13845
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A linguagem persuasiva nas propagandas em vídeo

POR: Janes Santos Silva 27/11/2018
Código: LPO9_09SQA02

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF89LP07) Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros.

(EF69LP04) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre a persuasão em propagandas em vídeo

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Notebook, projetor multimídia e tela, fita adesiva. Caso não tenha acesso a esses equipamentos, pode utilizar o quadro ou cartazes.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: identificação dos elementos de persuasão nas propagandas em formato de vídeo.

Referências sobre o assunto:

PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Nessa aula é esperado que os alunos já tenham compreendido a diferença entre publicidade e propaganda, apresentada na aula anterior (aula 1 de 15).
  • Relembre brevemente as características do gênero propaganda que o diferenciam de publicidade, como por exemplo que a propaganda é voltada para divulgar ideias e a publicidade para vender produtos.
  • Diga-lhes que, nesta aula, eles poderão conhecer mais algumas características da propaganda e de seu contexto de produção.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre como os meios de comunicação têm sido impactados pelo avanço tecnológico e como isto possibilitou a ampliação da forma de nos comunicarmos, criando, inclusive, novas formas de comunicação, como o e-mail, o blog, o whatsapp etc. Questione os alunos sobre quais mídias sociais eles costumam utilizar e como a propaganda pode aparecer nessas mídias.
  • Comente com os alunos que há vários meios de circulação ou suportes em que a propaganda pode ser veiculada. Peça que eles citem alguns, tanto os mais tradicionais quanto os mais atuais. Espera-se que eles respondam que as propagandas podem aparecer em revistas, jornais, rádios, cartazes, folders, folhetos, televisão, internet etc
  • Para instigá-los, pergunte oralmente para a turma:

a. Em geral, as pessoas estão mais propensas a ler um texto ou a assistir a um vídeo?

b. Na sua opinião, qual seria o meio de divulgação mais eficaz para chamar atenção dos jovens hoje em dia, revista, rádio, televisão ou youtube?

c. Qual a importância que a linguagem em vídeo tem atualmente?

  • Dê oportunidade para que alguns alunos apresentem suas respostas oralmente.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de resposta das questões apresentadas.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Para entender melhor como as imagens em movimento funcionam em favor da persuasão na propaganda, convide os alunos a assistirem ao vídeo da campanha de doação de sangue produzido pelo Ministério da Saúde.
  • Peça que os alunos se organizem em duplas ou trios e distribua para cada grupo uma cópia da atividade 1 e dê tempo suficiente (cerca de 25 minutos) para que os alunos debatam em grupo e respondam às questões propostas na atividade 1.
  • Circule entre os grupos para orientar as atividades, caso necessário esclareça os significados das perguntas, garantindo o acompanhamento aos estudantes, especialmente se houver algum que precise de mais atenção.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar a atividade 1.

Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas da atividade 1.

Para acessar o vídeo da propaganda, clique aqui.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Depois que os grupos terminarem de responder, peça que cada dupla ou trio responda em voz alta uma das questões da atividade 1 e apresente a sua ideia para a construção da propaganda.
  • Estimule os demais alunos a comentarem as respostas dos colegas e compararem com o que cada grupo escreveu. Se necessário, eles podem sugerir alterações, ajustes ou complementos ao que foi dito.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A linguagem persuasiva nas propagandas em vídeo

Finalidade da aula: Analisar propagandas em vídeo e observar a relação entre imagens em movimento e persuasão a fim de ler e interpretar os elementos de produção em peças publicitárias.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Propaganda

Objeto(s) do conhecimento: Efeitos de sentido / Efeitos de sentido. Exploração da multissemiose

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP04, EF89LP07


Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Notebook, projetor multimídia e tela, fita adesiva. Caso não tenha acesso a esses equipamentos, pode utilizar o quadro ou cartazes.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal  divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.  

Dificuldades antecipadas: identificação dos elementos de persuasão nas propagandas em formato de vídeo.

Referências sobre o assunto:

PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 02

A linguagem persuasiva nas propagandas em vídeo

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes