13843
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Vlog como corpus para identificação de estrangeirismos incorporados ao léxico da língua portuguesa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre vlog como demonstração de estrangeirismos incorporados no léxico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Vlog como corpus para identificação de estrangeirismos incorporados ao léxico da língua portuguesa.

Finalidade da aula: Analisar, no gênero vlog, marcas de aportuguesamento e empréstimo de estrangeirismos.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Variedade linguística

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF09LP12

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: O professor precisará de equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Stalkear Não É Legal! no YouTube; e cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem ser resistentes em compreender que algumas palavras comuns na fala do brasileiro sejam estrangeirismos.
  • Alguns alunos podem ainda apresentar certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras que tenham sofrido “adaptação” a nossa fala/ortografia.
  • Os alunos podem, ainda, ter dificuldades em compreender o processo de derivação que os estrangeirismos sofrem ao serem incorporados ao léxico da língua portuguesa.

Referências sobre o assunto:

- ARCARI, V. D.; COLAÇO, S. F.. "Os estrangeirismos na linguagem do cotidiano". Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/osestrangeirismos.rtf

- CORUJA, P.. “Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário”. In: Comunicologia: Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília.  V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128

- FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno das línguas. São

Paulo: Parábola, 2001.

- FURTADO, S. R.. Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14502/1/Suzana%20Ramalho%20Furtado.pdf.

- LIMA, F.; LUNA, R.P. Pensando o vlog como gênero textual aplicado ao ensino. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais - III SINALGE, 2012, Campina Grande. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 638-649.

- OLIVEIRA, A. M.. O estrangeirismo. Monografia disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/o-estrangeirismo

- SOUSA, G. M. R. de. "O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula". SINALGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf

- https://tecnoblog.net/75082/tweet-significado-dicionario/


Código: LPO9_10ATS03

(EF09LP12) Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas