinquedo preferido dele em casa e enviem para a escola. Peça para que coloquem nome completo no objeto e entreguem na secretaria sem que o bebê veja. Caso não seja possível, envie o objeto na mochila do bebê. Um brinquedo por criança é suficiente. A solicitação pode ser enviada por meio de bilhete via agenda, num mural de avisos ou no veículo de comunicação que a escola utilize. Acesse aqui o modelo do bilhete.

Organize o espaço sem a presença das crianças e esconda os brinquedos.

Materiais:

Brinquedos pessoais dos bebês, locais para esconder os brinquedos como caixas, colchonetes, tecidos etc.

Espaços:

Realize esta atividade na sala de referência. É importante que a execução da proposta seja em local muito conhecido pelos bebês. Tente retirar o máximo de brinquedos de uso diário do espaço e deixe caixas, cestos e objetos grandes, que serão utilizados para esconder os brinquedos pessoais deles. Organize o espaço sem a presença das crianças, escondendo os brinquedos, mas deixando parte deles à mostra para instigar a procura. Pense em locais de diferentes níveis de dificuldade, a fim de favorecer a exploração dos movimentos corporais. Para proporcionar ricos momentos de interação, esconda os objetos próximos uns aos outros formando pequenos grupos. Por exemplo: junte 3 caixas e coloque um objeto em cada caixa, esconda 2 brinquedos embaixo do mesmo colchonete, esconda mais 5 entre os armários etc. Use a criatividade!Disponibilize um cesto ou caixa de livros já conhecidos pelo grupo para que tenham acesso quando desejarem.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Observe atentamente: quanto essa atividade desafia corporalmente os bebês? Qual a reação deles ao encontrar o objeto conhecido?

Como o bebê explora os objetos? Que tipos de interação o bebê desenvolve com os objetos encontrados? (aperta, agarra, bate, segura etc)

Com olhar atento, perceba: como eles compartilham entre si suas descobertas? (olhar, sorriso, balbucio, palavras, toques...)


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Com olhar atento às demandas, auxilie os deslocamentos dos bebês que não andam, incentivando a participação de todos. Garanta que todos possam estar em atividade, de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

1

Convide todo o grupo dizendo que tem alguns brinquedos conhecidos por eles escondidos pela sala e que precisam encontrá-los para brincar. Conte que foi um brinquedo escolhido carinhosamente e enviado pelas famílias para a escola.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês ouvem atentamente a proposta e começam a exploração livre do espaço. Com olhar curioso, um bebê procura algo puxando a cortina para trás de seu corpo, outro caminha pelos colchonetes buscando algum objeto diferente e outro engatinha até uma caixa e mexe com suas mãozinhas nos objetos que estão dentro dela.


2

Auxilie a locomoção dos bebês que não engatinham levando-os no colo e ande pelo espaço da sala de referência. Os bebês menores, principalmente, apresentam um grande interesse em brincar de esconder e revelar algo. Instigue a interação do bebê com o objeto e com seus pares utilizando um pano para cobrir e descobrir o brinquedo. Passe pelo brinquedo de alguma criança dizendo que encontrou algo familiar de alguém por ali.

Possíveis ações da criança neste momento: uma criança encontra um brinquedo que não é dela (por exemplo, um chocalho) e o manuseia explorando o objeto para descobrir suas funcionalidades.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem o que o amigo encontrou: um chocalho. De quem será esse chocalho?


3

Incentive as crianças a continuarem procurando seus brinquedos e valide as iniciativas delas. Permita que explorem a procura, brinquem e se divirtam com as interações. Apoie as ações delas, evitando ao máximo dirigir as iniciativas. Observe com atenção e se aproxime fazendo comentários como: “olha ali, o amigo está pegando a naninha escondida debaixo do colchonete… de quem será?”

Não esqueça de registrar as reações das crianças ao encontrarem seus objetos e suas interações (com o brinquedo e com outras crianças) por meio de fotos e/ou vídeos. Após a atividade acabar, realize registros escritos para enriquecer suas observações.


4

Para auxiliar na procura, ofereça sua presença constante e ativa, garantindo que todos terão seus brinquedos achados e compartilhados com os respectivos donos. Para enriquecer a interação, dirija-se aos pequenos grupos de bebês que estarão juntos descobrindo os objetos que você agrupou e solicite que uns mostrem aos outros o que encontraram. Caso alguma criança encontre o brinquedo de outra, pergunte para todo o grupo de quem seria este objeto e convide-a a entregar para o colega. Pense também na interação entre pares, ou seja, neste caso, crianças brincando juntas com o mesmo brinquedo. Reserve um tempo para brincarem com seu objeto encontrado, com os objetos dos outros e com os amigos.

Possíveis ações das crianças: Uma criança encontra um mordedor, aperta, vira, mexe, põe na boca, experimenta e o coloca no chão.

Possíveis falas do professor: Olha o que o amigo achou, um mordedor em formato de urso que estava escondido naquele canto da sala. De quem é? Vamos chamar o amigo para brincar? Como podemos brincar?


Para finalizar:

Após todos os objetos serem encontrados, permita que as crianças brinquem por um tempo com eles. Continue incentivando que compartilhem com os amigos seus brinquedos e lembre que as famílias escolheram carinhosamente seus objetos preferidos para enviar para a escola. Permita que os brinquedos sejam utilizados aos longo do dia, caso alguma criança deseje. Para a organização do espaço, convide-as para guardar os brinquedos em uma grande caixa, avisando que levarão de volta para casa na hora da saída. Em seguida, compartilhe a próxima proposta.

Desdobramentos

Você pode e deve realizar esta proposta outras vezes, pois cada vez será uma nova descoberta, novos movimentos corporais para deslocamento e novas interações com os amigos. Como desdobramento, realize uma brincadeira de caça ao tesouro com elementos naturais disponíveis em sua escola, como, por exemplo, itens recolhidos pelas crianças numa exploração externa (frutos, folhas, gravetos etc.).

Engajando as famílias

Considerando ser fundamental a participação das famílias na escola, essa atividade propõe sua participação no envio do objeto/brinquedo preferido da criança para a escola. Compartilhe com as famílias num mural/cartaz as fotos das crianças durante a atividade e suas observações escritas. Garanta que tenham fotos e escritos de cada uma das crianças. Proponha que as famílias realizem a “caça ao tesouro” em casa também. Assim como trouxeram de casa um brinquedo preferido, a ideia é as famílias escolham, juntamente com o bebê, um brinquedo da escola para levar para casa a fim de realizarem a caça ao tesouro no final de semana. Confeccione um caderno para que as famílias possam registrar por meio de escrita, foto, imagem e/ou desenhos como foi essa experiência afetuosa e lúdica. Na primeira página do caderno, explique o objetivo da proposta. Você pode selecionar algumas imagens da atividade realizada na escola para encapar o caderno.

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Jéssica Ribeiro Carnevale

Mentora: Keli Luca

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência:  O eu, o nós e o outro
Corpo, gestos e movimentos
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos e códigos da Base
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

Abordagem didática:

Os brinquedos podem proporcionar desafios para o desenvolvimento dos bebês (quando, por exemplo, aquele que ainda não engatinha estica o corpo para alcançar um objeto pelo qual se interessou). Por isso, é essencial escolher objetos adequados à faixa etária, às necessidades e aos interesses das crianças. Bolas, tecidos, caixas, cones e peças de encaixe são interessantes opções, pois permitem aos bebês manipular, mexer, brincar e se divertir! A participação do professor, apresentando os objetos às crianças e brincando junto, é uma maneira de construir vínculo e observar o processo de aprendizagem delas.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 04

Eu conheço esse brinquedo!

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes