13869
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Contexto de produção e composição do artigo de divulgação científica

POR: Daniel Loureiro Gomes 27/11/2018
Código: LPO9_07SQA01

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre texto de divulgação científica

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Recurso de reprodução em áudio, como caixa de som.

Reproduza o podcast de título “Fronteiras da Ciência”, disponível no site: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos tendem a confundir informações com argumentos, não conseguindo observar o mero relato objetivo de um evento como um ato de linguagem distinto da análise de um evento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a proposta da aula a partir da possibilidade de eles terem acesso à ciência de uma forma simples. Para isso, instigue-os a partir dos seguintes questionamentos:

  • O que você entende por ciência?
  • Em quais veículos de comunicação você tem acesso mais rápido à ciência?

Isso permitirá que os alunos sejam instigados a pensar de forma mais consciente sobre a ciência e suas formas de apresentação.

Materiais complementares:

Para acessar as respostas sugeridas para estas questões, clique aqui.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Disponibilize para os alunos o podcast Fronteiras da Ciência, sugerido em materiais complementares;
  • Permita-os ouvir até o 10º minuto e, em seguida, instigue-os a pensar sobre o que foi ouvido a partir das questões sugeridas no slide que deve ser reproduzido para os estudantes. Caso não haja possibilidade de usar um projetor, escreva as questões no quadro.
  • Nesse momento, os questionamentos precisam levar o aluno a compreender que o podcast apresentado carrega características do discurso científico, como a presença do entrevistado, discurso de autoridade e termos técnicos, bem como do discurso jornalístico pelo seu teor informacional e uma linguagem mais simples que a da ciência.
  • O ponto mais importante dessa atividade diz respeito à compreensão do aluno quanto ao teor científico do texto, mas produzido em uma linguagem acessível ao grande público. Considere o fato de que, ao se assemelhar a uma entrevista, o podcast convoca a voz de uma autoridade científica para discutir sobre um tema, ao mesmo tempo em que permite ao ouvinte tomar conhecimentos sobre o mundo da tecnologia.

Materiais complementares:

Para acessar o podcast, clique aqui.

Para acessar o gabarito da discussão proposta nesta aula, clique aqui.

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em trios e distribua as cópias dos textos em anexo nos materiais complementares.
  • Peça que os alunos leiam e entrem em consenso sobre qual deles se aproxima mais do podcast que acabaram de ouvir. Essa aproximação deve ser analisada a partir do conteúdo e da forma de expô-lo, considerando a linguagem mais técnica, a presença de uma autoridade da área e o meio de divulgação.
  • Dê a eles 10 minutos para indicar a resposta e, em seguida, discuta um pouco sobre o texto escolhido e a aproximação com o podcast, isso em virtude do atendimento às características citadas.
  • Em seguida, focalize o olhar deles para o texto 1 e diga que esse é o que mais se aproxima do podcast ouvido. A partir daí, peça para que anotem as respostas para as seguintes perguntas:
  • Que tipo de profissional poderia dar a eles as informações contidas no texto?
  • Qual o objetivo desse texto ao trazer tais informações?
  • Quem poderiam ser os leitores desse texto?
  • Em que lugares da sociedade é provável que ele circule?

5. As respostas dessa atividade serão utilizadas posteriormente no preenchimento do quadro-síntese proposto no fechamento dessa aula.

Materiais complementares:

Para visualizar o arquivo com os textos disponibilizados para impressão, clique aqui.

Para visualizar o gabarito das questões propostas nessa parte da aula, clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete esse slide ou reproduza-o no quadro para que os alunos preencham de acordo com o suas respostas.
  • Pela tabela, o aluno poderá compreender que o texto em questão pode ser analisado a partir de seu contexto de produção e circulação (externalidade).
  • Preencha o quadro de acordo com as respostas e verifique as semelhanças de respostas entre os trios. Além disso, considere mostrar a eles as semelhanças de respostas para fazê-los entender a percepção coletiva da turma quanto à leitura do texto.
  • Se houver uma resposta isolada, única, verifique a discrepância desta em relação às demais. Caso esteja errada, mostre no texto de que forma essa característica não se enquadra na categoria respondida.
  • Assegure que as respostas dos estudantes não remetam aos trechos já exemplificados no slide anterior.
  • Ao final, sintetize o conceito de Artigo de Divulgação Científica a partir das considerações construídas pelos próprios alunos, fazendo-os compreender o contexto de produção, de circulação e a composição do gênero.

Materiais complementares:

Para visualizar um gabarito com algumas respostas possíveis para o quadro, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes


Título da aula: 
Contexto de produção e composição do artigo de divulgação científica

Finalidade da aula: Identificar um texto de divulgação científica a partir da percepção de linguagem específica e defesa de uma tese

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Artigo de divulgação científica/Exposição Oral

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29



Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Recurso de reprodução em áudio, como caixa de som.

Reproduza o podcast de título “Fronteiras da Ciência”, disponível no site: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos tendem a confundir informações com argumentos, não conseguindo observar o mero relato objetivo de um evento como um ato de linguagem distinto da análise  de um evento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

Contexto de produção e composição do artigo de divulgação ci...

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes