Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de relacionar os elementos sonoros [sílabas orais] com sua respectiva escrita.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada e compartilhamento de tela, como Google Meets ou Hangouts;
Jogo sugerido para este plano adaptado:
* Dominó das sílabas (disponível aqui).
Introdução
Quem já jogou bingo? Converse pelo WhatsApp com seus alunos sobre bingo, como se joga, como se faz para ganhar etc. Explique que, quando voltarem para a escola, terão a oportunidade de jogar com os colegas, no entanto, nesta aula em vez de bingo vão jogar um dominó, de forma online, cada um na sua casa. Explore o que sabem sobre o jogo de dominó, ressaltando que será um dominó de letras. Se achar interessante, baixe os arquivos para impressão: as cartelas de bingo (disponíveis aqui) e as fichas de palavras (disponíveis aqui), para utilizar nas aulas presenciais.
Desenvolvimento
Assim como no plano original, a ideia do jogo é identificar a parte inicial das palavras relacionando-as com as imagens, arrastando as peças de dominó para os lugares indicados. Encaminhe o link do jogo aos alunos, disponível aqui, e explique como jogá-lo.
Fechamento
Agende um horário para conversar através de videochamada sobre o que acharam do jogo e baixe com antecedência as imagens de alguns animais, disponíveis aqui, compartilhando a tela. Desafie-os a falar qual é a sílaba inicial e se há alguém na turma cujo nome se inicia com a mesma sílaba.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente e horário adequados para que a criança acesse o jogo de dominó e acompanhe a realização do mesmo, auxiliando quando for preciso e incentivando os acertos.
Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato
Código: LPO1_11ATS01
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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