Atividade para impressão - Estação 1
Estação 1
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Espera-se que os alunos citem nos eletroeletrônicos dentro de casa, nas clínicas e hospitais, nos remédios e medicamentos, na alimentação, nas fábricas e indústrias, nos meios de transporte, nas comunicações e na própria escola.
É esperado que a turma confirme a percepção de que há influência da ciência em nosso cotidiano.
Devem perceber que os usos e aplicações de quase todas as recursos não naturais ao nosso redor são oriundas da ciência.
Espera-se que respondam que a divulgação é a maior responsável por isto.
Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.
Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.
Os estudantes podem imaginar desde uma conversa entre os cientistas até entrevistas para jornalistas, por exemplo.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar os textos que serão entregues para cada estação, o roteiro com o encaminhamento e o gabarito, clique nos links abaixo:
Para acessar a íntegra de alguns dos textos que serão trabalhados nesta aula, clique nos links abaixo:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Caso julgue necessário, clique aqui para acessar o gabarito desta atividade.
Orientações:
(Espera-se que os alunos possam reconhecer características encontradas nos outros gêneros analisados nas estações e escritas na tabela no quadro durante a audição do podcast.)
(É esperada a percepção de características como a introdução com dados do assunto tratado e exposição das informações; o uso de informações de natureza técnico/científica, com definições, descrições e exemplificações do assunto abordado; os indicativos de quanto, onde e com quem aconteceu o evento; se há uso de linguagem formal ou informal, pessoal ou impessoal, se há uso de 1ª ou 3ª pessoa, qual é o tempo verbal empregado e se há uso de citação (direta ou indireta); se é destinado a pessoas comuns ou a cientistas, a pessoas pertencentes à determinada classe socioeconômica, a determinado grau de escolaridade e a determinado grupo de interesse.)
(Devem perceber, dentre as características destacadas nos demais gêneros analisados, quais são diferentes ou inexistentes no gênero podcast, como a presença de imagens e ilustrações na TV e no vídeo ou o uso de elementos sonoros diversos no áudio.)
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Caso seja necessário, você pode pesquisar sobre o surgimento do podcast e suas características no blog “Dia do Podcast”, disponível em: <https://diadopodcast.com.br/blog/historia/>
Caso julgue necessário, a resolução da tabela anterior possui a síntese das informações sobre o podcast, você pode utilizar a mesma resolução para as duas tabelas.
Atividade para impressão - Estação 1
Estação 1
Atividade para impressão - Estação 2
Estação 2
Atividade para impressão - Estação 3
Estação 3
Atividade para impressão - Roteiro
Roteiro para trabalho nas Estações
Resolução da atividade - Roteiro das estações
Gabarito do Roteiro para trabalho nas Estações
Resolução de atividade - Fechamento
Gabarito da Tabela de características dos Gêneros de divulgação científica
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Faça as seguintes perguntas: onde podemos encontrar a ciência em nosso dia a dia? Como ficamos sabendo do que acontece no mundo científico? Peça que os alunos respondam às questões e enviem as suas respostas em forma de áudio ou mensagem de texto, no grupo de WhatsApp da turma.
Introdução
Em um áudio ou vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos, criando um grupo de WhatsApp para realizar as atividades da aula de forma colaborativa. Envie aos grupos os textos dos materiais complementares (um gênero textual diferente para cada grupo) e o roteiro de análise dos textos, e peça que leiam os textos.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, a orientação para que respondam ao roteiro dos textos da aula de forma colaborativa, com os colegas do grupo, analisando o gênero textual pelo qual o grupo ficou responsável. Oriente que os alunos do grupo criem um arquivo no Google Docs para irem sistematizando as suas respostas. Quando acabarem, peça que um aluno de cada grupo relate, por áudio, as respostas do grupo. No final, envie a eles um vídeo fazendo uma correção comentada, explicando as diferenças entres os gêneros estudados em sala. Por fim, envie para cada grupo (WhatsApp) o link do podcast disponível no segundo slide de Desenvolvimento e peça que eles reconheçam, escutando o podcast, algumas das características destacadas dos outros gêneros analisados.
Fechamento
Para fechar a aula, envie a tabela do slide de Fechamento aos alunos e, por meio de uma mensagem ou áudio, peça que, ainda em grupos, os alunos preencham a tabela assinalando as características evidenciadas no gênero podcast de divulgação científica. Peça que um aluno de cada grupo envie a todos da turma, pelo WhatsApp, as suas respostas. Ao final, em um áudio, sintetize o conceito de podcast a partir das considerações construídas pelos próprios alunos, fazendo-os compreender o gênero. Peça que todos os alunos copiem em seus cardernos os resultados encontrados e sistematizados na tabela.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, lendo os textos e os problematizando, de forma a engajar os filhos nas atividades remotas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica, incluindo o Podcast
Finalidade da aula: Apresentar e discutir as formas mais comuns de vinculação de informações científicas a que os alunos têm acesso em seu cotidiano, considerando a comunidade em que vivem. Apresentar o gênero podcast de divulgação científica.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Podcasts de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: