13851
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A disposição das informações no gênero Podcast de divulgação científica.

POR: Eduardo Diório Junior 27/11/2018
Código: LPO9_08SQA02

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre podcasts como divulgação científica

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Identificação das principais informações e dificuldade em sintetizá-las.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: verificar os tipos de informações científicas usadas nos podcasts, convidando-os a participarem da audição coletiva de um podcast de divulgação científica em sala de aula para perceberem como tais informações podem ser apresentadas neste gênero.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Aconselha-se executar o início do podcast, incluindo a introdução e as apresentações dos participantes (até 2 min e 15 seg) e, depois, pular para o início do episódio selecionado (de 4 min e 15 seg até 5 min e 25 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download dos áudios antecipadamente e grave-os em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas trechos do áudio com os alunos;
  • Convide os alunos a analisarem os trechos selecionados do áudio e a perceberem algumas características do gênero podcast, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Como o áudio começa?
  • Como as pessoas se apresentam?
  • Entenderam as “piadinhas” que cada um faz na sua apresentação? Quais as referências usadas nelas?
  • Que tipo de linguagem utilizam?
  • A que público se destina o programa?
  • Sobre qual tema trata o programa?
  • Quem são os envolvidos no programa? E os convidados?
  • Por que é importante que a convidada principal seja uma bióloga?
  • Depois de ouvir a todos, de maneira geral, convide-os a pensarem em quais tipos de informações, provavelmente, serão utilizadas no podcast para apresentar o tema do episódio.

Materiais complementares:

Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Caso julgue necessário, clique aqui para acessar um gabarito com as respostas para as perguntas orais deste momento.

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas ou grupos;
  • Explique que cada dupla ou grupo receberá uma lista com várias possíveis fontes de informações que poderiam ou não ser utilizadas no podcast para apresentar o tema do episódio;
  • Entregue a lista das fontes (disponível em Materiais complementares) para cada dupla ou grupo;
  • Você também pode optar por projetar a lista ou escrevê-la no quadro para os alunos;
  • Solicite que discutam e selecionem as principais fontes de informações e dados relevantes que poderiam ser usados sobre o assunto abordado no programa do podcast analisado;
  • Explique que devem justificar as suas escolhas;
  • Circule entre as duplas ou grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
  • Espera-se que os alunos possam indicar as principais fontes de informações e dados sobre o assunto tratado no podcast selecionado;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades em encontrar tais fontes, retome a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações, instigando-os a perceberem mais atentamente as características iniciais do áudio.

Materiais complementares:

Para acessar a lista para esta atividade, clique aqui.

Caso julgue necessário, a resolução da lista das fontes das informações utilizadas no podcast está disponível no próximo slide.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente quais são as fontes de informações utilizadas no podcast analisado aos alunos, conforme gabarito (disponível em Materiais complementares);
  • Escreva no quadro ou projete as respostas (conforme slide);
  • Aconselha-se executar alguns dos trechos selecionados do áudio (conforme tempo indicado no gabarito) à turma através de audição coletiva para ilustrar os tipos de informação utilizados;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados apresentados em seus cadernos.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito da lista para esta atividade, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes


Título da aula: 
A disposição das informações no gênero Podcast de divulgação científica.

Finalidade da aula: Conhecer o gênero podcast de divulgação científica através da audição de um exemplo de podcast e identificar as principais informações veiculadas a fim de verificar a relevância das informações utilizadas no texto.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.

Gênero: Podcasts de divulgação científica.

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.

Prática de linguagem: Leitura.

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP32, EF69LP33

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Identificação das principais informações e dificuldade em sintetizá-las.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes