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Plano de aula - Multissemioses do gênero Podcast de divulgação científica

POR: Eduardo Diório Junior 27/11/2018
Código: LPO9_08SQA03

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre multissemioses do gênero podcast

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Informações adicionais sobre o podcast científico na forma de infográfico, tabela e gráficos.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade na leitura de certas semioses, como tabelas, gráficos, ilustrações, esquemas, etc. e, principalmente, no reconhecimento de seus elementos composicionais.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: conhecer a disposição das informações científicas em gráficos, infográficos e tabelas e a forma como estas mesmas informações são usadas nos podcasts de divulgação científica através da análise, em grupos, de alguns exemplos selecionados.

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Instigue os alunos a pensarem em como os resultados de uma pesquisa científica podem ser representados e visualizados, questionando-os sobre quais as melhores formas para isto, com perguntas orais para toda a sala:
  • Como vocês acham que deve ser o melhor jeito de mostrar os resultados de pesquisas científicas?

(Espera-se que os alunos respondam vários gêneros textuais conhecidos por eles, como placas de rua ou outdoor, cartazes em ônibus ou metrô, jornais e revistas, sites ou vídeos da internet, programas de TV, etc.)

  • E se os resultados contiverem muitos números e porcentagens? Quais seriam as melhores maneiras para apresentar tais números?
  • Espera-se que os alunos possam concluir que gráficos, infográficos e tabelas seriam melhores opções; caso isto não aconteça, pergunte como certas informações numéricas são apresentadas nos livros didáticos, por exemplo;
  • Divida os alunos em pequenos grupos;
  • Explique que cada grupo receberá alguns exemplos de dados de pesquisa científica na forma de infográfico, tabela e gráficos e que deverão analisar entre os integrantes do grupo as informações dispostas nos exemplos;
  • Entregue uma folha com os exemplos (disponível em Materiais complementares) para cada um dos grupos.

Materiais complementares: Para acessar a folha com os exemplos que serão entregues para cada grupo, clique aqui.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os estudantes analisem com o grupo as informações dispostas no infográfico, na tabela e nos gráficos dos exemplos que receberam, prestando atenção em:
  • De que assunto tratam os exemplos?
  • A quem interessa tais dados?
  • É fácil compreender os dados disponíveis?
  • Como as informações estão distribuídas?
  • Em que situação poderiam ser usados?
  • Poderíamos alternar os dados entre os modelos escolhidos?
  • Para que poderiam ser aproveitados em um podcast de divulgação científica sobre o tema?
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos alunos;
  • Você também pode optar por projetar as orientações (conforme slide) ou escrevê-las no quadro para os alunos;
  • Peça que anotem em seus cadernos as observações feitas;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
  • Convide um dos integrantes de cada grupo para compartilhar as anotações feitas por eles aos demais;
  • Espera-se que a turma perceba as diferenças da disposição das informações fornecidas em cada gênero textual, principalmente, em como ficariam se usados em um podcast;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades com os exemplos analisados, retome a leitura junto à sala, repassando todos os itens das orientações da folha (e slide ou quadro);
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos, principalmente, as diferenças da disposição das informações fornecidas em cada gênero textual.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito para esta atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique que irão conferir como algumas das informações vistas nos exemplos foram usadas em um podcast de divulgação científica sobre o mesmo tema;
  • Apresente um podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Execute o trecho sobre Ataques de tubarão (de 45 min e 40 seg até 48 min);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas trechos do áudio com os alunos;
  • Mostre aos estudantes como foram utilizados os dados dos gráficos no podcast, reconhecendo as informações analisadas em grupo nas falas do episódio do podcast, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Estão usando as mesmas informações que foram passadas nos exemplos que analisamos?

(Espera-se que os alunos reconheçam algumas das informações dos dois primeiros exemplos analisados no trecho do áudio executado.)

  • Quais exemplos foram usados?

(Os estudantes devem perceber o uso do primeiro gráfico e do infográfico.)

  • O que está diferente?

(É esperado que a turma note que foram selecionados somente alguns dados durante a explicação no podcast.)

  • Que tipo de modificação fizeram para usar no podcast?

(Espera-se que a turma perceba a inexistência de título, de legendas, em como as informações são ditas diretamente e de forma interpretativa, sem seguir uma sequência específica, com comentários, etc.)

  • Peça que todos os alunos anotem os resultados apresentados em seus cadernos.

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Multissemioses do gênero Podcast de divulgação científica.

Finalidade da aula: Relacionar podcasts de divulgação científica a quadros, tabelas e gráficos a fim de perceber a diferença da disposição das informações fornecidas em cada gênero textual.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.

Gênero: Podcasts de divulgação científica.

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.

Prática de linguagem: Leitura.

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP32, EF69LP33


Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Informações adicionais sobre o podcast científico na forma de infográfico, tabela e gráficos.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade na leitura de certas semioses, como tabelas, gráficos, ilustrações, esquemas, etc. e, principalmente, no reconhecimento de seus elementos composicionais.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>


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