13871
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A organização das informações no artigo de divulgação científica

POR: Daniel Loureiro Gomes 27/11/2018
Código: LPO9_07SQA02

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

(EF69LP30) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre artigo de divulgação científica

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Cópias do artigo científico.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não compreender a relação entre diferentes informações presentes no texto, como pertencentes a fontes diferentes, discordantes, complementares, etc.

Referências sobre o assunto

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos e enfatize que a leitura do texto seguinte focalizará a organização das ideias presentes no texto a partir de seu conteúdo científico.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente este primeiro parágrafo do artigo científico. Caso não seja possível a projeção em slide, entregue cópias do texto completo.
  • Leia o parágrafo destacado e, em seguida, lance os questionamentos a seguir, dando tempo para que os estudantes possam responder oralmente a uma pergunta por vez:
  • A retirada da palavra “provavelmente” da primeira linha do texto traria alguma modificação para a maneira como o conhecimento do leitor é visto?
  • Qual a importância para a nova informação sobre a Ilha de Páscoa quando o texto se refere ao “novo artigo da Revista Journal of Pacific Archaeology”?
  • Cite três indicativos presentes no texto de que suas informações têm uma grande importância científica.

3. Reserve os dois minutos finais para tecer considerações sobre as respostas dos alunos e indicar as respostas previstas para finalizar essa introdução. É importante que sejam abertas novas possibilidades de respostas que não estejam previstas no material, desde que estejam bem fundamentadas e direcionadas pelo professor em sala.

Materiais complementares:

Para acessar o texto completo a ser usado na aula, clique aqui

Para acessar as respostas dessa atividade clique aqui

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Destaque para os alunos a importância das informações iniciais do texto no que diz respeito ao seu caráter científico para que eles percebam o quanto os indicativos dessa voz da ciência se fazem presentes para levar o leitor a aceitar o fato como verdade científica.
  • Peça para que eles, em duplas, leiam o texto completo e analisem os tipos de elementos informacionais encontrados, respondendo às questões propostas no slide ou no quadro, caso não seja possível utilizar os slides.
  • Diga para os alunos anotarem as respostas nos cadernos.
  • Ao final dessa atividade, peça que alguns deles leiam em voz alta suas conclusões para que seja possível conhecer algumas das suas respostas.
  • Corrija essa atividade e focalize a importância das informações analisadas para a compreensão global do texto.

Materiais complementares:

Para acessar as possíveis respostas dessa atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, mostre aos alunos os tipos mais recorrentes de informações que aparecem no texto. Projete em slide ou escreva no quadro.
  • Peça para que eles observem os dados que destacaram na questão 1 da atividade anterior e indiquem, oralmente, a qual tipo de informação presente nesse slide cada uma delas se relaciona.
  • Ao final, reafirme o fato de que esse conjunto de informações é responsável por construir o caráter científico do texto, por meio de diferentes fontes e dar ao texto seu valor de verdade.

Materiais complementares:

Para acessar as possíveis respostas dessa atividade, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A organização das informações no artigo de divulgação científica

Finalidade da aula: Identificar as referências e as informações importantes para a construção do artigo de divulgação científica.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Artigo de divulgação científica/Exposição Oral

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.Relação entre textos.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29. EF69LP30

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Cópias do artigo científico.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não compreender a relação entre diferentes informações presentes no texto, como pertencentes a fontes diferentes, discordantes, complementares, etc.

Referências sobre o assunto

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 02

A organização das informações no artigo de divulgação cientí...

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes