13869
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Contexto de produção e composição do artigo de divulgação científica

POR: Daniel Loureiro Gomes 18/02/2019
Código: LPO9_07SQA01

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre texto de divulgação científica

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Recurso de reprodução em áudio, como caixa de som.

Reproduza o podcast de título “Fronteiras da Ciência”, disponível no site: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos tendem a confundir informações com argumentos, não conseguindo observar o mero relato objetivo de um evento como um ato de linguagem distinto da análise de um evento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a proposta da aula a partir da possibilidade de eles terem acesso à ciência de uma forma simples. Para isso, instigue-os a partir dos seguintes questionamentos:

  • O que você entende por ciência?
  • Em quais veículos de comunicação você tem acesso mais rápido à ciência?

Isso permitirá que os alunos sejam instigados a pensar de forma mais consciente sobre a ciência e suas formas de apresentação.

Materiais complementares:

Para acessar as respostas sugeridas para estas questões, clique aqui.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Disponibilize para os alunos o podcast Fronteiras da Ciência, sugerido em materiais complementares;
  • Permita-os ouvir até o 10º minuto e, em seguida, instigue-os a pensar sobre o que foi ouvido a partir das questões sugeridas no slide que deve ser reproduzido para os estudantes. Caso não haja possibilidade de usar um projetor, escreva as questões no quadro.
  • Nesse momento, os questionamentos precisam levar o aluno a compreender que o podcast apresentado carrega características do discurso científico, como a presença do entrevistado, discurso de autoridade e termos técnicos, bem como do discurso jornalístico pelo seu teor informacional e uma linguagem mais simples que a da ciência.
  • O ponto mais importante dessa atividade diz respeito à compreensão do aluno quanto ao teor científico do texto, mas produzido em uma linguagem acessível ao grande público. Considere o fato de que, ao se assemelhar a uma entrevista, o podcast convoca a voz de uma autoridade científica para discutir sobre um tema, ao mesmo tempo em que permite ao ouvinte tomar conhecimentos sobre o mundo da tecnologia.

Materiais complementares:

Para acessar o podcast, clique aqui.

Para acessar o gabarito da discussão proposta nesta aula, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em trios e distribua as cópias dos textos em anexo nos materiais complementares.
  • Peça que os alunos leiam e entrem em consenso sobre qual deles se aproxima mais do podcast que acabaram de ouvir. Essa aproximação deve ser analisada a partir do conteúdo e da forma de expô-lo, considerando a linguagem mais técnica, a presença de uma autoridade da área e o meio de divulgação.
  • Dê a eles 10 minutos para indicar a resposta e, em seguida, discuta um pouco sobre o texto escolhido e a aproximação com o podcast, isso em virtude do atendimento às características citadas.
  • Em seguida, focalize o olhar deles para o texto 1 e diga que esse é o que mais se aproxima do podcast ouvido. A partir daí, peça para que anotem as respostas para as seguintes perguntas:
  • Que tipo de profissional poderia dar a eles as informações contidas no texto?
  • Qual o objetivo desse texto ao trazer tais informações?
  • Quem poderiam ser os leitores desse texto?
  • Em que lugares da sociedade é provável que ele circule?

5. As respostas dessa atividade serão utilizadas posteriormente no preenchimento do quadro-síntese proposto no fechamento dessa aula.

Materiais complementares:

Para visualizar o arquivo com os textos disponibilizados para impressão, clique aqui.

Para visualizar o gabarito das questões propostas nessa parte da aula, clique aqui.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete esse slide ou reproduza-o no quadro para que os alunos preencham de acordo com o suas respostas.
  • Pela tabela, o aluno poderá compreender que o texto em questão pode ser analisado a partir de seu contexto de produção e circulação (externalidade).
  • Preencha o quadro de acordo com as respostas e verifique as semelhanças de respostas entre os trios. Além disso, considere mostrar a eles as semelhanças de respostas para fazê-los entender a percepção coletiva da turma quanto à leitura do texto.
  • Se houver uma resposta isolada, única, verifique a discrepância desta em relação às demais. Caso esteja errada, mostre no texto de que forma essa característica não se enquadra na categoria respondida.
  • Assegure que as respostas dos estudantes não remetam aos trechos já exemplificados no slide anterior.
  • Ao final, sintetize o conceito de Artigo de Divulgação Científica a partir das considerações construídas pelos próprios alunos, fazendo-os compreender o contexto de produção, de circulação e a composição do gênero.

Materiais complementares:

Para visualizar um gabarito com algumas respostas possíveis para o quadro, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Recurso de reprodução em áudio, como caixa de som.

Reproduza o podcast de título “Fronteiras da Ciência”, disponível no site: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos tendem a confundir informações com argumentos, não conseguindo observar o mero relato objetivo de um evento como um ato de linguagem distinto da análise de um evento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a proposta da aula a partir da possibilidade de eles terem acesso à ciência de uma forma simples. Para isso, instigue-os a partir dos seguintes questionamentos:

  • O que você entende por ciência?
  • Em quais veículos de comunicação você tem acesso mais rápido à ciência?

Isso permitirá que os alunos sejam instigados a pensar de forma mais consciente sobre a ciência e suas formas de apresentação.

Materiais complementares:

Para acessar as respostas sugeridas para estas questões, clique aqui.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Disponibilize para os alunos o podcast Fronteiras da Ciência, sugerido em materiais complementares;
  • Permita-os ouvir até o 10º minuto e, em seguida, instigue-os a pensar sobre o que foi ouvido a partir das questões sugeridas no slide que deve ser reproduzido para os estudantes. Caso não haja possibilidade de usar um projetor, escreva as questões no quadro.
  • Nesse momento, os questionamentos precisam levar o aluno a compreender que o podcast apresentado carrega características do discurso científico, como a presença do entrevistado, discurso de autoridade e termos técnicos, bem como do discurso jornalístico pelo seu teor informacional e uma linguagem mais simples que a da ciência.
  • O ponto mais importante dessa atividade diz respeito à compreensão do aluno quanto ao teor científico do texto, mas produzido em uma linguagem acessível ao grande público. Considere o fato de que, ao se assemelhar a uma entrevista, o podcast convoca a voz de uma autoridade científica para discutir sobre um tema, ao mesmo tempo em que permite ao ouvinte tomar conhecimentos sobre o mundo da tecnologia.

Materiais complementares:

Para acessar o podcast, clique aqui.

Para acessar o gabarito da discussão proposta nesta aula, clique aqui.

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em trios e distribua as cópias dos textos em anexo nos materiais complementares.
  • Peça que os alunos leiam e entrem em consenso sobre qual deles se aproxima mais do podcast que acabaram de ouvir. Essa aproximação deve ser analisada a partir do conteúdo e da forma de expô-lo, considerando a linguagem mais técnica, a presença de uma autoridade da área e o meio de divulgação.
  • Dê a eles 10 minutos para indicar a resposta e, em seguida, discuta um pouco sobre o texto escolhido e a aproximação com o podcast, isso em virtude do atendimento às características citadas.
  • Em seguida, focalize o olhar deles para o texto 1 e diga que esse é o que mais se aproxima do podcast ouvido. A partir daí, peça para que anotem as respostas para as seguintes perguntas:
  • Que tipo de profissional poderia dar a eles as informações contidas no texto?
  • Qual o objetivo desse texto ao trazer tais informações?
  • Quem poderiam ser os leitores desse texto?
  • Em que lugares da sociedade é provável que ele circule?

5. As respostas dessa atividade serão utilizadas posteriormente no preenchimento do quadro-síntese proposto no fechamento dessa aula.

Materiais complementares:

Para visualizar o arquivo com os textos disponibilizados para impressão, clique aqui.

Para visualizar o gabarito das questões propostas nessa parte da aula, clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete esse slide ou reproduza-o no quadro para que os alunos preencham de acordo com o suas respostas.
  • Pela tabela, o aluno poderá compreender que o texto em questão pode ser analisado a partir de seu contexto de produção e circulação (externalidade).
  • Preencha o quadro de acordo com as respostas e verifique as semelhanças de respostas entre os trios. Além disso, considere mostrar a eles as semelhanças de respostas para fazê-los entender a percepção coletiva da turma quanto à leitura do texto.
  • Se houver uma resposta isolada, única, verifique a discrepância desta em relação às demais. Caso esteja errada, mostre no texto de que forma essa característica não se enquadra na categoria respondida.
  • Assegure que as respostas dos estudantes não remetam aos trechos já exemplificados no slide anterior.
  • Ao final, sintetize o conceito de Artigo de Divulgação Científica a partir das considerações construídas pelos próprios alunos, fazendo-os compreender o contexto de produção, de circulação e a composição do gênero.

Materiais complementares:

Para visualizar um gabarito com algumas respostas possíveis para o quadro, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes


Título da aula: 
Contexto de produção e composição do artigo de divulgação científica

Finalidade da aula: Identificar um texto de divulgação científica a partir da percepção de linguagem específica e defesa de uma tese

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Artigo de divulgação científica/Exposição Oral

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29



Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Recurso de reprodução em áudio, como caixa de som.

Reproduza o podcast de título “Fronteiras da Ciência”, disponível no site: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos tendem a confundir informações com argumentos, não conseguindo observar o mero relato objetivo de um evento como um ato de linguagem distinto da análise  de um evento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes