13841
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Traduzindo os estrangeirismos no gênero vlog

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre tradução de estrangeirismos nos vlogs

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: O professor precisará de equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Stalkear Não É Legal! no YouTube; computador (laboratório de informática) ou dicionários de inglês; e cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem apresentar certa dificuldade em associar a escolha lexical à construção do discurso.
  • Podem não compreender o que se pede quando se fala em “efeito de sentido”.
  • Podem, ainda, apresentar dificuldade em usar o celular/computador como ferramenta pedagógica, devido ao constante uso desses equipamentos como ferramenta de lazer.

Referências sobre o assunto:

- ARCARI, V. D.; COLAÇO, S. F.. "Os estrangeirismos na linguagem do cotidiano". Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/osestrangeirismos.rtf

- CORUJA, P.. “Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário”. In: Comunicologia: Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128

- FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno das línguas. São

Paulo: Parábola, 2001.

- FURTADO, S. R.. Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14502/1/Suzana%20Ramalho%20Furtado.pdf.

- LIMA, F.; LUNA, R.P. Pensando o vlog como gênero textual aplicado ao ensino. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais - III SINALGE, 2012, Campina Grande. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 638-649.

- OLIVEIRA, A. M.. O estrangeirismo. Monografia disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/o-estrangeirismo

- SOUSA, G. M. R. de. "O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula". SINALGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf

- https://tecnoblog.net/75082/tweet-significado-dicionario/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Fale para a turma a proposta da aula do dia: sistematizar o conceito de estrangeirismo.
  • Organize a sala em duplas e informe que, quando for dado o comando, as duplas deverão se unir a outras duplas, formando grupos de 4 alunos.
  • Informe que, nesta aula, eles irão assistir a um vlog e responder a uma atividade sobre ele. Nesse momento, é importante não se prolongar em muitas explicações porque isso pode baixar a expectativa do aluno.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Comente o conceito de estrangeirismo. Essa aula não tem por objetivo que o aluno descubra o fenômeno, portanto, você pode apresentá-lo antes da atividade.
  • Apresente alguns exemplos de estrangeirismo, para resgatar a memória social dos alunos.
  • Pergunte aos alunos quais das palavras listadas eles costumam utilizar.
  • Circule as palavras que os alunos selecionarem.
  • Peça exemplos de uso.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25minutos

Orientações:

  • Perguntem aos alunos se conhecem Luisa Clasen ou se conhecem o canal Lully de verdade.
  • Fale um pouco sobre a youtuber e sobre seu canal.
  • Fale brevemente sobre o gênero vlog. Pergunte aos alunos se eles conhecem o gênero e a que vlogs costumam assistir. Questione os alunos sobre como o vlog normalmente é organizado (se há elementos que se repetem em todos eles, por exemplo).
  • Entregue aos alunos uma cópia da atividade.
  • Exiba o vlog aos alunos e peça que o assistam atentamente.
  • Comente brevemente o conteúdo do vlog.
  • Oriente que eles fiquem em duplas.
  • Peça que respondam às questões propostas.
  • Exiba novamente o vlog enquanto eles respondem à primeira questão.

Materiais complementares: Para saber mais sobre Luisa Clasen, clique aqui. Para saber mais sobre o gênero vlog, clique aqui. Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar o vlog Stalkear Não É Legal!, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Socialize as respostas dos alunos.
  • Peça que os alunos se organizem em grupos de 4 alunos, como informado no início da aula.
  • Lance o questionamento do slide para os alunos e peça que, nos grupos, elaborem uma resposta para ser lida em voz alta para a turma. Espera-se que os alunos respondam que os estrangeirismos são utilizados como consequência da influência cultural que uma nação exerce sobre a outra, especialmente no discurso dos jovens e na linguagem tecnológica.

Materiais complementares: Para acessar as sugestões de resposta para a atividade proposta, clique aqui. Professor, se quiser saber um pouco mais sobre o aportuguesamento da expressão “tweet", clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: O professor precisará de equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Stalkear Não É Legal! no YouTube; computador (laboratório de informática) ou dicionários de inglês; e cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem apresentar certa dificuldade em associar a escolha lexical à construção do discurso.
  • Podem não compreender o que se pede quando se fala em “efeito de sentido”.
  • Podem, ainda, apresentar dificuldade em usar o celular/computador como ferramenta pedagógica, devido ao constante uso desses equipamentos como ferramenta de lazer.

Referências sobre o assunto:

- ARCARI, V. D.; COLAÇO, S. F.. "Os estrangeirismos na linguagem do cotidiano". Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/osestrangeirismos.rtf

- CORUJA, P.. “Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário”. In: Comunicologia: Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128

- FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno das línguas. São

Paulo: Parábola, 2001.

- FURTADO, S. R.. Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14502/1/Suzana%20Ramalho%20Furtado.pdf.

- LIMA, F.; LUNA, R.P. Pensando o vlog como gênero textual aplicado ao ensino. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais - III SINALGE, 2012, Campina Grande. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 638-649.

- OLIVEIRA, A. M.. O estrangeirismo. Monografia disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/o-estrangeirismo

- SOUSA, G. M. R. de. "O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula". SINALGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf

- https://tecnoblog.net/75082/tweet-significado-dicionario/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Fale para a turma a proposta da aula do dia: sistematizar o conceito de estrangeirismo.
  • Organize a sala em duplas e informe que, quando for dado o comando, as duplas deverão se unir a outras duplas, formando grupos de 4 alunos.
  • Informe que, nesta aula, eles irão assistir a um vlog e responder a uma atividade sobre ele. Nesse momento, é importante não se prolongar em muitas explicações porque isso pode baixar a expectativa do aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Comente o conceito de estrangeirismo. Essa aula não tem por objetivo que o aluno descubra o fenômeno, portanto, você pode apresentá-lo antes da atividade.
  • Apresente alguns exemplos de estrangeirismo, para resgatar a memória social dos alunos.
  • Pergunte aos alunos quais das palavras listadas eles costumam utilizar.
  • Circule as palavras que os alunos selecionarem.
  • Peça exemplos de uso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25minutos

Orientações:

  • Perguntem aos alunos se conhecem Luisa Clasen ou se conhecem o canal Lully de verdade.
  • Fale um pouco sobre a youtuber e sobre seu canal.
  • Fale brevemente sobre o gênero vlog. Pergunte aos alunos se eles conhecem o gênero e a que vlogs costumam assistir. Questione os alunos sobre como o vlog normalmente é organizado (se há elementos que se repetem em todos eles, por exemplo).
  • Entregue aos alunos uma cópia da atividade.
  • Exiba o vlog aos alunos e peça que o assistam atentamente.
  • Comente brevemente o conteúdo do vlog.
  • Oriente que eles fiquem em duplas.
  • Peça que respondam às questões propostas.
  • Exiba novamente o vlog enquanto eles respondem à primeira questão.

Materiais complementares: Para saber mais sobre Luisa Clasen, clique aqui. Para saber mais sobre o gênero vlog, clique aqui. Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar o vlog Stalkear Não É Legal!, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Socialize as respostas dos alunos.
  • Peça que os alunos se organizem em grupos de 4 alunos, como informado no início da aula.
  • Lance o questionamento do slide para os alunos e peça que, nos grupos, elaborem uma resposta para ser lida em voz alta para a turma. Espera-se que os alunos respondam que os estrangeirismos são utilizados como consequência da influência cultural que uma nação exerce sobre a outra, especialmente no discurso dos jovens e na linguagem tecnológica.

Materiais complementares: Para acessar as sugestões de resposta para a atividade proposta, clique aqui. Professor, se quiser saber um pouco mais sobre o aportuguesamento da expressão “tweet", clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano