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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Bingo de sílabas iniciais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre relacionar elementos sonoros (sílaba oral inicial) à respectiva escrita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Rolim De Moura Vilain

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Bingo de sílabas iniciais

Finalidade da aula:Por meio do jogo do bingo, relacionar elementos sonoros (sílaba oral inicial) à respectiva escrita Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento:Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno estabeleça relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita.

 

Materiais necessários:

  • cartelas de bingo - uma para cada dupla de alunos;
  • fichas com palavras;
  • envelope para guardar as fichas;
  • marcadores para o bingo (podem ser bolinhas de papel, pedrinhas, tampinhas etc.);
  • atividade complementar para preencher a sílaba inicial de palavras.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos silábicos com valor sonoro poderão ter dificuldade em identificar as sílabas de algumas palavras. Os alunos silábicos sem valor sonoro, além da dificuldade mencionada, poderão não conseguir reconhecer que as palavras são segmentadas em sílabas. Os alunos pré-silábicos, por sua vez, poderão ter as dificuldades anteriores, somadas ao fato de não conseguirem reconhecer que a escrita representa os sons da fala.

 

Referências sobre o assunto:

Livros:

  • “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
  • “Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética”, organizado por Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Telma Ferraz Leal.
  • “Jogos de alfabetização”, organizado por Ana Carolina Perrusi Alves Brandão e outros.
  • “Guia teórico do alfabetizador”, de Miriam Lemle
  • “Guia prático do alfabetizador”, de Marlene Carvalho
  • “Consciência fonológica em crianças pequenas”, de Marilyn Jager Adams

Artigo:

  • “Parceiros em ação na alfabetização”, publicado no site da Nova Escola 

Código: LPO1_11ATS01

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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