Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos, convidando-os a refletirem sobre a importância da ciência em nosso cotidiano e, sobretudo, sobre a importância do conhecimento científico na vida de todos, com perguntas orais para toda a sala como:
- Onde podemos encontrar a ciência em nosso dia a dia?
Espera-se que os alunos citem nos eletroeletrônicos dentro de casa, nas clínicas e hospitais, nos remédios e medicamentos, na alimentação, nas fábricas e indústrias, nos meios de transporte, nas comunicações e na própria escola.
- Será que a ciência influencia a nossa vida?
É esperado que a turma confirme a percepção de que há influência da ciência em nosso cotidiano.
- De que maneira isto acontece?
Devem perceber que os usos e aplicações de quase todas as recursos não naturais ao nosso redor são oriundas da ciência.
- Como ficamos sabendo o que acontece no mundo científico?
Espera-se que respondam que a divulgação é a maior responsável por isto.
- Vocês conhecem alguns meios de acesso às informações científicas?
Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.
- Que meios são estes?
Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.
- Vocês imaginam como as descobertas da ciência são divulgadas?
Os estudantes podem imaginar desde uma conversa entre os cientistas até entrevistas para jornalistas, por exemplo.
- Depois de ouvir a todos, de maneira geral, avise-os que será, justamente, sobre isto que tratará esta aula: os gêneros de divulgação científica.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em cinco grupos (Estações);
- Explique que cada estação receberá um texto diferente sobre divulgação científica e que os estudantes deverão ler, discutir e analisar o texto em grupo;
- Entregue um dos textos selecionados (disponíveis em Materiais complementares) para cada uma das estações;
- Entregue o roteiro para ajudar na análise (disponível em Materiais complementares) para cada uma das estações;
- Você também pode optar por projetar o roteiro ou escrevê-lo no quadro para os alunos seguirem as indicações;
- O gabarito contendo as possíveis e esperadas respostas encontradas pelos alunos na análise dos textos em cada estação também está disponível em Materiais complementares;
- Caso a escola não disponibilize internet, o professor pode fazer o download dos vídeos (Estação 4 e Estação 5) antecipadamente e gravá-los em diversos formatos para serem vistos em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.
Materiais complementares:
Para acessar os textos que serão entregues para cada estação, o roteiro com o encaminhamento e o gabarito, clique nos links abaixo:
- Estação 1 - Notícia
- Estação 2 - Artigo de divulgação científica
- Estação 3 - Reportagem
- Estação 4 - Reportagem na TV
- Estação 5 - Vídeo de divulgação científica
- Roteiro para trabalho nas estações
- Resolução do roteiro para trabalho nas estações
Para acessar a íntegra de alguns dos textos que serão trabalhados nesta aula, clique nos links abaixo:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que em cada estação os estudantes analisem o texto e discutam entre os integrantes do grupo as características que mais chamam a atenção no texto (conforme roteiro disponível em Materiais complementares, na Introdução).
- Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
- Peça que listem no caderno as características encontradas;
- Convide um dos integrantes de cada estação para apresentar as características encontradas pelo grupo aos demais;
- Escreva no quadro as características dos exemplos lidos pelos alunos, formando uma tabela (como sugerido no slide) com os resultados obtidos por cada estação;
- Espera-se que os alunos possam encontrar vários aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros;
- Se julgar necessário, há um gabarito para esta atividade (disponível em Materiais complementares);
- Caso os alunos apresentem dificuldades em encontrar algumas das características nos textos analisados, retome a leitura junto aos estudantes da turma, instigando-os a perceberem alguns aspectos durante a leitura, enfatizando a construção composicional e as marcas linguísticas;
- Instigue os grupos a perceberem se há características comuns a todos os textos analisados e destacá-las na tabela escrita no quadro;
- Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos, principalmente, as características comuns encontradas entre todos os gêneros analisados.
Materiais complementares:
Caso julgue necessário, clique aqui para acessar o gabarito desta atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente um podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
- Aconselha-se executar o início do podcast, incluindo a introdução e as apresentações dos participantes (até 1min e 20 seg) e, depois, pular para o trecho selecionado (de 9 min e 40 seg até 13 min e 35 seg);
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas trechos do áudio com os alunos;
- Instigue os estudantes a reconhecerem algumas das características destacadas dos outros gêneros analisados na tabela escrita no quadro com algumas características do gênero podcast, com perguntas orais para toda a sala como:
- Reconhecem algumas das características vistas nos outros textos no áudio que acabamos de ouvir?
(Espera-se que os alunos possam reconhecer características encontradas nos outros gêneros analisados nas estações e escritas na tabela no quadro durante a audição do podcast.)
- Que características são estas?
(É esperada a percepção de características como a introdução com dados do assunto tratado e exposição das informações; o uso de informações de natureza técnico/científica, com definições, descrições e exemplificações do assunto abordado; os indicativos de quanto, onde e com quem aconteceu o evento; se há uso de linguagem formal ou informal, pessoal ou impessoal, se há uso de 1ª ou 3ª pessoa, qual é o tempo verbal empregado e se há uso de citação (direta ou indireta); se é destinado a pessoas comuns ou a cientistas, a pessoas pertencentes à determinada classe socioeconômica, a determinado grau de escolaridade e a determinado grupo de interesse.)
- O que vocês acham que é diferente dos outros textos?
(Devem perceber, dentre as características destacadas nos demais gêneros analisados, quais são diferentes ou inexistentes no gênero podcast, como a presença de imagens e ilustrações na TV e no vídeo ou o uso de elementos sonoros diversos no áudio.)
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Escreva no quadro as características evidenciadas pelos alunos sobre o gênero podcast de divulgação científica, formando um complemento à tabela já existente (como sugerido no slide);
- Faça uma rápida apresentação sobre podcast, dando ênfase em suas facilidades de acesso, produção e difusão, por ser um gênero típico de internet:
- Informe do que esse gênero trata;
- Conte como esse gênero surgiu;
- Pergunte se alguém já conhecia esse gênero, se já tinham ouvido falar sobre ele.
- Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados e sistematizados na tabela em seus cadernos.
Materiais complementares:
Caso seja necessário, você pode pesquisar sobre o surgimento do podcast e suas características no blog “Dia do Podcast”, disponível em: <https://diadopodcast.com.br/blog/historia/>
Caso julgue necessário, a resolução da tabela anterior possui a síntese das informações sobre o podcast, você pode utilizar a mesma resolução para as duas tabelas.