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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Composição de palavras a partir de sílabas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre compor o nome dos animais usando as sílabas fornecidas, desenvolvendo a consciência de que as palavras são segmentadas em sílabas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Rolim De Moura Vilain

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor:  Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula:Composição de palavras a partir de sílabas.

Finalidade da aula:Compor o nome dos animais usando as sílabas fornecidas, desenvolvendo a consciência de que as palavras são segmentadas em sílabas.Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento:Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno estabeleça relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita.

 

Materiais necessários:

  • Um envelope para cada dupla de alunos;
  • Um conjunto de sílabas para cada dupla compor o nome dos animais (acesse o arquivo das sílabas aqui);
  • Caso deseje mostrar as imagens dos animais em cartões para os alunos, imprima os cartões aqui (se preferir, pode apenas mostrar os slides e, nesse caso, não é preciso imprimir);
  • Atividade de fechamento: cruzadinha horizontal de sílabas (acesse o arquivo neste link).

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos silábicos com valor sonoro poderão ter dificuldade em identificar as sílabas de algumas palavras. Os alunos silábicos sem valor sonoro, além da dificuldade mencionada, poderão não conseguir reconhecer que as palavras são segmentadas em sílabas. Os alunos pré-silábicos, por sua vez, poderão ter as dificuldades anteriores, somadas ao fato de não conseguirem reconhecer que a escrita representa os sons da fala. E os alunos silábico-alfabéticos poderão desconhecer a formação de algumas sílabas.

 

Referências sobre o assunto:

Livros:

MORAIS, ARTUR GOMES DE ; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI ALVES . Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INE, 2016.

MORAIS, A. G. . Sistema de Escrita Alfabética. 1. ed. Sáo Paulo: Melhoramentos, 2012.

“Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética”, organizado por Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Telma Ferraz Leal (disponível neste link).

- “Jogos de alfabetização”, organizado por Ana Carolina Perrusi Alves Brandão e outros (disponível neste link).

Artigo:

  • “Parceiros em ação na alfabetização”, publicado no site da Nova Escola (acesse neste link)

Código: LPO1_11ATS02

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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