13848
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica, incluindo o Podcast

POR: Eduardo Diório Junior 27/11/2018
Código: LPO9_08SQA01

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre textos de divulgação científica

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos, convidando-os a refletirem sobre a importância da ciência em nosso cotidiano e, sobretudo, sobre a importância do conhecimento científico na vida de todos, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Onde podemos encontrar a ciência em nosso dia a dia?

Espera-se que os alunos citem nos eletroeletrônicos dentro de casa, nas clínicas e hospitais, nos remédios e medicamentos, na alimentação, nas fábricas e indústrias, nos meios de transporte, nas comunicações e na própria escola.

  • Será que a ciência influencia a nossa vida?

É esperado que a turma confirme a percepção de que há influência da ciência em nosso cotidiano.

  • De que maneira isto acontece?

Devem perceber que os usos e aplicações de quase todas as recursos não naturais ao nosso redor são oriundas da ciência.

  • Como ficamos sabendo o que acontece no mundo científico?

Espera-se que respondam que a divulgação é a maior responsável por isto.

  • Vocês conhecem alguns meios de acesso às informações científicas?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Que meios são estes?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Vocês imaginam como as descobertas da ciência são divulgadas?

Os estudantes podem imaginar desde uma conversa entre os cientistas até entrevistas para jornalistas, por exemplo.

  • Depois de ouvir a todos, de maneira geral, avise-os que será, justamente, sobre isto que tratará esta aula: os gêneros de divulgação científica.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em cinco grupos (Estações);
  • Explique que cada estação receberá um texto diferente sobre divulgação científica e que os estudantes deverão ler, discutir e analisar o texto em grupo;
  • Entregue um dos textos selecionados (disponíveis em Materiais complementares) para cada uma das estações;
  • Entregue o roteiro para ajudar na análise (disponível em Materiais complementares) para cada uma das estações;
  • Você também pode optar por projetar o roteiro ou escrevê-lo no quadro para os alunos seguirem as indicações;
  • O gabarito contendo as possíveis e esperadas respostas encontradas pelos alunos na análise dos textos em cada estação também está disponível em Materiais complementares;
  • Caso a escola não disponibilize internet, o professor pode fazer o download dos vídeos (Estação 4 e Estação 5) antecipadamente e gravá-los em diversos formatos para serem vistos em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.

Materiais complementares:

Para acessar os textos que serão entregues para cada estação, o roteiro com o encaminhamento e o gabarito, clique nos links abaixo:

Para acessar a íntegra de alguns dos textos que serão trabalhados nesta aula, clique nos links abaixo:

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que em cada estação os estudantes analisem o texto e discutam entre os integrantes do grupo as características que mais chamam a atenção no texto (conforme roteiro disponível em Materiais complementares, na Introdução).
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Peça que listem no caderno as características encontradas;
  • Convide um dos integrantes de cada estação para apresentar as características encontradas pelo grupo aos demais;
  • Escreva no quadro as características dos exemplos lidos pelos alunos, formando uma tabela (como sugerido no slide) com os resultados obtidos por cada estação;
  • Espera-se que os alunos possam encontrar vários aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros;
  • Se julgar necessário, há um gabarito para esta atividade (disponível em Materiais complementares);
  • Caso os alunos apresentem dificuldades em encontrar algumas das características nos textos analisados, retome a leitura junto aos estudantes da turma, instigando-os a perceberem alguns aspectos durante a leitura, enfatizando a construção composicional e as marcas linguísticas;
  • Instigue os grupos a perceberem se há características comuns a todos os textos analisados e destacá-las na tabela escrita no quadro;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos, principalmente, as características comuns encontradas entre todos os gêneros analisados.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, clique aqui para acessar o gabarito desta atividade.

Orientações:

  • Apresente um podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma através de audição coletiva;
  • Aconselha-se executar o início do podcast, incluindo a introdução e as apresentações dos participantes (até 1min e 20 seg) e, depois, pular para o trecho selecionado (de 9 min e 40 seg até 13 min e 35 seg);
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas trechos do áudio com os alunos;
  • Instigue os estudantes a reconhecerem algumas das características destacadas dos outros gêneros analisados na tabela escrita no quadro com algumas características do gênero podcast, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Reconhecem algumas das características vistas nos outros textos no áudio que acabamos de ouvir?

(Espera-se que os alunos possam reconhecer características encontradas nos outros gêneros analisados nas estações e escritas na tabela no quadro durante a audição do podcast.)

  • Que características são estas?

(É esperada a percepção de características como a introdução com dados do assunto tratado e exposição das informações; o uso de informações de natureza técnico/científica, com definições, descrições e exemplificações do assunto abordado; os indicativos de quanto, onde e com quem aconteceu o evento; se há uso de linguagem formal ou informal, pessoal ou impessoal, se há uso de 1ª ou 3ª pessoa, qual é o tempo verbal empregado e se há uso de citação (direta ou indireta); se é destinado a pessoas comuns ou a cientistas, a pessoas pertencentes à determinada classe socioeconômica, a determinado grau de escolaridade e a determinado grupo de interesse.)

  • O que vocês acham que é diferente dos outros textos?

(Devem perceber, dentre as características destacadas nos demais gêneros analisados, quais são diferentes ou inexistentes no gênero podcast, como a presença de imagens e ilustrações na TV e no vídeo ou o uso de elementos sonoros diversos no áudio.)

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro as características evidenciadas pelos alunos sobre o gênero podcast de divulgação científica, formando um complemento à tabela já existente (como sugerido no slide);
  • Faça uma rápida apresentação sobre podcast, dando ênfase em suas facilidades de acesso, produção e difusão, por ser um gênero típico de internet:
  • Informe do que esse gênero trata;
  • Conte como esse gênero surgiu;
  • Pergunte se alguém já conhecia esse gênero, se já tinham ouvido falar sobre ele.
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados e sistematizados na tabela em seus cadernos.

Materiais complementares:

Caso seja necessário, você pode pesquisar sobre o surgimento do podcast e suas características no blog “Dia do Podcast”, disponível em: <https://diadopodcast.com.br/blog/historia/>

Caso julgue necessário, a resolução da tabela anterior possui a síntese das informações sobre o podcast, você pode utilizar a mesma resolução para as duas tabelas.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes


Título da aula: 
Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica, incluindo o Podcast

Finalidade da aula: Apresentar e discutir as formas mais comuns de vinculação de informações científicas a que os alunos têm acesso em seu cotidiano, considerando a comunidade em que vivem. Apresentar o gênero podcast de divulgação científica.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Podcasts de divulgação científica

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes