13843
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Vlog como corpus para identificação de estrangeirismos incorporados ao léxico da língua portuguesa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre vlog como demonstração de estrangeirismos incorporados no léxico

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: O professor precisará de equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Stalkear Não É Legal! no YouTube; e cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem ser resistentes em compreender que algumas palavras comuns na fala do brasileiro sejam estrangeirismos.
  • Alguns alunos podem ainda apresentar certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras que tenham sofrido “adaptação” a nossa fala/ortografia.
  • Os alunos podem, ainda, ter dificuldades em compreender o processo de derivação que os estrangeirismos sofrem ao serem incorporados ao léxico da língua portuguesa.

Referências sobre o assunto:

- ARCARI, V. D.; COLAÇO, S. F.. "Os estrangeirismos na linguagem do cotidiano". Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/osestrangeirismos.rtf

- CORUJA, P.. “Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário”. In: Comunicologia: Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128

- FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno das línguas. São

Paulo: Parábola, 2001.

- FURTADO, S. R.. Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14502/1/Suzana%20Ramalho%20Furtado.pdf.

- LIMA, F.; LUNA, R.P. Pensando o vlog como gênero textual aplicado ao ensino. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais - III SINALGE, 2012, Campina Grande. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 638-649.

- OLIVEIRA, A. M.. O estrangeirismo. Monografia disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/o-estrangeirismo

- SOUSA, G. M. R. de. "O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula". SINALGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf

- https://tecnoblog.net/75082/tweet-significado-dicionario/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Fale para a turma a proposta da aula do dia: revisar o conceito de estrangeirismo e observar como ele se comporta quando incorporado ao idioma.
  • Organize a turma em duplas para a realização da atividade.
  • Informe que, nesta aula, eles irão assistir a um vlog e responder a uma atividade sobre ele. Nesse momento, é importante não se prolongar em muitas explicações porque isso pode baixar a expectativa do aluno.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Lance os questionamentos do slide para a turma, um por vez.
  • Deixe que os alunos respondam e comentem livremente.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem a origem das palavras em negrito e se costumam utilizá-las. Espera-se que os alunos digam que as palavras têm origem no idioma inglês. Espera-se também que estejam familiarizados com essas expressões.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Perguntem aos alunos se conhecem Luisa Clasen ou se conhecem o canal Lully de verdade.
  • Fale um pouco sobre a youtuber e sobre seu canal.
  • Questione os alunos sobre os vlogs que têm o hábito de acompanhar (ou se não conhecem esse gênero). Espera-se que os alunos estejam familiarizados com o gênero, por ser muito popular entre os jovens e consigam listar alguns canais aos quais gostam de assistir.
  • Entregue aos alunos uma cópia da atividade.
  • Exiba o vlog aos alunos e peça que o assistam atentamente.
  • Comente brevemente o conteúdo do vlog.
  • Peça que os alunos respondam às questões propostas, em duplas. Se for necessário, exiba novamente o vlog.

Materiais complementares: Para saber mais sobre Luisa Clasen, clique aqui. Para saber mais sobre o gênero vlog, clique aqui. Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar o vlog “Stalkear Não É Legal!”, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Socialize as respostas dos alunos.
  • Comente o processo de derivação que as palavras listadas no slide sofrem no discurso da youtuber. Nesse momento, comente que o acréscimo do sufixo verbal -AR é mais comum que dos demais sufixos. Não esqueça de mencionar os sufixos adjetivadores.

Materiais complementares: Para acessar as sugestões de resposta da atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Comente sobre outras palavras estrangeiras que já foram incorporadas ao léxico do português.

Materiais complementares: Para saber um pouco mais sobre o aportuguesamento da expressão “tweet” e sobre como se dá o processo de dicionarização de palavras estrangeiras, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: O professor precisará de equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Stalkear Não É Legal! no YouTube; e cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem ser resistentes em compreender que algumas palavras comuns na fala do brasileiro sejam estrangeirismos.
  • Alguns alunos podem ainda apresentar certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras que tenham sofrido “adaptação” a nossa fala/ortografia.
  • Os alunos podem, ainda, ter dificuldades em compreender o processo de derivação que os estrangeirismos sofrem ao serem incorporados ao léxico da língua portuguesa.

Referências sobre o assunto:

- ARCARI, V. D.; COLAÇO, S. F.. "Os estrangeirismos na linguagem do cotidiano". Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/osestrangeirismos.rtf

- CORUJA, P.. “Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário”. In: Comunicologia: Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128

- FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno das línguas. São

Paulo: Parábola, 2001.

- FURTADO, S. R.. Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14502/1/Suzana%20Ramalho%20Furtado.pdf.

- LIMA, F.; LUNA, R.P. Pensando o vlog como gênero textual aplicado ao ensino. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais - III SINALGE, 2012, Campina Grande. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 638-649.

- OLIVEIRA, A. M.. O estrangeirismo. Monografia disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/o-estrangeirismo

- SOUSA, G. M. R. de. "O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula". SINALGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf

- https://tecnoblog.net/75082/tweet-significado-dicionario/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Fale para a turma a proposta da aula do dia: revisar o conceito de estrangeirismo e observar como ele se comporta quando incorporado ao idioma.
  • Organize a turma em duplas para a realização da atividade.
  • Informe que, nesta aula, eles irão assistir a um vlog e responder a uma atividade sobre ele. Nesse momento, é importante não se prolongar em muitas explicações porque isso pode baixar a expectativa do aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Lance os questionamentos do slide para a turma, um por vez.
  • Deixe que os alunos respondam e comentem livremente.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem a origem das palavras em negrito e se costumam utilizá-las. Espera-se que os alunos digam que as palavras têm origem no idioma inglês. Espera-se também que estejam familiarizados com essas expressões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Perguntem aos alunos se conhecem Luisa Clasen ou se conhecem o canal Lully de verdade.
  • Fale um pouco sobre a youtuber e sobre seu canal.
  • Questione os alunos sobre os vlogs que têm o hábito de acompanhar (ou se não conhecem esse gênero). Espera-se que os alunos estejam familiarizados com o gênero, por ser muito popular entre os jovens e consigam listar alguns canais aos quais gostam de assistir.
  • Entregue aos alunos uma cópia da atividade.
  • Exiba o vlog aos alunos e peça que o assistam atentamente.
  • Comente brevemente o conteúdo do vlog.
  • Peça que os alunos respondam às questões propostas, em duplas. Se for necessário, exiba novamente o vlog.

Materiais complementares: Para saber mais sobre Luisa Clasen, clique aqui. Para saber mais sobre o gênero vlog, clique aqui. Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar o vlog “Stalkear Não É Legal!”, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Socialize as respostas dos alunos.
  • Comente o processo de derivação que as palavras listadas no slide sofrem no discurso da youtuber. Nesse momento, comente que o acréscimo do sufixo verbal -AR é mais comum que dos demais sufixos. Não esqueça de mencionar os sufixos adjetivadores.

Materiais complementares: Para acessar as sugestões de resposta da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Comente sobre outras palavras estrangeiras que já foram incorporadas ao léxico do português.

Materiais complementares: Para saber um pouco mais sobre o aportuguesamento da expressão “tweet” e sobre como se dá o processo de dicionarização de palavras estrangeiras, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano