Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Texto retirado de site de divulgação científica.
Aparelhos de telefone celular (opcionais).
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de estratégias de (im)pessoalização no gênero podcast de divulgação científica e sobre tempos e modos verbais.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: reconhecer os traços mais comuns da linguagem empregada em podcasts de divulgação científica, como a (im)pessoalização e a atemporalidade verbal.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Apresente um trecho de podcast de divulgação científica (disponível em materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
- Execute o trecho inicial do episódio (de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg);
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas o trecho indicado do áudio com os alunos;
- Convide os alunos a analisarem o trecho selecionado do áudio e a perceberem as características do tipo de linguagem utilizada, com perguntas orais para toda a sala como:
- O trecho apresenta a presença do autor para passar ao ouvinte as informações sobre o assunto?
(Espera-se que os alunos percebam o locutor como autor do texto, dando um caráter pessoal.)
- Que termos indicam a presença do autor?
(É esperado que a turma indique o uso dos pronomes na 1ª pessoa.)
- Em que tempo e modo os verbos estão empregados?
(Os estudantes devem perceber o uso do presente do indicativo, principalmente.)
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a turma em duplas ou grupos;
- Aconselha-se a divisão da turma em duplas ou grupos para uma melhor distribuição dos textos, principalmente, o áudio do podcast. Se o professor preferir e tiver condições, as atividades podem ser feitas individualmente, com cada aluno executando todas as tarefas sozinho;
- Explique que cada dupla ou grupo receberá o trecho de podcast de divulgação científica executado na Introdução, um texto retirado de site de divulgação científica e um questionário;
- Entregue o trecho de podcast de divulgação científica executado na Introdução (de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg) para cada dupla ou grupo;
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou pedir que as duplas ou grupos ouçam somente o trecho selecionado do áudio;
- Solicite que os alunos tragam e/ou usem seus próprios celulares nesta aula. Não é necessário que todos os estudantes tragam o telefone, pelo menos um em cada dupla ou grupo;
- Em sala de aula, os trechos de podcast podem ser transferidos de celular para celular através do sistema Bluetooth;
- Como o celular é proibido em muitas escolas, é importante comunicar à direção e/ou à equipe pedagógica sobre a natureza e metodologia desta atividade;
- Caso não seja possível e/ou viável que os alunos utilizem seus próprios celulares, pode-se usar outros aparelhos portáteis como tocadores de mp3, tablets, notebooks e aparelhos de som com entrada USB;
- Entregue o texto retirado de site e o questionário (disponíveis em materiais complementares) para cada dupla ou grupo;
- Solicite que os integrantes das duplas ou grupos ouçam o áudio, leiam o texto e respondam às questões propostas no questionário;
- Circule entre as duplas os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
- Caso os alunos apresentem dificuldades com os exemplos analisados, retome a audição coletiva do áudio e leia o texto com toda a turma, orientando-os na percepção das características solicitadas nas questões;
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
- Convide um dos integrantes de cada dupla ou grupo para compartilhar as respostas com o restante da sala;
- Incentive a discussão entre todos os estudantes, de todas as duplas ou grupos, sobre suas anotações, sugerindo que comparem os resultados encontrados com os colegas;
- Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos;
Materiais complementares:
Para acessar o texto retirado de site de divulgação científica para ser entregue para as duplas ou grupos, clique aqui.
Para acessar o questionário para ser entregue para as duplas os grupos, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente as respostas do questionário aos alunos, conforme as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide (que pode ser impresso, projetado ou copiado no quadro), acompanhado da audição coletiva do áudio e da leitura do texto para toda a turma;
- Evidencie os traços mais comuns de linguagem utilizados, como a (im)pessoalização, o uso ou não de 3° pessoa e a atemporalidade verbal, com ênfase no podcast, relembrando todos os passos realizados por eles desde o início da aula;
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados apresentados.
Materiais complementares: Para acessar a expectativa de respostas do questionário, clique aqui.