13855
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Construção composicional do gênero Podcast de divulgação científica

POR: Eduardo Diório Junior 27/11/2018
Código: LPO9_08SQA04

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre elementos composicionais de podcasts

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Aparelhos de telefone celular (opcionais).

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais do gênero podcast de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: conhecer os elementos composicionais mais recorrentes em podcasts de divulgação científica.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos;
  • Entregue trechos de podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) para cada grupo;
  • Aconselha-se entregar o Trecho 1 e mais dois trechos diferentes para cada grupo;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou pedir que os grupos ouçam somente os trechos selecionados do áudio, conforme a seguinte minutagem:
  • Trecho 1: de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg;
  • Trecho 2: de 4 min e 15 seg até 5 min;
  • Trecho 3: de 5 min e 16 seg até 6 min e 32 seg;
  • Trecho 4: de 7 min e 18 seg até 7 min e 52 seg;
  • Trecho 5: de 44 min e 36 seg e 45 min e 41 seg;
  • Trecho 6: de 22 min e 15 seg até 23 min e 44 seg;
  • Trecho 7: de 1 hora 8 min e 5 seg até 1 hora 9 min e 5 seg.
  • Solicite que os alunos tragam e/ou usem seus próprios celulares nesta aula. Não é necessário que todos os estudantes tragam o telefone, pelo menos um em cada grupo;
  • Em sala de aula, os trechos de podcast podem ser transferidos de celular para celular através do sistema Bluetooth;
  • Como o celular é proibido em muitas escolas, é importante comunicar à direção e/ou à equipe pedagógica sobre a natureza e metodologia desta atividade;
  • Caso não seja possível e/ou viável que os alunos utilizem seus próprios celulares, pode-se usar outros aparelhos portáteis como tocadores de mp3, tablets, notebooks e aparelhos de som com entrada USB;
  • Explique que cada grupo receberá o conjunto de fichas com a definição de alguns elementos composicionais do gênero de divulgação científica e que deverão analisar os trechos do podcast para determinarem a definição correspondente ao trecho analisado;
  • Entregue um conjunto de fichas recortadas (disponíveis em Materiais complementares) para cada grupo, contendo: Título, Introdução, Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação.

(É importante ressaltar aos estudantes que os itens Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação fazem parte da Exposição do tema).

Materiais complementares:

Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Para acessar o conjunto de fichas com as definições dos elementos composicionais para ser entregues aos grupos, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que os integrantes dos grupos ouçam os áudios para determinar a definição correspondente ao trecho analisado, explicando os motivos das escolhas;
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades com os exemplos analisados, faça a audição coletiva do Trecho 1 com toda a turma e oriente-os na percepção das características descritas nas fichas;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 15 minutos do desenvolvimento;
  • Convide um dos integrantes de cada grupo para compartilhar as fichas e os trechos analisados ao restante da sala;
  • Aconselha-se a execução dos trechos do podcast analisados pelo grupo que estiver sendo demonstrado pelo integrante através de audição coletiva;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe, aproximadamente, 10 minutos do desenvolvimento;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes, de todos os grupos, sobre suas anotações, sugerindo que comparem os resultados encontrados com os colegas;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos;
  • Aconselha-se que esta última parte ocupe os 5 minutos restantes do desenvolvimento.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a sequência correta dos componentes composicionais encontrados nos trechos do podcast analisado através de audição coletiva e indicação da ficha correspondente, conforme o anexo com as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide (que pode ser impresso, projetado ou copiado no quadro);
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados apresentados.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito com a sequência correta dos componentes composicionais do podcast, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Aparelhos de telefone celular (opcionais).

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais do gênero podcast de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: conhecer os elementos composicionais mais recorrentes em podcasts de divulgação científica.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos;
  • Entregue trechos de podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) para cada grupo;
  • Aconselha-se entregar o Trecho 1 e mais dois trechos diferentes para cada grupo;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou pedir que os grupos ouçam somente os trechos selecionados do áudio, conforme a seguinte minutagem:
  • Trecho 1: de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg;
  • Trecho 2: de 4 min e 15 seg até 5 min;
  • Trecho 3: de 5 min e 16 seg até 6 min e 32 seg;
  • Trecho 4: de 7 min e 18 seg até 7 min e 52 seg;
  • Trecho 5: de 44 min e 36 seg e 45 min e 41 seg;
  • Trecho 6: de 22 min e 15 seg até 23 min e 44 seg;
  • Trecho 7: de 1 hora 8 min e 5 seg até 1 hora 9 min e 5 seg.
  • Solicite que os alunos tragam e/ou usem seus próprios celulares nesta aula. Não é necessário que todos os estudantes tragam o telefone, pelo menos um em cada grupo;
  • Em sala de aula, os trechos de podcast podem ser transferidos de celular para celular através do sistema Bluetooth;
  • Como o celular é proibido em muitas escolas, é importante comunicar à direção e/ou à equipe pedagógica sobre a natureza e metodologia desta atividade;
  • Caso não seja possível e/ou viável que os alunos utilizem seus próprios celulares, pode-se usar outros aparelhos portáteis como tocadores de mp3, tablets, notebooks e aparelhos de som com entrada USB;
  • Explique que cada grupo receberá o conjunto de fichas com a definição de alguns elementos composicionais do gênero de divulgação científica e que deverão analisar os trechos do podcast para determinarem a definição correspondente ao trecho analisado;
  • Entregue um conjunto de fichas recortadas (disponíveis em Materiais complementares) para cada grupo, contendo: Título, Introdução, Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação.

(É importante ressaltar aos estudantes que os itens Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação fazem parte da Exposição do tema).

Materiais complementares:

Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Para acessar o conjunto de fichas com as definições dos elementos composicionais para ser entregues aos grupos, clique aqui.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que os integrantes dos grupos ouçam os áudios para determinar a definição correspondente ao trecho analisado, explicando os motivos das escolhas;
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades com os exemplos analisados, faça a audição coletiva do Trecho 1 com toda a turma e oriente-os na percepção das características descritas nas fichas;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 15 minutos do desenvolvimento;
  • Convide um dos integrantes de cada grupo para compartilhar as fichas e os trechos analisados ao restante da sala;
  • Aconselha-se a execução dos trechos do podcast analisados pelo grupo que estiver sendo demonstrado pelo integrante através de audição coletiva;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe, aproximadamente, 10 minutos do desenvolvimento;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes, de todos os grupos, sobre suas anotações, sugerindo que comparem os resultados encontrados com os colegas;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos;
  • Aconselha-se que esta última parte ocupe os 5 minutos restantes do desenvolvimento.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a sequência correta dos componentes composicionais encontrados nos trechos do podcast analisado através de audição coletiva e indicação da ficha correspondente, conforme o anexo com as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide (que pode ser impresso, projetado ou copiado no quadro);
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados apresentados.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito com a sequência correta dos componentes composicionais do podcast, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Construção composicional do gênero Podcast de divulgação científica

Finalidade da aula: Analisar diferentes trechos de podcast de divulgação científica para reconhecer e estabelecer os seus elementos composicionais mais recorrentes, como: título, introdução, definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações, etc.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Podcasts de divulgação científica

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica.

Prática de linguagem:Análise Linguística / Semiótica.

Habilidade(s) da BNCCEF69LP42

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Aparelhos de telefone celular (opcionais).

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais do gênero podcast de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes