Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Recurso de reprodução em áudio, como caixa de som.
Reproduza o podcast de título “Fronteiras da Ciência”, disponível no site: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos tendem a confundir informações com argumentos, não conseguindo observar o mero relato objetivo de um evento como um ato de linguagem distinto da análise de um evento.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente aos alunos a proposta da aula a partir da possibilidade de eles terem acesso à ciência de uma forma simples. Para isso, instigue-os a partir dos seguintes questionamentos:
- O que você entende por ciência?
- Em quais veículos de comunicação você tem acesso mais rápido à ciência?
Isso permitirá que os alunos sejam instigados a pensar de forma mais consciente sobre a ciência e suas formas de apresentação.
Materiais complementares:
Para acessar as respostas sugeridas para estas questões, clique aqui.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Disponibilize para os alunos o podcast Fronteiras da Ciência, sugerido em materiais complementares;
- Permita-os ouvir até o 10º minuto e, em seguida, instigue-os a pensar sobre o que foi ouvido a partir das questões sugeridas no slide que deve ser reproduzido para os estudantes. Caso não haja possibilidade de usar um projetor, escreva as questões no quadro.
- Nesse momento, os questionamentos precisam levar o aluno a compreender que o podcast apresentado carrega características do discurso científico, como a presença do entrevistado, discurso de autoridade e termos técnicos, bem como do discurso jornalístico pelo seu teor informacional e uma linguagem mais simples que a da ciência.
- O ponto mais importante dessa atividade diz respeito à compreensão do aluno quanto ao teor científico do texto, mas produzido em uma linguagem acessível ao grande público. Considere o fato de que, ao se assemelhar a uma entrevista, o podcast convoca a voz de uma autoridade científica para discutir sobre um tema, ao mesmo tempo em que permite ao ouvinte tomar conhecimentos sobre o mundo da tecnologia.
Materiais complementares:
Para acessar o podcast, clique aqui.
Para acessar o gabarito da discussão proposta nesta aula, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Divida a turma em trios e distribua as cópias dos textos em anexo nos materiais complementares.
- Peça que os alunos leiam e entrem em consenso sobre qual deles se aproxima mais do podcast que acabaram de ouvir. Essa aproximação deve ser analisada a partir do conteúdo e da forma de expô-lo, considerando a linguagem mais técnica, a presença de uma autoridade da área e o meio de divulgação.
- Dê a eles 10 minutos para indicar a resposta e, em seguida, discuta um pouco sobre o texto escolhido e a aproximação com o podcast, isso em virtude do atendimento às características citadas.
- Em seguida, focalize o olhar deles para o texto 1 e diga que esse é o que mais se aproxima do podcast ouvido. A partir daí, peça para que anotem as respostas para as seguintes perguntas:
- Que tipo de profissional poderia dar a eles as informações contidas no texto?
- Qual o objetivo desse texto ao trazer tais informações?
- Quem poderiam ser os leitores desse texto?
- Em que lugares da sociedade é provável que ele circule?
5. As respostas dessa atividade serão utilizadas posteriormente no preenchimento do quadro-síntese proposto no fechamento dessa aula.
Materiais complementares:
Para visualizar o arquivo com os textos disponibilizados para impressão, clique aqui.
Para visualizar o gabarito das questões propostas nessa parte da aula, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete esse slide ou reproduza-o no quadro para que os alunos preencham de acordo com o suas respostas.
- Pela tabela, o aluno poderá compreender que o texto em questão pode ser analisado a partir de seu contexto de produção e circulação (externalidade).
- Preencha o quadro de acordo com as respostas e verifique as semelhanças de respostas entre os trios. Além disso, considere mostrar a eles as semelhanças de respostas para fazê-los entender a percepção coletiva da turma quanto à leitura do texto.
- Se houver uma resposta isolada, única, verifique a discrepância desta em relação às demais. Caso esteja errada, mostre no texto de que forma essa característica não se enquadra na categoria respondida.
- Assegure que as respostas dos estudantes não remetam aos trechos já exemplificados no slide anterior.
- Ao final, sintetize o conceito de Artigo de Divulgação Científica a partir das considerações construídas pelos próprios alunos, fazendo-os compreender o contexto de produção, de circulação e a composição do gênero.
Materiais complementares:
Para visualizar um gabarito com algumas respostas possíveis para o quadro, clique aqui.