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9º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano de aula - Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica, incluindo o Podcast

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre textos de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos, convidando-os a refletirem sobre a importância da ciência em nosso cotidiano e, sobretudo, sobre a importância do conhecimento científico na vida de todos, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Onde podemos encontrar a ciência em nosso dia a dia?

Espera-se que os alunos citem nos eletroeletrônicos dentro de casa, nas clínicas e hospitais, nos remédios e medicamentos, na alimentação, nas fábricas e indústrias, nos meios de transporte, nas comunicações e na própria escola.

  • Será que a ciência influencia a nossa vida?

É esperado que a turma confirme a percepção de que há influência da ciência em nosso cotidiano.

  • De que maneira isto acontece?

Devem perceber que os usos e aplicações de quase todas as recursos não naturais ao nosso redor são oriundas da ciência.

  • Como ficamos sabendo o que acontece no mundo científico?

Espera-se que respondam que a divulgação é a maior responsável por isto.

  • Vocês conhecem alguns meios de acesso às informações científicas?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Que meios são estes?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Vocês imaginam como as descobertas da ciência são divulgadas?

Os estudantes podem imaginar desde uma conversa entre os cientistas até entrevistas para jornalistas, por exemplo.

  • Depois de ouvir a todos, de maneira geral, avise-os que será, justamente, sobre isto que tratará esta aula: os gêneros de divulgação científica.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em cinco grupos (Estações);
  • Explique que cada estação receberá um texto diferente sobre divulgação científica e que os estudantes deverão ler, discutir e analisar o texto em grupo;
  • Entregue um dos textos selecionados (disponíveis em Materiais complementares) para cada uma das estações;
  • Entregue o roteiro para ajudar na análise (disponível em Materiais complementares) para cada uma das estações;
  • Você também pode optar por projetar o roteiro ou escrevê-lo no quadro para os alunos seguirem as indicações;
  • O gabarito contendo as possíveis e esperadas respostas encontradas pelos alunos na análise dos textos em cada estação também está disponível em Materiais complementares;
  • Caso a escola não disponibilize internet, o professor pode fazer o download dos vídeos (Estação 4 e Estação 5) antecipadamente e gravá-los em diversos formatos para serem vistos em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.

Materiais complementares:

Para acessar os textos que serão entregues para cada estação, o roteiro com o encaminhamento e o gabarito, clique nos links abaixo:

Para acessar a íntegra de alguns dos textos que serão trabalhados nesta aula, clique nos links abaixo:

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que em cada estação os estudantes analisem o texto e discutam entre os integrantes do grupo as características que mais chamam a atenção no texto (conforme roteiro disponível em Materiais complementares, na Introdução).
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Peça que listem no caderno as características encontradas;
  • Convide um dos integrantes de cada estação para apresentar as características encontradas pelo grupo aos demais;
  • Escreva no quadro as características dos exemplos lidos pelos alunos, formando uma tabela (como sugerido no slide) com os resultados obtidos por cada estação;
  • Espera-se que os alunos possam encontrar vários aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros;
  • Se julgar necessário, há um gabarito para esta atividade (disponível em Materiais complementares);
  • Caso os alunos apresentem dificuldades em encontrar algumas das características nos textos analisados, retome a leitura junto aos estudantes da turma, instigando-os a perceberem alguns aspectos durante a leitura, enfatizando a construção composicional e as marcas linguísticas;
  • Instigue os grupos a perceberem se há características comuns a todos os textos analisados e destacá-las na tabela escrita no quadro;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos, principalmente, as características comuns encontradas entre todos os gêneros analisados.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, clique aqui para acessar o gabarito desta atividade.

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Apresente um podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Aconselha-se executar o início do podcast, incluindo a introdução e as apresentações dos participantes (até 1min e 20 seg) e, depois, pular para o trecho selecionado (de 9 min e 40 seg até 13 min e 35 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas trechos do áudio com os alunos;
  • Instigue os estudantes a reconhecerem algumas das características destacadas dos outros gêneros analisados na tabela escrita no quadro com algumas características do gênero podcast, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Reconhecem algumas das características vistas nos outros textos no áudio que acabamos de ouvir?

(Espera-se que os alunos possam reconhecer características encontradas nos outros gêneros analisados nas estações e escritas na tabela no quadro durante a audição do podcast.)

  • Que características são estas?

(É esperada a percepção de características como a introdução com dados do assunto tratado e exposição das informações; o uso de informações de natureza técnico/científica, com definições, descrições e exemplificações do assunto abordado; os indicativos de quanto, onde e com quem aconteceu o evento; se há uso de linguagem formal ou informal, pessoal ou impessoal, se há uso de 1ª ou 3ª pessoa, qual é o tempo verbal empregado e se há uso de citação (direta ou indireta); se é destinado a pessoas comuns ou a cientistas, a pessoas pertencentes à determinada classe socioeconômica, a determinado grau de escolaridade e a determinado grupo de interesse.)

  • O que vocês acham que é diferente dos outros textos?

(Devem perceber, dentre as características destacadas nos demais gêneros analisados, quais são diferentes ou inexistentes no gênero podcast, como a presença de imagens e ilustrações na TV e no vídeo ou o uso de elementos sonoros diversos no áudio.)

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro as características evidenciadas pelos alunos sobre o gênero podcast de divulgação científica, formando um complemento à tabela já existente (como sugerido no slide);
  • Faça uma rápida apresentação sobre podcast, dando ênfase em suas facilidades de acesso, produção e difusão, por ser um gênero típico de internet:
  • Informe do que esse gênero trata;
  • Conte como esse gênero surgiu;
  • Pergunte se alguém já conhecia esse gênero, se já tinham ouvido falar sobre ele.
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados e sistematizados na tabela em seus cadernos.

Materiais complementares:

Caso seja necessário, você pode pesquisar sobre o surgimento do podcast e suas características no blog “Dia do Podcast”, disponível em: <https://diadopodcast.com.br/blog/historia/>

Caso julgue necessário, a resolução da tabela anterior possui a síntese das informações sobre o podcast, você pode utilizar a mesma resolução para as duas tabelas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos, convidando-os a refletirem sobre a importância da ciência em nosso cotidiano e, sobretudo, sobre a importância do conhecimento científico na vida de todos, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Onde podemos encontrar a ciência em nosso dia a dia?

Espera-se que os alunos citem nos eletroeletrônicos dentro de casa, nas clínicas e hospitais, nos remédios e medicamentos, na alimentação, nas fábricas e indústrias, nos meios de transporte, nas comunicações e na própria escola.

  • Será que a ciência influencia a nossa vida?

É esperado que a turma confirme a percepção de que há influência da ciência em nosso cotidiano.

  • De que maneira isto acontece?

Devem perceber que os usos e aplicações de quase todas as recursos não naturais ao nosso redor são oriundas da ciência.

  • Como ficamos sabendo o que acontece no mundo científico?

Espera-se que respondam que a divulgação é a maior responsável por isto.

  • Vocês conhecem alguns meios de acesso às informações científicas?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Que meios são estes?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Vocês imaginam como as descobertas da ciência são divulgadas?

Os estudantes podem imaginar desde uma conversa entre os cientistas até entrevistas para jornalistas, por exemplo.

  • Depois de ouvir a todos, de maneira geral, avise-os que será, justamente, sobre isto que tratará esta aula: os gêneros de divulgação científica.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em cinco grupos (Estações);
  • Explique que cada estação receberá um texto diferente sobre divulgação científica e que os estudantes deverão ler, discutir e analisar o texto em grupo;
  • Entregue um dos textos selecionados (disponíveis em Materiais complementares) para cada uma das estações;
  • Entregue o roteiro para ajudar na análise (disponível em Materiais complementares) para cada uma das estações;
  • Você também pode optar por projetar o roteiro ou escrevê-lo no quadro para os alunos seguirem as indicações;
  • O gabarito contendo as possíveis e esperadas respostas encontradas pelos alunos na análise dos textos em cada estação também está disponível em Materiais complementares;
  • Caso a escola não disponibilize internet, o professor pode fazer o download dos vídeos (Estação 4 e Estação 5) antecipadamente e gravá-los em diversos formatos para serem vistos em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.

Materiais complementares:

Para acessar os textos que serão entregues para cada estação, o roteiro com o encaminhamento e o gabarito, clique nos links abaixo:

Para acessar a íntegra de alguns dos textos que serão trabalhados nesta aula, clique nos links abaixo:

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que em cada estação os estudantes analisem o texto e discutam entre os integrantes do grupo as características que mais chamam a atenção no texto (conforme roteiro disponível em Materiais complementares, na Introdução).
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Peça que listem no caderno as características encontradas;
  • Convide um dos integrantes de cada estação para apresentar as características encontradas pelo grupo aos demais;
  • Escreva no quadro as características dos exemplos lidos pelos alunos, formando uma tabela (como sugerido no slide) com os resultados obtidos por cada estação;
  • Espera-se que os alunos possam encontrar vários aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros;
  • Se julgar necessário, há um gabarito para esta atividade (disponível em Materiais complementares);
  • Caso os alunos apresentem dificuldades em encontrar algumas das características nos textos analisados, retome a leitura junto aos estudantes da turma, instigando-os a perceberem alguns aspectos durante a leitura, enfatizando a construção composicional e as marcas linguísticas;
  • Instigue os grupos a perceberem se há características comuns a todos os textos analisados e destacá-las na tabela escrita no quadro;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos, principalmente, as características comuns encontradas entre todos os gêneros analisados.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, clique aqui para acessar o gabarito desta atividade.

Orientações:

  • Apresente um podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Aconselha-se executar o início do podcast, incluindo a introdução e as apresentações dos participantes (até 1min e 20 seg) e, depois, pular para o trecho selecionado (de 9 min e 40 seg até 13 min e 35 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas trechos do áudio com os alunos;
  • Instigue os estudantes a reconhecerem algumas das características destacadas dos outros gêneros analisados na tabela escrita no quadro com algumas características do gênero podcast, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Reconhecem algumas das características vistas nos outros textos no áudio que acabamos de ouvir?

(Espera-se que os alunos possam reconhecer características encontradas nos outros gêneros analisados nas estações e escritas na tabela no quadro durante a audição do podcast.)

  • Que características são estas?

(É esperada a percepção de características como a introdução com dados do assunto tratado e exposição das informações; o uso de informações de natureza técnico/científica, com definições, descrições e exemplificações do assunto abordado; os indicativos de quanto, onde e com quem aconteceu o evento; se há uso de linguagem formal ou informal, pessoal ou impessoal, se há uso de 1ª ou 3ª pessoa, qual é o tempo verbal empregado e se há uso de citação (direta ou indireta); se é destinado a pessoas comuns ou a cientistas, a pessoas pertencentes à determinada classe socioeconômica, a determinado grau de escolaridade e a determinado grupo de interesse.)

  • O que vocês acham que é diferente dos outros textos?

(Devem perceber, dentre as características destacadas nos demais gêneros analisados, quais são diferentes ou inexistentes no gênero podcast, como a presença de imagens e ilustrações na TV e no vídeo ou o uso de elementos sonoros diversos no áudio.)

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro as características evidenciadas pelos alunos sobre o gênero podcast de divulgação científica, formando um complemento à tabela já existente (como sugerido no slide);
  • Faça uma rápida apresentação sobre podcast, dando ênfase em suas facilidades de acesso, produção e difusão, por ser um gênero típico de internet:
  • Informe do que esse gênero trata;
  • Conte como esse gênero surgiu;
  • Pergunte se alguém já conhecia esse gênero, se já tinham ouvido falar sobre ele.
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados e sistematizados na tabela em seus cadernos.

Materiais complementares:

Caso seja necessário, você pode pesquisar sobre o surgimento do podcast e suas características no blog “Dia do Podcast”, disponível em: <https://diadopodcast.com.br/blog/historia/>

Caso julgue necessário, a resolução da tabela anterior possui a síntese das informações sobre o podcast, você pode utilizar a mesma resolução para as duas tabelas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes


Título da aula: 
Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica, incluindo o Podcast

Finalidade da aula: Apresentar e discutir as formas mais comuns de vinculação de informações científicas a que os alunos têm acesso em seu cotidiano, considerando a comunidade em que vivem. Apresentar o gênero podcast de divulgação científica.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Podcasts de divulgação científica

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>


Código: LPO9_08SQA01

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


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