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Plano de aula - A organização das informações no artigo de divulgação científica

POR: Daniel Loureiro Gomes 18/02/2019
Código: LPO9_07SQA02

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

(EF69LP30) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre artigo de divulgação científica

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Cópias do artigo científico.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não compreender a relação entre diferentes informações presentes no texto, como pertencentes a fontes diferentes, discordantes, complementares, etc.

Referências sobre o assunto

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos e enfatize que a leitura do texto seguinte focalizará a organização das ideias presentes no texto a partir de seu conteúdo científico.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente este primeiro parágrafo do artigo científico. Caso não seja possível a projeção em slide, entregue cópias do texto completo.
  • Leia o parágrafo destacado e, em seguida, lance os questionamentos a seguir, dando tempo para que os estudantes possam responder oralmente a uma pergunta por vez:
  • A retirada da palavra “provavelmente” da primeira linha do texto traria alguma modificação para a maneira como o conhecimento do leitor é visto?
  • Qual a importância para a nova informação sobre a Ilha de Páscoa quando o texto se refere ao “novo artigo da Revista Journal of Pacific Archaeology”?
  • Cite três indicativos presentes no texto de que suas informações têm uma grande importância científica.

3. Reserve os dois minutos finais para tecer considerações sobre as respostas dos alunos e indicar as respostas previstas para finalizar essa introdução. É importante que sejam abertas novas possibilidades de respostas que não estejam previstas no material, desde que estejam bem fundamentadas e direcionadas pelo professor em sala.

Materiais complementares:

Para acessar o texto completo a ser usado na aula, clique aqui

Para acessar as respostas dessa atividade clique aqui

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Destaque para os alunos a importância das informações iniciais do texto no que diz respeito ao seu caráter científico para que eles percebam o quanto os indicativos dessa voz da ciência se fazem presentes para levar o leitor a aceitar o fato como verdade científica.
  • Peça para que eles, em duplas, leiam o texto completo e analisem os tipos de elementos informacionais encontrados, respondendo às questões propostas no slide ou no quadro, caso não seja possível utilizar os slides.
  • Diga para os alunos anotarem as respostas nos cadernos.
  • Ao final dessa atividade, peça que alguns deles leiam em voz alta suas conclusões para que seja possível conhecer algumas das suas respostas.
  • Corrija essa atividade e focalize a importância das informações analisadas para a compreensão global do texto.

Materiais complementares:

Para acessar as possíveis respostas dessa atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, mostre aos alunos os tipos mais recorrentes de informações que aparecem no texto. Projete em slide ou escreva no quadro.
  • Peça para que eles observem os dados que destacaram na questão 1 da atividade anterior e indiquem, oralmente, a qual tipo de informação presente nesse slide cada uma delas se relaciona.
  • Ao final, reafirme o fato de que esse conjunto de informações é responsável por construir o caráter científico do texto, por meio de diferentes fontes e dar ao texto seu valor de verdade.

Materiais complementares:

Para acessar as possíveis respostas dessa atividade, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Cópias do artigo científico.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não compreender a relação entre diferentes informações presentes no texto, como pertencentes a fontes diferentes, discordantes, complementares, etc.

Referências sobre o assunto

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos e enfatize que a leitura do texto seguinte focalizará a organização das ideias presentes no texto a partir de seu conteúdo científico.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente este primeiro parágrafo do artigo científico. Caso não seja possível a projeção em slide, entregue cópias do texto completo.
  • Leia o parágrafo destacado e, em seguida, lance os questionamentos a seguir, dando tempo para que os estudantes possam responder oralmente a uma pergunta por vez:
  • A retirada da palavra “provavelmente” da primeira linha do texto traria alguma modificação para a maneira como o conhecimento do leitor é visto?
  • Qual a importância para a nova informação sobre a Ilha de Páscoa quando o texto se refere ao “novo artigo da Revista Journal of Pacific Archaeology”?
  • Cite três indicativos presentes no texto de que suas informações têm uma grande importância científica.

3. Reserve os dois minutos finais para tecer considerações sobre as respostas dos alunos e indicar as respostas previstas para finalizar essa introdução. É importante que sejam abertas novas possibilidades de respostas que não estejam previstas no material, desde que estejam bem fundamentadas e direcionadas pelo professor em sala.

Materiais complementares:

Para acessar o texto completo a ser usado na aula, clique aqui

Para acessar as respostas dessa atividade clique aqui

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Destaque para os alunos a importância das informações iniciais do texto no que diz respeito ao seu caráter científico para que eles percebam o quanto os indicativos dessa voz da ciência se fazem presentes para levar o leitor a aceitar o fato como verdade científica.
  • Peça para que eles, em duplas, leiam o texto completo e analisem os tipos de elementos informacionais encontrados, respondendo às questões propostas no slide ou no quadro, caso não seja possível utilizar os slides.
  • Diga para os alunos anotarem as respostas nos cadernos.
  • Ao final dessa atividade, peça que alguns deles leiam em voz alta suas conclusões para que seja possível conhecer algumas das suas respostas.
  • Corrija essa atividade e focalize a importância das informações analisadas para a compreensão global do texto.

Materiais complementares:

Para acessar as possíveis respostas dessa atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, mostre aos alunos os tipos mais recorrentes de informações que aparecem no texto. Projete em slide ou escreva no quadro.
  • Peça para que eles observem os dados que destacaram na questão 1 da atividade anterior e indiquem, oralmente, a qual tipo de informação presente nesse slide cada uma delas se relaciona.
  • Ao final, reafirme o fato de que esse conjunto de informações é responsável por construir o caráter científico do texto, por meio de diferentes fontes e dar ao texto seu valor de verdade.

Materiais complementares:

Para acessar as possíveis respostas dessa atividade, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A organização das informações no artigo de divulgação científica

Finalidade da aula: Identificar as referências e as informações importantes para a construção do artigo de divulgação científica.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Artigo de divulgação científica/Exposição Oral

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.Relação entre textos.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29. EF69LP30

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Cópias do artigo científico.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não compreender a relação entre diferentes informações presentes no texto, como pertencentes a fontes diferentes, discordantes, complementares, etc.

Referências sobre o assunto

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.


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