13859
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Relacionando manchetes com fotolegendas e outras partes da notícia.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre compor a parte inicial de uma notícia, relacionando a manchete com fotolegenda e lide, de acordo com a formatação e diagramação específica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Padlet.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios. Crie um Padlet, escolhendo o modelo mural, e compartilhe sua tela para registrar os pontos mais relevantes das falas dos alunos. Se não for possível realizar uma videochamada, envie vídeos ou áudios pelo canal de comunicação que estiverem utilizando e peça que os estudantes enviem suas respostas por áudio, promovendo uma reflexão coletiva. Monte o mural no Padlet com os pontos mais relevantes das falas dos alunos e compartilhe com eles através de foto.

Desenvolvimento
Faça uma videochamada através do Google Meet ou de outro canal de comunicação, apresentando os slides de Desenvolvimento e fazendo os questionamentos, de acordo com as orientações do primeiro slide. Se não for possível, grave vídeos ou áudios com os questionamentos, um a um, e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Peça que os estudantes enviem suas respostas através de áudios, promovendo uma discussão. Tome cuidado para que todos participem. Em vez de dividir a turma em grupos, faça essa atividade coletivamente. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Deixe a atividade (disponível aqui) e as opções de lide, foto e legenda (disponíveis aqui) impressas na escola para que os pais possam retirá-las, ou envie-as digitalmente para que imprimam.

Fechamento
Peça que os estudantes compartilhem com você as fotos de suas produções; depois, de acordo com o desejo deles, selecione algumas atividades e compartilhe com a turma, através de uma videochamada pelo Google Meet, projetando a tela, ou através de vídeos e áudios gravados, de acordo com as orientações do slide de Fechamento.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a fazer novas pesquisas sobre alimentação saudável para discutir o tema em casa. Se for viável, pode ser convidada também a montar um cardápio para a semana ou uma lista de alimentos saudáveis, deixando que os próprios estudantes escrevam os cardápios ou as listas, que podem ser fixados na geladeira.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_04SQA06

(EF12LP14) Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas