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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Montagem de uma parlenda a partir de suas sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre estabelecer relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Rolim De Moura Vilain

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula:Montagem de uma parlenda a partir de suas sílabas

Finalidade da aula:Estabelecer relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento:Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno estabeleça relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita.

 

Materiais necessários: cartas com as sílabas da parlenda “Minha mãe mandou” (acesse o arquivo aqui).

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos silábicos com valor sonoro poderão ter dificuldade em identificar as sílabas de algumas palavras. Os alunos silábicos sem valor sonoro, além da dificuldade mencionada, poderão não conseguir reconhecer que as palavras são segmentadas em sílabas. Os alunos pré-silábicos, por sua vez, poderão ter as dificuldades anteriores, somadas ao fato de não conseguirem reconhecer que a escrita representa os sons da fala. E os alunos silábico-alfabéticos poderão desconhecer a formação de algumas sílabas.

 

Referências sobre o assunto:

Livros:

  • “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais;
  • “Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética”, organizado por Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Telma Ferraz Leal (disponível neste link);
  • “Fala e escrita”, organizado por Luiz Antonio Marcuschi e Angela Paiva Dionísio (disponível neste link).

 

Artigos:

  • “Alfabetização: por que fazer agrupamentos produtivos?”, publicado no site da revista Gestão Escolar;
  • “Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente”, publicado no site da Nova Escola.

Código: LPO1_11ATS03

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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