13840
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O estrangeirismo no gênero vlog

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o estrangeirismo no gênero vlog

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes


Título da aula: 
O estrangeirismo no gênero vlog

Finalidade da aula: Identificar as marcas textuais do estrangeirismo na fala do brasileiro, levando em consideração o teor cultural e social desse fenômeno no gênero vlog.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF09LP12

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: Equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Chuva de likes no YouTube, cartolinas (ou material similar, como folhas A3) e canetinhas.

Dificuldades antecipadas:

  • Não compreender o uso de termos estrangeiros como parte do repertório vocabular do brasileiro, uma vez que o vlog apresentado pode não estar refletindo a sua realidade.
  • Inicialmente, compreender a influência estrangeira muito associada ao comportamento e às marcas de roupa e acessórios utilizadas;
  • Compreender como marcas de cultura estrangeira na fala apenas termos que ainda não foram aportuguesados ou que não entraram para o vocabulário comum, como “like”.
  • Sentir certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras, quando estas já estiverem incorporadas à fala do brasileiro ou quando já estiverem com a ortografia “aportuguesada”.
  • Sentir dificuldade em escrever as palavras estrangeiras faladas no vlog, por desconhecer a estrutura da língua de origem.

Referências sobre o assunto:


Código: LPO9_10ATS01

(EF09LP12) Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas