13861
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - (Im)Pessoalização do gênero Podcast de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o gênero podcast

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Texto retirado de site de divulgação científica.

Aparelhos de telefone celular (opcionais).

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de estratégias de (im)pessoalização no gênero podcast de divulgação científica e sobre tempos e modos verbais.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: reconhecer os traços mais comuns da linguagem empregada em podcasts de divulgação científica, como a (im)pessoalização e a atemporalidade verbal.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente um trecho de podcast de divulgação científica (disponível em materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Execute o trecho inicial do episódio (de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas o trecho indicado do áudio com os alunos;
  • Convide os alunos a analisarem o trecho selecionado do áudio e a perceberem as características do tipo de linguagem utilizada, com perguntas orais para toda a sala como:
  • O trecho apresenta a presença do autor para passar ao ouvinte as informações sobre o assunto?

(Espera-se que os alunos percebam o locutor como autor do texto, dando um caráter pessoal.)

  • Que termos indicam a presença do autor?

(É esperado que a turma indique o uso dos pronomes na 1ª pessoa.)

  • Em que tempo e modo os verbos estão empregados?

(Os estudantes devem perceber o uso do presente do indicativo, principalmente.)

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em duplas ou grupos;
  • Aconselha-se a divisão da turma em duplas ou grupos para uma melhor distribuição dos textos, principalmente, o áudio do podcast. Se o professor preferir e tiver condições, as atividades podem ser feitas individualmente, com cada aluno executando todas as tarefas sozinho;
  • Explique que cada dupla ou grupo receberá o trecho de podcast de divulgação científica executado na Introdução, um texto retirado de site de divulgação científica e um questionário;
  • Entregue o trecho de podcast de divulgação científica executado na Introdução (de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg) para cada dupla ou grupo;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou pedir que as duplas ou grupos ouçam somente o trecho selecionado do áudio;
  • Solicite que os alunos tragam e/ou usem seus próprios celulares nesta aula. Não é necessário que todos os estudantes tragam o telefone, pelo menos um em cada dupla ou grupo;
  • Em sala de aula, os trechos de podcast podem ser transferidos de celular para celular através do sistema Bluetooth;
  • Como o celular é proibido em muitas escolas, é importante comunicar à direção e/ou à equipe pedagógica sobre a natureza e metodologia desta atividade;
  • Caso não seja possível e/ou viável que os alunos utilizem seus próprios celulares, pode-se usar outros aparelhos portáteis como tocadores de mp3, tablets, notebooks e aparelhos de som com entrada USB;
  • Entregue o texto retirado de site e o questionário (disponíveis em materiais complementares) para cada dupla ou grupo;
  • Solicite que os integrantes das duplas ou grupos ouçam o áudio, leiam o texto e respondam às questões propostas no questionário;
  • Circule entre as duplas os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades com os exemplos analisados, retome a audição coletiva do áudio e leia o texto com toda a turma, orientando-os na percepção das características solicitadas nas questões;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Convide um dos integrantes de cada dupla ou grupo para compartilhar as respostas com o restante da sala;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes, de todas as duplas ou grupos, sobre suas anotações, sugerindo que comparem os resultados encontrados com os colegas;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos;

Materiais complementares:

Para acessar o texto retirado de site de divulgação científica para ser entregue para as duplas ou grupos, clique aqui.

Para acessar o questionário para ser entregue para as duplas os grupos, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente as respostas do questionário aos alunos, conforme as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide (que pode ser impresso, projetado ou copiado no quadro), acompanhado da audição coletiva do áudio e da leitura do texto para toda a turma;
  • Evidencie os traços mais comuns de linguagem utilizados, como a (im)pessoalização, o uso ou não de 3° pessoa e a atemporalidade verbal, com ênfase no podcast, relembrando todos os passos realizados por eles desde o início da aula;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados apresentados.

Materiais complementares: Para acessar a expectativa de respostas do questionário, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Texto retirado de site de divulgação científica.

Aparelhos de telefone celular (opcionais).

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de estratégias de (im)pessoalização no gênero podcast de divulgação científica e sobre tempos e modos verbais.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: reconhecer os traços mais comuns da linguagem empregada em podcasts de divulgação científica, como a (im)pessoalização e a atemporalidade verbal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente um trecho de podcast de divulgação científica (disponível em materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Execute o trecho inicial do episódio (de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas o trecho indicado do áudio com os alunos;
  • Convide os alunos a analisarem o trecho selecionado do áudio e a perceberem as características do tipo de linguagem utilizada, com perguntas orais para toda a sala como:
  • O trecho apresenta a presença do autor para passar ao ouvinte as informações sobre o assunto?

(Espera-se que os alunos percebam o locutor como autor do texto, dando um caráter pessoal.)

  • Que termos indicam a presença do autor?

(É esperado que a turma indique o uso dos pronomes na 1ª pessoa.)

  • Em que tempo e modo os verbos estão empregados?

(Os estudantes devem perceber o uso do presente do indicativo, principalmente.)

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em duplas ou grupos;
  • Aconselha-se a divisão da turma em duplas ou grupos para uma melhor distribuição dos textos, principalmente, o áudio do podcast. Se o professor preferir e tiver condições, as atividades podem ser feitas individualmente, com cada aluno executando todas as tarefas sozinho;
  • Explique que cada dupla ou grupo receberá o trecho de podcast de divulgação científica executado na Introdução, um texto retirado de site de divulgação científica e um questionário;
  • Entregue o trecho de podcast de divulgação científica executado na Introdução (de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg) para cada dupla ou grupo;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou pedir que as duplas ou grupos ouçam somente o trecho selecionado do áudio;
  • Solicite que os alunos tragam e/ou usem seus próprios celulares nesta aula. Não é necessário que todos os estudantes tragam o telefone, pelo menos um em cada dupla ou grupo;
  • Em sala de aula, os trechos de podcast podem ser transferidos de celular para celular através do sistema Bluetooth;
  • Como o celular é proibido em muitas escolas, é importante comunicar à direção e/ou à equipe pedagógica sobre a natureza e metodologia desta atividade;
  • Caso não seja possível e/ou viável que os alunos utilizem seus próprios celulares, pode-se usar outros aparelhos portáteis como tocadores de mp3, tablets, notebooks e aparelhos de som com entrada USB;
  • Entregue o texto retirado de site e o questionário (disponíveis em materiais complementares) para cada dupla ou grupo;
  • Solicite que os integrantes das duplas ou grupos ouçam o áudio, leiam o texto e respondam às questões propostas no questionário;
  • Circule entre as duplas os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades com os exemplos analisados, retome a audição coletiva do áudio e leia o texto com toda a turma, orientando-os na percepção das características solicitadas nas questões;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Convide um dos integrantes de cada dupla ou grupo para compartilhar as respostas com o restante da sala;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes, de todas as duplas ou grupos, sobre suas anotações, sugerindo que comparem os resultados encontrados com os colegas;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos;

Materiais complementares:

Para acessar o texto retirado de site de divulgação científica para ser entregue para as duplas ou grupos, clique aqui.

Para acessar o questionário para ser entregue para as duplas os grupos, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente as respostas do questionário aos alunos, conforme as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide (que pode ser impresso, projetado ou copiado no quadro), acompanhado da audição coletiva do áudio e da leitura do texto para toda a turma;
  • Evidencie os traços mais comuns de linguagem utilizados, como a (im)pessoalização, o uso ou não de 3° pessoa e a atemporalidade verbal, com ênfase no podcast, relembrando todos os passos realizados por eles desde o início da aula;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados apresentados.

Materiais complementares: Para acessar a expectativa de respostas do questionário, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP42 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano