9821
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Trabalhando com tabela de dupla entrada

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados.

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas para o aluno,
  • Quadro,
  • Giz branco e colorido,
  • Projetor multimídia e notebook.





Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como organizaram os dados coletados?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Discuta com a turma sobre a situação proposta

Propósito: Identificar um problema.

Discuta com a turma:

  • Que situações em nosso dia a dia podem nos levar a realizar uma pesquisa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Professor, leia a situação com a turma e deixe que os alunos façam suas sugestões.

Propósito: Discutir sobre adequação de pergunta de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Que outras perguntas poderiam ser feitas que atendesse à pesquisa?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura ao professor:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Alfabetização Estatística

Gráficos e Tabelas para Organizar Informações

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Leia a pergunta da pesquisa junto com os alunos e peça para que eles iniciem a coleta das informações. Neste momento você pode resgatar os possíveis esportes em que são utilizadas bolas, além de fazer uma breve reflexão sobre algumas hipóteses.

Propósito: Coletar de dados a partir de uma pergunta de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Vocês escolheriam quais brincadeiras com bola?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Após os alunos coletarem os dados na pesquisa realizada, peça para que eles realizem os registros no quadro (impresso), que foi entregue para eles, no arquivo da atividade da aula. Caso queira utilize esse slide para realizar alguns registros junto com os alunos. Caso, algum aluno seja alfabético, ele pode efetuar os registros que pode ser apresentado como cartaz.

Propósito: Coletar dados de pesquisa

Discuta com a turma:

  • Teria como facilitar essas respostas? Como poderíamos organizar de outra forma?
  • Quem pode ir anotando?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, faça as contagens, junto com os alunos, para completar a tabela presente neste slide. Inclua nela todos os esportes que eles citaram. Caso, alguma alunos seja alfabético, ele pode efetuar os registros que pode ser apresentado como cartaz.

Valorize as estratégias pessoais dos alunos. A ideia é que eles percebam que a tabela de dupla entrada, permite uma rápida visualização dos resultados, sem necessitar de contagem um a um. O quadro com a lista de resultados, possibilita perceber individualmente cada resposta, mas como os dados não estão agrupados, é necessário realizar contagens.

APÓS O PREENCHIMENTO DESTA TABELA, FAÇA ESTAS PERGUNTAS A TURMA:

1- QUANTOS ALUNOS RESPONDERAM À PESQUISA?

2- QUANTAS MENINAS E QUANTOS MENINOS FIZERAM PARTE DA PESQUISA?

3- QUAIS OS DIFERENTES TIPOS DE ESPORTE ESCOLHIDO PELA TURMA?

4- QUAL O ESPORTE ESCOLHIDO MAIS VEZES PELOS MENINOS? E PELAS MENINAS?

5- QUAL O ESPORTE MAIS ESCOLHIDO DA TURMA TODA

Propósito: Organizar dados em tabelas

Discuta com a turma:

  • Quais foram os esportes escolhidos?
  • Quantas meninas escolheram “basquete” (ou outro)? E quantos meninos?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula e discuta com os alunos sobre o aprendizado da aula

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Discutir conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Você saberia dizer o que é uma tabela?
  • Para que serve uma tabela?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre coleta e organização de dados em tabelas

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender: para que fazemos uma pesquisa?
  • Ficou mais fácil observar os dados no quadro com os nomes de todo mundo ou na tabela?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 a 12).

Orientação: Exponha a situação do slide 10 para os alunos, realizando a leitura junto com eles, apresente o quadro presente no slide 11, com lista dos alunos que participaram da pesquisa de acordo com o enunciado, se for preciso, represente as opções (motivo) com símbolos ou desenhos para facilitar a leitura e ao final solicite que eles preencham a tabela presente no slide 12, a fim de verificar se eles quantificaram corretamente o quadro da situação proposta.

Nesta etapa, solicite que os alunos trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:Organizar dados em tabela de dupla entrada

Discuta com a turma:

  • O que o M e o F do quadro significam?
  • Você concorda com os motivos apresentados pelas crianças?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 a 12).

Orientação: Exponha a situação do slide 10 para os alunos, realizando a leitura junto com eles, apresente o quadro presente no slide 11, com lista dos alunos que participaram da pesquisa de acordo com o enunciado, se for preciso, represente as opções (motivo) com símbolos ou desenhos para facilitar a leitura e ao final solicite que eles preencham a tabela presente no slide 12, a fim de verificar se eles quantificaram corretamente o quadro da situação proposta.

Nesta etapa, solicite que os alunos trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:Organizar dados em tabela de dupla entrada

Discuta com a turma:

  • O que o M e o F do quadro significam?
  • Você concorda com os motivos apresentados pelas crianças?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 a 12).

Orientação: Exponha a situação do slide 10 para os alunos, realizando a leitura junto com eles, apresente o quadro presente no slide 11, com lista dos alunos que participaram da pesquisa de acordo com o enunciado, se for preciso, represente as opções (motivo) com símbolos ou desenhos para facilitar a leitura e ao final solicite que eles preencham a tabela presente no slide 12, a fim de verificar se eles quantificaram corretamente o quadro da situação proposta.

Nesta etapa, solicite que os alunos trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:Organizar dados em tabela de dupla entrada

Discuta com a turma:

  • O que o M e o F do quadro significam?
  • Você concorda com os motivos apresentados pelas crianças?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como organizaram os dados coletados?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados.

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas para o aluno,
  • Quadro,
  • Giz branco e colorido,
  • Projetor multimídia e notebook.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Discuta com a turma sobre a situação proposta

Propósito: Identificar um problema.

Discuta com a turma:

  • Que situações em nosso dia a dia podem nos levar a realizar uma pesquisa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Professor, leia a situação com a turma e deixe que os alunos façam suas sugestões.

Propósito: Discutir sobre adequação de pergunta de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Que outras perguntas poderiam ser feitas que atendesse à pesquisa?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura ao professor:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Alfabetização Estatística

Gráficos e Tabelas para Organizar Informações

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Leia a pergunta da pesquisa junto com os alunos e peça para que eles iniciem a coleta das informações. Neste momento você pode resgatar os possíveis esportes em que são utilizadas bolas, além de fazer uma breve reflexão sobre algumas hipóteses.

Propósito: Coletar de dados a partir de uma pergunta de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Vocês escolheriam quais brincadeiras com bola?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Após os alunos coletarem os dados na pesquisa realizada, peça para que eles realizem os registros no quadro (impresso), que foi entregue para eles, no arquivo da atividade da aula. Caso queira utilize esse slide para realizar alguns registros junto com os alunos. Caso, algum aluno seja alfabético, ele pode efetuar os registros que pode ser apresentado como cartaz.

Propósito: Coletar dados de pesquisa

Discuta com a turma:

  • Teria como facilitar essas respostas? Como poderíamos organizar de outra forma?
  • Quem pode ir anotando?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, faça as contagens, junto com os alunos, para completar a tabela presente neste slide. Inclua nela todos os esportes que eles citaram. Caso, alguma alunos seja alfabético, ele pode efetuar os registros que pode ser apresentado como cartaz.

Valorize as estratégias pessoais dos alunos. A ideia é que eles percebam que a tabela de dupla entrada, permite uma rápida visualização dos resultados, sem necessitar de contagem um a um. O quadro com a lista de resultados, possibilita perceber individualmente cada resposta, mas como os dados não estão agrupados, é necessário realizar contagens.

APÓS O PREENCHIMENTO DESTA TABELA, FAÇA ESTAS PERGUNTAS A TURMA:

1- QUANTOS ALUNOS RESPONDERAM À PESQUISA?

2- QUANTAS MENINAS E QUANTOS MENINOS FIZERAM PARTE DA PESQUISA?

3- QUAIS OS DIFERENTES TIPOS DE ESPORTE ESCOLHIDO PELA TURMA?

4- QUAL O ESPORTE ESCOLHIDO MAIS VEZES PELOS MENINOS? E PELAS MENINAS?

5- QUAL O ESPORTE MAIS ESCOLHIDO DA TURMA TODA

Propósito: Organizar dados em tabelas

Discuta com a turma:

  • Quais foram os esportes escolhidos?
  • Quantas meninas escolheram “basquete” (ou outro)? E quantos meninos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula e discuta com os alunos sobre o aprendizado da aula

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Discutir conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Você saberia dizer o que é uma tabela?
  • Para que serve uma tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre coleta e organização de dados em tabelas

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender: para que fazemos uma pesquisa?
  • Ficou mais fácil observar os dados no quadro com os nomes de todo mundo ou na tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 a 12).

Orientação: Exponha a situação do slide 10 para os alunos, realizando a leitura junto com eles, apresente o quadro presente no slide 11, com lista dos alunos que participaram da pesquisa de acordo com o enunciado, se for preciso, represente as opções (motivo) com símbolos ou desenhos para facilitar a leitura e ao final solicite que eles preencham a tabela presente no slide 12, a fim de verificar se eles quantificaram corretamente o quadro da situação proposta.

Nesta etapa, solicite que os alunos trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:Organizar dados em tabela de dupla entrada

Discuta com a turma:

  • O que o M e o F do quadro significam?
  • Você concorda com os motivos apresentados pelas crianças?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 a 12).

Orientação: Exponha a situação do slide 10 para os alunos, realizando a leitura junto com eles, apresente o quadro presente no slide 11, com lista dos alunos que participaram da pesquisa de acordo com o enunciado, se for preciso, represente as opções (motivo) com símbolos ou desenhos para facilitar a leitura e ao final solicite que eles preencham a tabela presente no slide 12, a fim de verificar se eles quantificaram corretamente o quadro da situação proposta.

Nesta etapa, solicite que os alunos trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:Organizar dados em tabela de dupla entrada

Discuta com a turma:

  • O que o M e o F do quadro significam?
  • Você concorda com os motivos apresentados pelas crianças?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 a 12).

Orientação: Exponha a situação do slide 10 para os alunos, realizando a leitura junto com eles, apresente o quadro presente no slide 11, com lista dos alunos que participaram da pesquisa de acordo com o enunciado, se for preciso, represente as opções (motivo) com símbolos ou desenhos para facilitar a leitura e ao final solicite que eles preencham a tabela presente no slide 12, a fim de verificar se eles quantificaram corretamente o quadro da situação proposta.

Nesta etapa, solicite que os alunos trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito:Organizar dados em tabela de dupla entrada

Discuta com a turma:

  • O que o M e o F do quadro significam?
  • Você concorda com os motivos apresentados pelas crianças?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano