13851
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A disposição das informações no gênero Podcast de divulgação científica.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre podcasts como divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie o podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma, pedindo que eles escutem os trechos destacados nas orientações. Em um áudio e por escrito, faça as questões referentes aos podcast (slide Introdução) e oriente que os alunos as respondam enviando um áudio no WhatsApp da turma, onde todos podem dialogar.

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que eles se organizem em grupos, criando um grupo de WhatsApp para que todos interajam por lá. Em um áudio, explique a atividade: cada grupo receberá uma lista com várias fontes de informação, que poderiam ou não ser utilizadas no podcast para apresentar o tema do episódio; em conjunto, eles deverão discutir e selecionar na lista as principais fontes de informação e dados relevantes, que poderiam ser usados sobre o assunto abordado no programa do podcast analisado.

Fechamento
Para fechar a aula, peça que um aluno de cada grupo faça a exposição do que concluíram na atividade anterior. Ao final, em um áudio, apresente quais são as fontes de informações utilizadas no podcast analisado aos alunos, conforme gabarito disponível em Materiais complementares (se possível, envie a eles o gabarito por escrito). Peça que todos os alunos copiem em seus cadernos os resultados encontrados e sistematizados.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, lendo os textos e os problematizando, de forma a engajar os filhos nas atividades remotas.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_08SQA02

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas