13851
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A disposição das informações no gênero Podcast de divulgação científica.

POR: Eduardo Diório Junior 18/02/2019
Código: LPO9_08SQA02

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre podcasts como divulgação científica

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Identificação das principais informações e dificuldade em sintetizá-las.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: verificar os tipos de informações científicas usadas nos podcasts, convidando-os a participarem da audição coletiva de um podcast de divulgação científica em sala de aula para perceberem como tais informações podem ser apresentadas neste gênero.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Aconselha-se executar o início do podcast, incluindo a introdução e as apresentações dos participantes (até 2 min e 15 seg) e, depois, pular para o início do episódio selecionado (de 4 min e 15 seg até 5 min e 25 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download dos áudios antecipadamente e grave-os em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas trechos do áudio com os alunos;
  • Convide os alunos a analisarem os trechos selecionados do áudio e a perceberem algumas características do gênero podcast, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Como o áudio começa?
  • Como as pessoas se apresentam?
  • Entenderam as “piadinhas” que cada um faz na sua apresentação? Quais as referências usadas nelas?
  • Que tipo de linguagem utilizam?
  • A que público se destina o programa?
  • Sobre qual tema trata o programa?
  • Quem são os envolvidos no programa? E os convidados?
  • Por que é importante que a convidada principal seja uma bióloga?
  • Depois de ouvir a todos, de maneira geral, convide-os a pensarem em quais tipos de informações, provavelmente, serão utilizadas no podcast para apresentar o tema do episódio.

Materiais complementares:

Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Caso julgue necessário, clique aqui para acessar um gabarito com as respostas para as perguntas orais deste momento.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas ou grupos;
  • Explique que cada dupla ou grupo receberá uma lista com várias possíveis fontes de informações que poderiam ou não ser utilizadas no podcast para apresentar o tema do episódio;
  • Entregue a lista das fontes (disponível em Materiais complementares) para cada dupla ou grupo;
  • Você também pode optar por projetar a lista ou escrevê-la no quadro para os alunos;
  • Solicite que discutam e selecionem as principais fontes de informações e dados relevantes que poderiam ser usados sobre o assunto abordado no programa do podcast analisado;
  • Explique que devem justificar as suas escolhas;
  • Circule entre as duplas ou grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
  • Espera-se que os alunos possam indicar as principais fontes de informações e dados sobre o assunto tratado no podcast selecionado;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades em encontrar tais fontes, retome a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações, instigando-os a perceberem mais atentamente as características iniciais do áudio.

Materiais complementares:

Para acessar a lista para esta atividade, clique aqui.

Caso julgue necessário, a resolução da lista das fontes das informações utilizadas no podcast está disponível no próximo slide.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente quais são as fontes de informações utilizadas no podcast analisado aos alunos, conforme gabarito (disponível em Materiais complementares);
  • Escreva no quadro ou projete as respostas (conforme slide);
  • Aconselha-se executar alguns dos trechos selecionados do áudio (conforme tempo indicado no gabarito) à turma através de audição coletiva para ilustrar os tipos de informação utilizados;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados apresentados em seus cadernos.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito da lista para esta atividade, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Identificação das principais informações e dificuldade em sintetizá-las.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: verificar os tipos de informações científicas usadas nos podcasts, convidando-os a participarem da audição coletiva de um podcast de divulgação científica em sala de aula para perceberem como tais informações podem ser apresentadas neste gênero.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Aconselha-se executar o início do podcast, incluindo a introdução e as apresentações dos participantes (até 2 min e 15 seg) e, depois, pular para o início do episódio selecionado (de 4 min e 15 seg até 5 min e 25 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download dos áudios antecipadamente e grave-os em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas trechos do áudio com os alunos;
  • Convide os alunos a analisarem os trechos selecionados do áudio e a perceberem algumas características do gênero podcast, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Como o áudio começa?
  • Como as pessoas se apresentam?
  • Entenderam as “piadinhas” que cada um faz na sua apresentação? Quais as referências usadas nelas?
  • Que tipo de linguagem utilizam?
  • A que público se destina o programa?
  • Sobre qual tema trata o programa?
  • Quem são os envolvidos no programa? E os convidados?
  • Por que é importante que a convidada principal seja uma bióloga?
  • Depois de ouvir a todos, de maneira geral, convide-os a pensarem em quais tipos de informações, provavelmente, serão utilizadas no podcast para apresentar o tema do episódio.

Materiais complementares:

Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Caso julgue necessário, clique aqui para acessar um gabarito com as respostas para as perguntas orais deste momento.

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas ou grupos;
  • Explique que cada dupla ou grupo receberá uma lista com várias possíveis fontes de informações que poderiam ou não ser utilizadas no podcast para apresentar o tema do episódio;
  • Entregue a lista das fontes (disponível em Materiais complementares) para cada dupla ou grupo;
  • Você também pode optar por projetar a lista ou escrevê-la no quadro para os alunos;
  • Solicite que discutam e selecionem as principais fontes de informações e dados relevantes que poderiam ser usados sobre o assunto abordado no programa do podcast analisado;
  • Explique que devem justificar as suas escolhas;
  • Circule entre as duplas ou grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
  • Espera-se que os alunos possam indicar as principais fontes de informações e dados sobre o assunto tratado no podcast selecionado;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades em encontrar tais fontes, retome a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações, instigando-os a perceberem mais atentamente as características iniciais do áudio.

Materiais complementares:

Para acessar a lista para esta atividade, clique aqui.

Caso julgue necessário, a resolução da lista das fontes das informações utilizadas no podcast está disponível no próximo slide.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente quais são as fontes de informações utilizadas no podcast analisado aos alunos, conforme gabarito (disponível em Materiais complementares);
  • Escreva no quadro ou projete as respostas (conforme slide);
  • Aconselha-se executar alguns dos trechos selecionados do áudio (conforme tempo indicado no gabarito) à turma através de audição coletiva para ilustrar os tipos de informação utilizados;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados apresentados em seus cadernos.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito da lista para esta atividade, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes


Título da aula: 
A disposição das informações no gênero Podcast de divulgação científica.

Finalidade da aula: Conhecer o gênero podcast de divulgação científica através da audição de um exemplo de podcast e identificar as principais informações veiculadas a fim de verificar a relevância das informações utilizadas no texto.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.

Gênero: Podcasts de divulgação científica.

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.

Prática de linguagem: Leitura.

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP32, EF69LP33

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Identificação das principais informações e dificuldade em sintetizá-las.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes