Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula:Trabalhando com manchetes e fotolegendas
Finalidade da aula:Relacionar as fotolegendas com as manchetes, considerando o assunto apresentado.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento:Forma e composição do texto
Prática de linguagem:Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP14)
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Fotolegendas de jornal em folha xerografada. Envelopes.
Informações sobre o gênero: Uma manchete (do francês manchete) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocado na primeira página. Já as fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Por serem facilmente encontradas, apresentarem uma estrutura simples e um texto curto, a legenda de foto é um ótimo gênero para ser trabalhado nas séries iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de estimular a leitura e a escrita a partir de um gênero textual.
As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018).
A manchete e a fotolegenda são partes de uma notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em relacionar as fotolegendas com suas respectivas manchetes.
Os alunos podem ter dificuldades em interpretar todas as informações das imagens (fotos), focando a atenção em apenas algum elemento central, sem perceber elementos secundários, contexto e/ou lugar. O mesmo pode ocorrer com a leitura das legendas, pois, como os alunos são leitores iniciantes, podem focar a atenção em uma palavra principal, desconsiderando outras informações importantes.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.
MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008
Código: LPO2_04SQA05
(EF12LP14) Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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