Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Informações adicionais sobre o podcast científico na forma de infográfico, tabela e gráficos.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade na leitura de certas semioses, como tabelas, gráficos, ilustrações, esquemas, etc. e, principalmente, no reconhecimento de seus elementos composicionais.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Título da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: conhecer a disposição das informações científicas em gráficos, infográficos e tabelas e a forma como estas mesmas informações são usadas nos podcasts de divulgação científica através da análise, em grupos, de alguns exemplos selecionados.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Instigue os alunos a pensarem em como os resultados de uma pesquisa científica podem ser representados e visualizados, questionando-os sobre quais as melhores formas para isto, com perguntas orais para toda a sala:
- Como vocês acham que deve ser o melhor jeito de mostrar os resultados de pesquisas científicas?
(Espera-se que os alunos respondam vários gêneros textuais conhecidos por eles, como placas de rua ou outdoor, cartazes em ônibus ou metrô, jornais e revistas, sites ou vídeos da internet, programas de TV, etc.)
- E se os resultados contiverem muitos números e porcentagens? Quais seriam as melhores maneiras para apresentar tais números?
- Espera-se que os alunos possam concluir que gráficos, infográficos e tabelas seriam melhores opções; caso isto não aconteça, pergunte como certas informações numéricas são apresentadas nos livros didáticos, por exemplo;
- Divida os alunos em pequenos grupos;
- Explique que cada grupo receberá alguns exemplos de dados de pesquisa científica na forma de infográfico, tabela e gráficos e que deverão analisar entre os integrantes do grupo as informações dispostas nos exemplos;
- Entregue uma folha com os exemplos (disponível em Materiais complementares) para cada um dos grupos.
Materiais complementares: Para acessar a folha com os exemplos que serão entregues para cada grupo, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que os estudantes analisem com o grupo as informações dispostas no infográfico, na tabela e nos gráficos dos exemplos que receberam, prestando atenção em:
- De que assunto tratam os exemplos?
- A quem interessa tais dados?
- É fácil compreender os dados disponíveis?
- Como as informações estão distribuídas?
- Em que situação poderiam ser usados?
- Poderíamos alternar os dados entre os modelos escolhidos?
- Para que poderiam ser aproveitados em um podcast de divulgação científica sobre o tema?
- Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos alunos;
- Você também pode optar por projetar as orientações (conforme slide) ou escrevê-las no quadro para os alunos;
- Peça que anotem em seus cadernos as observações feitas;
- Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
- Convide um dos integrantes de cada grupo para compartilhar as anotações feitas por eles aos demais;
- Espera-se que a turma perceba as diferenças da disposição das informações fornecidas em cada gênero textual, principalmente, em como ficariam se usados em um podcast;
- Caso os alunos apresentem dificuldades com os exemplos analisados, retome a leitura junto à sala, repassando todos os itens das orientações da folha (e slide ou quadro);
- Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos, principalmente, as diferenças da disposição das informações fornecidas em cada gênero textual.
Materiais complementares: Para acessar o gabarito para esta atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Explique que irão conferir como algumas das informações vistas nos exemplos foram usadas em um podcast de divulgação científica sobre o mesmo tema;
- Apresente um podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
- Execute o trecho sobre Ataques de tubarão (de 45 min e 40 seg até 48 min);
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas trechos do áudio com os alunos;
- Mostre aos estudantes como foram utilizados os dados dos gráficos no podcast, reconhecendo as informações analisadas em grupo nas falas do episódio do podcast, com perguntas orais para toda a sala como:
- Estão usando as mesmas informações que foram passadas nos exemplos que analisamos?
(Espera-se que os alunos reconheçam algumas das informações dos dois primeiros exemplos analisados no trecho do áudio executado.)
- Quais exemplos foram usados?
(Os estudantes devem perceber o uso do primeiro gráfico e do infográfico.)
- O que está diferente?
(É esperado que a turma note que foram selecionados somente alguns dados durante a explicação no podcast.)
- Que tipo de modificação fizeram para usar no podcast?
(Espera-se que a turma perceba a inexistência de título, de legendas, em como as informações são ditas diretamente e de forma interpretativa, sem seguir uma sequência específica, com comentários, etc.)
- Peça que todos os alunos anotem os resultados apresentados em seus cadernos.
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.