Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A organização das informações no artigo de divulgação científica
Finalidade da aula: Identificar as referências e as informações importantes para a construção do artigo de divulgação científica.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de divulgação científica/Exposição Oral
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.Relação entre textos.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29. EF69LP30
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Cópias do artigo científico.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não compreender a relação entre diferentes informações presentes no texto, como pertencentes a fontes diferentes, discordantes, complementares, etc.
Referências sobre o assunto
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
Código: LPO9_07SQA02
(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
(EF69LP30) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes