Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Construção composicional do gênero Podcast de divulgação científica
Finalidade da aula: Analisar diferentes trechos de podcast de divulgação científica para reconhecer e estabelecer os seus elementos composicionais mais recorrentes, como: título, introdução, definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações, etc.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Podcasts de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica.
Prática de linguagem:Análise Linguística / Semiótica.
Habilidade(s) da BNCCEF69LP42
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Aparelhos de telefone celular (opcionais).
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais do gênero podcast de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.