Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Aparelhos de telefone celular (opcionais).
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais do gênero podcast de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: conhecer os elementos composicionais mais recorrentes em podcasts de divulgação científica.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Divida a turma em grupos;
- Entregue trechos de podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) para cada grupo;
- Aconselha-se entregar o Trecho 1 e mais dois trechos diferentes para cada grupo;
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou pedir que os grupos ouçam somente os trechos selecionados do áudio, conforme a seguinte minutagem:
- Trecho 1: de 1 min e 16 seg até 1 min e 38 seg;
- Trecho 2: de 4 min e 15 seg até 5 min;
- Trecho 3: de 5 min e 16 seg até 6 min e 32 seg;
- Trecho 4: de 7 min e 18 seg até 7 min e 52 seg;
- Trecho 5: de 44 min e 36 seg e 45 min e 41 seg;
- Trecho 6: de 22 min e 15 seg até 23 min e 44 seg;
- Trecho 7: de 1 hora 8 min e 5 seg até 1 hora 9 min e 5 seg.
- Solicite que os alunos tragam e/ou usem seus próprios celulares nesta aula. Não é necessário que todos os estudantes tragam o telefone, pelo menos um em cada grupo;
- Em sala de aula, os trechos de podcast podem ser transferidos de celular para celular através do sistema Bluetooth;
- Como o celular é proibido em muitas escolas, é importante comunicar à direção e/ou à equipe pedagógica sobre a natureza e metodologia desta atividade;
- Caso não seja possível e/ou viável que os alunos utilizem seus próprios celulares, pode-se usar outros aparelhos portáteis como tocadores de mp3, tablets, notebooks e aparelhos de som com entrada USB;
- Explique que cada grupo receberá o conjunto de fichas com a definição de alguns elementos composicionais do gênero de divulgação científica e que deverão analisar os trechos do podcast para determinarem a definição correspondente ao trecho analisado;
- Entregue um conjunto de fichas recortadas (disponíveis em Materiais complementares) para cada grupo, contendo: Título, Introdução, Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação.
(É importante ressaltar aos estudantes que os itens Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação fazem parte da Exposição do tema).
Materiais complementares:
Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
Para acessar o conjunto de fichas com as definições dos elementos composicionais para ser entregues aos grupos, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Solicite que os integrantes dos grupos ouçam os áudios para determinar a definição correspondente ao trecho analisado, explicando os motivos das escolhas;
- Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
- Caso os alunos apresentem dificuldades com os exemplos analisados, faça a audição coletiva do Trecho 1 com toda a turma e oriente-os na percepção das características descritas nas fichas;
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
- Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 15 minutos do desenvolvimento;
- Convide um dos integrantes de cada grupo para compartilhar as fichas e os trechos analisados ao restante da sala;
- Aconselha-se a execução dos trechos do podcast analisados pelo grupo que estiver sendo demonstrado pelo integrante através de audição coletiva;
- Aconselha-se que esta segunda parte ocupe, aproximadamente, 10 minutos do desenvolvimento;
- Incentive a discussão entre todos os estudantes, de todos os grupos, sobre suas anotações, sugerindo que comparem os resultados encontrados com os colegas;
- Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos;
- Aconselha-se que esta última parte ocupe os 5 minutos restantes do desenvolvimento.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente a sequência correta dos componentes composicionais encontrados nos trechos do podcast analisado através de audição coletiva e indicação da ficha correspondente, conforme o anexo com as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide (que pode ser impresso, projetado ou copiado no quadro);
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados apresentados.
Materiais complementares: Para acessar o gabarito com a sequência correta dos componentes composicionais do podcast, clique aqui.