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Plano de aula - A linguagem técnica do gênero Podcast de divulgação científica

POR: Eduardo Diório Junior 27/11/2018
Código: LPO9_08SQA06

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre linguagem técnica de podcasts de divulgação científica

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast e vídeo de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades com certos termos e expressões técnicas/científicas e/ou com conceitos mais complexos relacionados à área da ciência abordada pelos áudio e vídeo analisados.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: estabelecer os componentes linguísticos mais característicos encontrados na linguagem utilizada em podcast de divulgação científica, como uso da citação e do vocabulário técnico/especializado empregado neste gênero.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente um trecho de podcast de divulgação científica (disponível em materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Execute o trecho do episódio em que se faz citação a um artigo de Michael L. Coates (de 24 min e 35 seg até 25 min e 21 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas o trecho indicado do áudio com os alunos;
  • Convide a turma a analisar o trecho selecionado do áudio e a perceber se reconhece o recurso utilizado no discurso, através de perguntas orais, como:
  • O locutor diz as informações baseado somente em seus conhecimentos?

(Espera-se que os alunos respondam que não.)

  • Qual outro recurso o locutor usa em seu discurso?

(É esperado que a turma perceba a referência a uma pesquisa e a um cientista, no caso, o pesquisador Michael L. Coates.)

  • O locutor deixa claro que o que ele está afirmando está baseado em outra pessoa?

(Espera-se que os estudantes reconheçam o uso das afirmações do pesquisador citado.)

  • Qual a razão para o locutor citar o discurso de outra pessoa?

(Seria ideal a classe concluir ser para reforçar as informações, dar mais credibilidade, convencer melhor os ouvintes sobre o assunto abordado.)

  • Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecerem a citação no podcast, retome a audição coletiva do áudio, orientando-os na percepção de tal componente linguístico.

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Apresente trechos de podcast de divulgação científica (disponível em mteriais complementares, na Introdução) à turma através de audição coletiva;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou executar somente os trechos selecionados do áudio, conforme a seguinte minutagem:
  • Trecho 1: de 48 min e 25 seg até 49 min (citação de livro de Marcelo Szpilman);
  • Trecho 2: de 20 min e 16 seg até 21 min e 03 seg (sem citação e com vocabulário técnico/especializado);
  • Trecho 3: de 1 hora 11 min e 10 seg até 1 hora 11 min e 38 seg (citação de artigo de Andrea Marshall);
  • Trecho 4: de 32 min e 25 seg até 33 min e 40 seg (sem citação e com vocabulário técnico/especializado).
  • Questione a turma, através de perguntas orais, projetadas ou escritas no quadro (conforme slide), quais os trechos do áudio em que há citações e quais os que não utilizam este recurso;
  • Deixe que os alunos analisem um trecho de cada vez;
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos, com justificativas;
  • Aconselha-se que esta parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento.

Materiais complementares: A expectativa de respostas das questões apresentadas neste momento está disponível no próximo slide.

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Questione a classe, através de perguntas orais, projetadas ou escritas no quadro (conforme slide), sobre o vocabulário utilizado nos trechos do áudio, tanto nas citações quanto nas explicações de modo geral;
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos, com justificativas;
  • Apresente as respostas corretas (conforme gabarito, disponível em Materiais complementares), retomando os trechos selecionados do podcast através de audição coletiva;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe, aproximadamente, 12 minutos do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar a expectativa de respostas das questões apresentadas neste momento (e no slide anterior), clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Exiba trechos de documentário em vídeo (disponível em materiais complementares) à turma;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do vídeo antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do documentário, você pode editar antecipadamente e/ou exibir apenas trechos do vídeo para os alunos, conforme a seguinte minutagem:
  • Trecho 1: de 9 min e 36 seg até 10 min e 3 seg (vocabulário técnico/especializado);
  • Trecho 2: de 12 min e 17 seg até 12 min e 42 seg (vocabulário técnico/especializado);
  • Trecho 3: de 33 min e 40 seg até 34 min (citação de Portaria MMA n° 445).
  • Convide a turma a perceber, através de perguntas orais, projetadas ou escritas no quadro (conforme slide), a ocorrência ou não das citações e do vocabulário utilizados nos trechos do documentário;
  • Se necessário, exiba novamente os trechos selecionados do vídeo à turma;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos, com justificativas;
  • Aconselha-se que esta última parte ocupe os 10 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar o vídeo do documentário apresentado neste momento, clique aqui.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente as respostas corretas (conforme gabarito, disponível em materiais complementares, no Desenvolvimento), retomando os trechos selecionados do vídeo com a turma;
  • Evidencie os componentes linguísticos encontrados na linguagem utilizada no podcast e no vídeo, como uso da citação e do vocabulário técnico/especializado (conforme slide), com ênfase no podcast, relembrando todos os passos realizados por eles desde o início da aula;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados apresentados, diferenciando os resultados obtidos sobre o podcast e os resultados obtidos sobre o documentário.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast e vídeo de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades com certos termos e expressões técnicas/científicas e/ou com conceitos mais complexos relacionados à área da ciência abordada pelos áudio e vídeo analisados.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: estabelecer os componentes linguísticos mais característicos encontrados na linguagem utilizada em podcast de divulgação científica, como uso da citação e do vocabulário técnico/especializado empregado neste gênero.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente um trecho de podcast de divulgação científica (disponível em materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Execute o trecho do episódio em que se faz citação a um artigo de Michael L. Coates (de 24 min e 35 seg até 25 min e 21 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas o trecho indicado do áudio com os alunos;
  • Convide a turma a analisar o trecho selecionado do áudio e a perceber se reconhece o recurso utilizado no discurso, através de perguntas orais, como:
  • O locutor diz as informações baseado somente em seus conhecimentos?

(Espera-se que os alunos respondam que não.)

  • Qual outro recurso o locutor usa em seu discurso?

(É esperado que a turma perceba a referência a uma pesquisa e a um cientista, no caso, o pesquisador Michael L. Coates.)

  • O locutor deixa claro que o que ele está afirmando está baseado em outra pessoa?

(Espera-se que os estudantes reconheçam o uso das afirmações do pesquisador citado.)

  • Qual a razão para o locutor citar o discurso de outra pessoa?

(Seria ideal a classe concluir ser para reforçar as informações, dar mais credibilidade, convencer melhor os ouvintes sobre o assunto abordado.)

  • Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecerem a citação no podcast, retome a audição coletiva do áudio, orientando-os na percepção de tal componente linguístico.

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Apresente trechos de podcast de divulgação científica (disponível em mteriais complementares, na Introdução) à turma através de audição coletiva;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou executar somente os trechos selecionados do áudio, conforme a seguinte minutagem:
  • Trecho 1: de 48 min e 25 seg até 49 min (citação de livro de Marcelo Szpilman);
  • Trecho 2: de 20 min e 16 seg até 21 min e 03 seg (sem citação e com vocabulário técnico/especializado);
  • Trecho 3: de 1 hora 11 min e 10 seg até 1 hora 11 min e 38 seg (citação de artigo de Andrea Marshall);
  • Trecho 4: de 32 min e 25 seg até 33 min e 40 seg (sem citação e com vocabulário técnico/especializado).
  • Questione a turma, através de perguntas orais, projetadas ou escritas no quadro (conforme slide), quais os trechos do áudio em que há citações e quais os que não utilizam este recurso;
  • Deixe que os alunos analisem um trecho de cada vez;
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos, com justificativas;
  • Aconselha-se que esta parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento.

Materiais complementares: A expectativa de respostas das questões apresentadas neste momento está disponível no próximo slide.

Orientações:

  • Questione a classe, através de perguntas orais, projetadas ou escritas no quadro (conforme slide), sobre o vocabulário utilizado nos trechos do áudio, tanto nas citações quanto nas explicações de modo geral;
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos, com justificativas;
  • Apresente as respostas corretas (conforme gabarito, disponível em Materiais complementares), retomando os trechos selecionados do podcast através de audição coletiva;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe, aproximadamente, 12 minutos do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar a expectativa de respostas das questões apresentadas neste momento (e no slide anterior), clique aqui.

Orientações:

  • Exiba trechos de documentário em vídeo (disponível em materiais complementares) à turma;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do vídeo antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do documentário, você pode editar antecipadamente e/ou exibir apenas trechos do vídeo para os alunos, conforme a seguinte minutagem:
  • Trecho 1: de 9 min e 36 seg até 10 min e 3 seg (vocabulário técnico/especializado);
  • Trecho 2: de 12 min e 17 seg até 12 min e 42 seg (vocabulário técnico/especializado);
  • Trecho 3: de 33 min e 40 seg até 34 min (citação de Portaria MMA n° 445).
  • Convide a turma a perceber, através de perguntas orais, projetadas ou escritas no quadro (conforme slide), a ocorrência ou não das citações e do vocabulário utilizados nos trechos do documentário;
  • Se necessário, exiba novamente os trechos selecionados do vídeo à turma;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos, com justificativas;
  • Aconselha-se que esta última parte ocupe os 10 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar o vídeo do documentário apresentado neste momento, clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente as respostas corretas (conforme gabarito, disponível em materiais complementares, no Desenvolvimento), retomando os trechos selecionados do vídeo com a turma;
  • Evidencie os componentes linguísticos encontrados na linguagem utilizada no podcast e no vídeo, como uso da citação e do vocabulário técnico/especializado (conforme slide), com ênfase no podcast, relembrando todos os passos realizados por eles desde o início da aula;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados apresentados, diferenciando os resultados obtidos sobre o podcast e os resultados obtidos sobre o documentário.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A linguagem técnica do gênero Podcast de divulgação científica

Finalidade da aula: Estabelecer os componentes linguísticos mais característicos encontrados na linguagem utilizada em podcast de divulgação científica, como uso da citação e do vocabulário técnico/especializado empregado neste gênero. Comparar podcast com vídeo de divulgação científica a fim de perceber as como se dá a construção de novos sentidos nestes gêneros de divulgação científica.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Podcasts de divulgação científica

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica.

Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica.

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP42

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast e vídeo de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades com certos termos e expressões técnicas/científicas e/ou com conceitos mais complexos relacionados à área da ciência abordada pelos áudio e vídeo analisados.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.


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