Atividade para impressão - Partes da notícia - LP02_04SQA06
Plano de Aula
Plano de aula: Relacionando manchetes com fotolegendas e outras partes da notícia.
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas com notícia e atividades complementares.
Informações sobre o gênero: A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. A maioria das notícias é formada por manchete, lide, texto e fotolegenda. Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias tem como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia. As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018). A fotolegenda é um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em compor a parte inicial da notícia por não compreender a informação dada pela manchete, e assim, não conseguir identificar qual lide e fotolegenda poderiam ser usadas para reproduzi-la corretamente.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.
MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos. Tente envolver o aluno na temática da da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula com a organização dos alunos em círculo ou em U. Essa arrumação tem como objetivo promover maior participação e interação entre os alunos dentro do foco da aula, melhorar a concentração, diminuir conflitos em sala de aula, diminuir conversas paralelas entre outros benefícios.
- Mostre uma notícia e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre esse gênero textual. Deixe-os falar tudo o que conhecem sobre a notícia, e faça as intervenções necessárias para que não haja nenhum equívoco conceitual. Levante os seguintes questionamentos:
- O que é uma notícia?
- Para que ela serve?
- Onde pode ser encontrada?
- Quais partes compõem uma notícia?
Com essas reflexões, esperamos que os alunos consigam, dentro das possibilidades desta faixa etária, conceituar ou definir o que é uma notícia: que a notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. A maioria das notícias é formada por manchete, lide, texto e fotolegenda. Também é importante que os alunos identifiquem qual é a serventia das notícias: divulgar um acontecimento para um grande número de pessoas e reconhecer que essas notícias podem ser encontradas em jornais, revistas, sites, etc.
Registre no quadro os pontos mais relevantes que aparecem na fala dos alunos. Diga a eles que farão a leitura da notícia apresentada.
Caso seja necessário complemente as informações explicando às crianças o que é uma notícia: relato de acontecimentos atuais, do cotidiano, os quais têm importância. Se preciso, faça uma comparação com as notícias faladas que assistimos nos jornais da televisão.
3. Faça uma retomada sobre as partes constituintes de uma notícia: manchetes, lides, notícia e fotolegenda.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Distribua a folha xerografada com a notícia. Se preferir, leve outra notícia do seu interesse. Neste momento, leia em voz alta para os alunos com a entonação adequada de forma que eles compreendam a mensagem do texto. Os alunos devem acompanhar a leitura através da folha entregue a eles. Uma grande aliada do trabalho com fluência em sala de aula é a leitura em voz alta, pois permite ao aluno se deparar com uma fluência adequada de um leitor experiente (neste caso o professor) e auxilia na interpretação do que foi lido.
- Após a leitura peça que os alunos encontrem na notícia a fotolegenda e discuta:
- O que vocês viram na imagem?
- E o texto, o que dizia?
- A manchete traz informações sobre a fotolegenda? Quais?
- O texto da legenda traz alguma informação complementar para a foto? Qual?
- Apenas com a manchete e a foto, seria possível conhecer todas as informações sobre a imagem?
- Sem o texto lido, seria possível compreender, na íntegra, a mensagem trazida por esta fotolegenda? Por quê?
Faça com que o aluno consiga identificar alguns fragmentos da imagem, como: insetos e pedaços de plantas… Ao ler a legenda eles devem complementar a observação feita somente a partir da imagem e com isso perceber o quanto o texto foi importante para identificação do pedaço da cauda do dinossauro, pois apenas com a manchete e com a imagem não seria possível prever nem compreender o real sentido da notícia.
Materiais complementares: Para acessar a notícia: http://chc.org.br/mais-um-dino-com-penas/
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois de conversar sobre a notícia e suas partes, organize os alunos em duplas. Tente formar duplas produtivas, colocando um aluno alfabético com um aluno que ainda está em processo de construção do sistema de escrita alfabético. Para essa organização leve em consideração as características pessoais das crianças, além de pensar na produtividade, o relacionamento e interação da dupla que precisam ser positivos. Essa interação favorece a socialização dos conhecimentos e o avanço na construção do sistema da escrita alfabético.
- Explique aos alunos que eles terão um desafio: organizar as informações iniciais de uma notícia.
- Entregue para cada dupla uma folha contendo uma manchete e, no lugar do lide, da foto e da legenda, lacunas em branco. Entregue também outra folha com opções de lides, fotos e legendas. Os alunos deverão ler a manchete, escolher as opções que considerarem adequadas e recortar (dentro das possibilidades oferecidas) para montar essa parte da notícia.
- Durante a realização da atividade observe os alunos e pergunte às duplas:
- O que a manchete está dizendo? (Sobre uma campanha para alimentação saudável realizada pela escola).
- Que partes da notícia estão faltando? (Lide e fotolegendas).
- Quais seriam as partes mais adequadas dentre as opções? Por quê? (A foto onde aparecem crianças comendo alimentos saudáveis e o lide com uma explicação sobre o assunto apresentado na manchete, referente a um projeto sobre alimentação saudável).
- As reflexões acima são algumas sugestões de respostas e encaminhamento para conduzir as reflexões.
- Circule entre as duplas e faça as intervenções necessárias. Intervir nas duplas, quando preciso, envolve lançar perguntas para que possam refletir e pensar sobre suas respostas, levando em conta tudo o que sabem para resolver o problema. Também envolve dar algumas pistas, chamando atenção para algumas palavras (ou pontos da imagem) centrais nos textos, para que consigam fazer relações coerentes. É preciso que os alunos percebam que as informações da manchete, lide e fotolegenda, são complementares. Realize, neste momento, uma revisão nas produções junto com as duplas. É importante que os trabalhos sejam vistos pelo professor antes de serem expostos.
Materiais complementares: Para acessar a atividade para montagem da notícia clique aqui. Para acessar as opções para recorte, clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para finalizar a aula, proponha que as duplas socializem seus trabalhos mostrando as partes da notícia que reproduziram e monte um mural com as suas produções.
- Peça que algumas duplas justifiquem porque escolheram aquelas partes para compor a notícia da manchete apresentada e quais informações consideraram.
- Deixe os trabalhos expostos para que eles percebam a função do trabalho realizado em sala de aula. Com essa atitude, o trabalho dos alunos será valorizado, o que é importante para a autoestima de cada um.
Materiais complementares: Para acessar a resolução da atividade clique aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Padlet.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios. Crie um Padlet, escolhendo o modelo mural, e compartilhe sua tela para registrar os pontos mais relevantes das falas dos alunos. Se não for possível realizar uma videochamada, envie vídeos ou áudios pelo canal de comunicação que estiverem utilizando e peça que os estudantes enviem suas respostas por áudio, promovendo uma reflexão coletiva. Monte o mural no Padlet com os pontos mais relevantes das falas dos alunos e compartilhe com eles através de foto.
Desenvolvimento
Faça uma videochamada através do Google Meet ou de outro canal de comunicação, apresentando os slides de Desenvolvimento e fazendo os questionamentos, de acordo com as orientações do primeiro slide. Se não for possível, grave vídeos ou áudios com os questionamentos, um a um, e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Peça que os estudantes enviem suas respostas através de áudios, promovendo uma discussão. Tome cuidado para que todos participem. Em vez de dividir a turma em grupos, faça essa atividade coletivamente. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Deixe a atividade (disponível aqui) e as opções de lide, foto e legenda (disponíveis aqui) impressas na escola para que os pais possam retirá-las, ou envie-as digitalmente para que imprimam.
Fechamento
Peça que os estudantes compartilhem com você as fotos de suas produções; depois, de acordo com o desejo deles, selecione algumas atividades e compartilhe com a turma, através de uma videochamada pelo Google Meet, projetando a tela, ou através de vídeos e áudios gravados, de acordo com as orientações do slide de Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a fazer novas pesquisas sobre alimentação saudável para discutir o tema em casa. Se for viável, pode ser convidada também a montar um cardápio para a semana ou uma lista de alimentos saudáveis, deixando que os próprios estudantes escrevam os cardápios ou as listas, que podem ser fixados na geladeira.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Relacionando manchetes com fotolegendas e outras partes da notícia.
Finalidade da aula:Compor a parte inicial de uma notícia, relacionando a manchete com fotolegenda e lide, de acordo com a formatação e diagramação específica.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento:Forma e composição do texto
Prática de linguagem:Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP14)
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas com notícia e atividades complementares.
Informações sobre o gênero: A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. A maioria das notícias é formada por manchete, lide, texto e fotolegenda. Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias tem como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia. As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018). A fotolegenda é um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em compor a parte inicial da notícia por não compreender a informação dada pela manchete, e assim, não conseguir identificar qual lide e fotolegenda poderiam ser usadas para reproduzi-la corretamente.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.
MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA