13855
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Construção composicional do gênero Podcast de divulgação científica

POR: Eduardo Diório Junior 27/11/2018
Código: LPO9_08SQA04

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre elementos composicionais de podcasts

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Aparelhos de telefone celular (opcionais).

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais do gênero podcast de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: conhecer os elementos composicionais mais recorrentes em podcasts de divulgação científica.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos;
  • Entregue trechos de podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) para cada grupo;
  • Aconselha-se entregar o Trecho 1 e mais dois trechos diferentes para cada grupo;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou pedir que os grupos ouçam somente os trechos selecionados do áudio, conforme a seguinte minutagem:
  • Trecho 1: de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg;
  • Trecho 2: de 4 min e 15 seg até 5 min;
  • Trecho 3: de 5 min e 16 seg até 6 min e 32 seg;
  • Trecho 4: de 7 min e 18 seg até 7 min e 52 seg;
  • Trecho 5: de 44 min e 36 seg e 45 min e 41 seg;
  • Trecho 6: de 22 min e 15 seg até 23 min e 44 seg;
  • Trecho 7: de 1 hora 8 min e 5 seg até 1 hora 9 min e 5 seg.
  • Solicite que os alunos tragam e/ou usem seus próprios celulares nesta aula. Não é necessário que todos os estudantes tragam o telefone, pelo menos um em cada grupo;
  • Em sala de aula, os trechos de podcast podem ser transferidos de celular para celular através do sistema Bluetooth;
  • Como o celular é proibido em muitas escolas, é importante comunicar à direção e/ou à equipe pedagógica sobre a natureza e metodologia desta atividade;
  • Caso não seja possível e/ou viável que os alunos utilizem seus próprios celulares, pode-se usar outros aparelhos portáteis como tocadores de mp3, tablets, notebooks e aparelhos de som com entrada USB;
  • Explique que cada grupo receberá o conjunto de fichas com a definição de alguns elementos composicionais do gênero de divulgação científica e que deverão analisar os trechos do podcast para determinarem a definição correspondente ao trecho analisado;
  • Entregue um conjunto de fichas recortadas (disponíveis em Materiais complementares) para cada grupo, contendo: Título, Introdução, Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação.

(É importante ressaltar aos estudantes que os itens Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação fazem parte da Exposição do tema).

Materiais complementares:

Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Para acessar o conjunto de fichas com as definições dos elementos composicionais para ser entregues aos grupos, clique aqui.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que os integrantes dos grupos ouçam os áudios para determinar a definição correspondente ao trecho analisado, explicando os motivos das escolhas;
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades com os exemplos analisados, faça a audição coletiva do Trecho 1 com toda a turma e oriente-os na percepção das características descritas nas fichas;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 15 minutos do desenvolvimento;
  • Convide um dos integrantes de cada grupo para compartilhar as fichas e os trechos analisados ao restante da sala;
  • Aconselha-se a execução dos trechos do podcast analisados pelo grupo que estiver sendo demonstrado pelo integrante através de audição coletiva;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe, aproximadamente, 10 minutos do desenvolvimento;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes, de todos os grupos, sobre suas anotações, sugerindo que comparem os resultados encontrados com os colegas;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos;
  • Aconselha-se que esta última parte ocupe os 5 minutos restantes do desenvolvimento.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a sequência correta dos componentes composicionais encontrados nos trechos do podcast analisado através de audição coletiva e indicação da ficha correspondente, conforme o anexo com as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide (que pode ser impresso, projetado ou copiado no quadro);
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados apresentados.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito com a sequência correta dos componentes composicionais do podcast, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Construção composicional do gênero Podcast de divulgação científica

Finalidade da aula: Analisar diferentes trechos de podcast de divulgação científica para reconhecer e estabelecer os seus elementos composicionais mais recorrentes, como: título, introdução, definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações, etc.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Podcasts de divulgação científica

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica.

Prática de linguagem:Análise Linguística / Semiótica.

Habilidade(s) da BNCCEF69LP42

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Aparelhos de telefone celular (opcionais).

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais do gênero podcast de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes