13839
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O compromisso com a imparcialidade no trabalho do resenhista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre a imparcialidade na resenha

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: O compromisso com a imparcialidade no trabalho do resenhista

Finalidade da aula: Ler resenha e textos sobre a função de resenhistas  para discutir o caráter ético do trabalho desenvolvido por profissionais contratados pelas editoras, para que o estudante possa se posicionar criticamente diante de um tema que possa gerar diferentes pontos de vista.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resenha/Vlog

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica / Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Apreciação e réplica

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP45, EF89LP04


Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Datashow, acesso à internet  e textos impressos (para o caso de não ser possível o acesso em sala).

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem sentir dificuldades em associar uma possível perda de independência dos resenhistas ao serem pagos por um trabalho; é necessário esclarecer que a ética deve permear o trabalho desses profissionais para que eles garantam a credibilidade.

Referências sobre o assunto:

RODRIGUES, Flávio Luis Freire - A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA EM RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS, disponível em http://www.scielo.br/pdf/ld/v13n2/a04v13n2.pdf

Artigo sobre a função e o gênero disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/resenha-critica/


Código: LPO9_10SQA03

(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas