Cores, texturas e sabores de diferentes ervas serão explorados pelas crianças ao colhê-las e transformá-las em chás
Experimentando chás com os bebês
Apresente a proposta
Envie para as famílias fotos de alguns tipos de chás de frutas, que são facilmente encontrados na internet, pela plataforma que tem utilizado em sua rede ou via Whatsapp. Conte para bebês e famílias qual você mais gosta de ingerir, falando um pouco sobre os ingredientes do chá, para aguçar o desejo de experimentarem. Pergunte:
- Na sua casa, vocês costumam tomar chá? Que tal experimentarem chás de frutas com os bebês?
Adaptações necessárias
Considerando o contexto familiar e a limitação para saída às compras, oriente que usem frutas ou ervas que tenham em casa para o preparo do chá. Solicite que se organizem dentro da rotina familiar e com tempo suficiente, de forma que o bebê possa vivenciar o processo sem pressa.
Sugira às famílias
Convide e sugira que o preparo do chá seja realizado de forma colaborativa, envolvendo o bebê. Ele deverá ser posicionado de forma que possa participar do processo, de acordo com os próprios interesses e possibilidades. Oriente que o adulto nomeie os ingredientes e permita que a criança explore as características dele, como aroma, sabor, temperatura etc. No decorrer do processo, peça para que nomeiem as ações e chame atenção para as transformações que acontecem conforme os ingredientes são misturados. Enfatize que estejam atentos e receptivos às reações dos menores, que podem ser feitas através de gestos, balbucios e olhares, e dos maiores, através de palavras ou quando apontam na direção de algo. Proponha que se divirtam, fazendo brincadeiras com os utensílios da cozinha enquanto esperam a infusão. Por exemplo: esconder e achar com o pano de prato.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares para que registrem, preferencialmente através de fotos, o momento em que estiveram fazendo o chá, enviem a receita e comentem como foi essa experiência em casa. Peça que compartilhem com você pela plataforma que estejam utilizando para se comunicar. Socialize as fotos das produções com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a participar. Organize os registros e elabore um acervo de receitas de chás do grupo, com os variados sabores vindos de cada família. Você poderá fazer isso digitalmente com o Apresentações Google . Desta forma, haverá trocas entre famílias e os fazeres serão ampliados.
Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca
Código: EDI1_02UND04
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes