13848
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica, incluindo o Podcast

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre textos de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Faça as seguintes perguntas: onde podemos encontrar a ciência em nosso dia a dia? Como ficamos sabendo do que acontece no mundo científico? Peça que os alunos respondam às questões e enviem as suas respostas em forma de áudio ou mensagem de texto, no grupo de WhatsApp da turma.

Introdução
Em um áudio ou vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos, criando um grupo de WhatsApp para realizar as atividades da aula de forma colaborativa. Envie aos grupos os textos dos materiais complementares (um gênero textual diferente para cada grupo) e o roteiro de análise dos textos, e peça que leiam os textos.

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, a orientação para que respondam ao roteiro dos textos da aula de forma colaborativa, com os colegas do grupo, analisando o gênero textual pelo qual o grupo ficou responsável. Oriente que os alunos do grupo criem um arquivo no Google Docs para irem sistematizando as suas respostas. Quando acabarem, peça que um aluno de cada grupo relate, por áudio, as respostas do grupo. No final, envie a eles um vídeo fazendo uma correção comentada, explicando as diferenças entres os gêneros estudados em sala. Por fim, envie para cada grupo (WhatsApp) o link do podcast disponível no segundo slide de Desenvolvimento e peça que eles reconheçam, escutando o podcast, algumas das características destacadas dos outros gêneros analisados.

Fechamento
Para fechar a aula, envie a tabela do slide de Fechamento aos alunos e, por meio de uma mensagem ou áudio, peça que, ainda em grupos, os alunos preencham a tabela assinalando as características evidenciadas no gênero podcast de divulgação científica. Peça que um aluno de cada grupo envie a todos da turma, pelo WhatsApp, as suas respostas. Ao final, em um áudio, sintetize o conceito de podcast a partir das considerações construídas pelos próprios alunos, fazendo-os compreender o gênero. Peça que todos os alunos copiem em seus cardernos os resultados encontrados e sistematizados na tabela.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, lendo os textos e os problematizando, de forma a engajar os filhos nas atividades remotas.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_08SQA01

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas