Atividade - Perguntas parte I
Perguntas parte I
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Datashow, acesso à internet e textos impressos (para o caso de não ser possível o acesso em sala).
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem sentir dificuldades em associar uma possível perda de independência dos resenhistas ao serem pagos por um trabalho; é necessário esclarecer que a ética deve permear o trabalho desses profissionais para que eles garantam a credibilidade.
Referências sobre o assunto:
RODRIGUES, Flávio Luis Freire - A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA EM RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS, disponível em http://www.scielo.br/pdf/ld/v13n2/a04v13n2.pdf
Artigo sobre a função e o gênero disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/resenha-critica/
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Leia o título da aula e explique aos alunos que iremos tratar do trabalho dos resenhistas: profissionais responsáveis pela produção de resenhas.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
As respostas são pessoais; espera-se, no entanto, que os alunos consigam associar o termo “resenha” à profissão de resenhista, compreendendo função a partir da relação estabelecida. Quanto a interessarem-se pela vaga, é preciso que percebam haver necessidade de se cultivar o hábito da leitura para o desempenho da função.
4. Caso deseje, exiba outros anúncios reais, disponíveis, clique aqui ou aqui.
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
Orientações:
Respostas esperadas:
1) Por que as editoras têm investido na contratação de blogueiros para a produção de resenhas? Espera-se que os alunos compreendam que os blogueiros alcançam um número muito grande de leitores e suas resenhas podem influenciar, favoravelmente, a opção de muitos leitores por determinados títulos.
2) Que efeitos, no mercado editorial, surtem:
a- As críticas de obras literárias feitas por especialistas em jornais? Torne observável aos alunos que essas avaliações fazem com que as livrarias dêem destaque, em suas prateleiras, aos títulos avaliados positivamente.
b- Os posts publicados em blogs? Espera-se que os alunos percebam que as vendas aumentam, através da propaganda feita “boca a boca” por seguidores dos blogueiros, que pensam de forma similar a eles.
3) O que você considera mais efetivo: a avaliação de especialistas ou o comentário de blogueiros? Comente. Resposta pessoal. É importante que os alunos percebam que ambos são válidos; a diferença está no formato. Enquanto a avaliação do especialista tende a ser mais formal, a dos blogueiros costuma ser mais direta e informal, o que pode facilitar a interação com os leitores.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo com as perguntas relativas à primeira parte da matéria, clique aqui.
Orientações:
Exiba o novo slide para a classe e torne a acessar a matéria; desta vez, leia os quatro primeiros parágrafos do texto que consta no segundo bloco, intitulado “Independência” (“Blogueiros resenhistas dizem que chegam a ler 70 livros em um só ano”, por Fernanda Ezabella e Raquel Cozer, disponível aqui ). Caso não tenha acesso à internet em sala de aula, providencie cópias do texto.
Orientações:
Respostas esperadas:
4) Por que os autores da matéria consideram “delicada” a posição de blogueiros contratados pelas editoras ou que recebem pelas resenhas?
Espera-se que os alunos percebam que os resenhistas são remunerados pelas editoras que publicam a obra e, portanto, podem ter sua independência comprometida ao sentirem-se pressionados a escrever textos favoráveis à obra e que estimulem as vendas.
5) Que argumento o blogueiro Danilo Leonardi usa para justificar que não se sente pressionado a fazer resenhas que agradem às editoras?
É importante que os alunos percebam que ele afirma receber pelo tempo dispensado à leitura do livro, não para fazer resenhas que firam sua independência em avaliar as obras.
6) Se você fosse contratado por uma editora para resenhar uma obra publicada por ela, sentiria-se à vontade para expressar uma opinião negativa? Comente.
Resposta pessoal. Observe que os estudantes podem sentir dificuldades em associar uma possível perda de independência dos resenhistas ao serem pagos por um trabalho; é necessário esclarecer que a ética deve permear o trabalho desses profissionais para que eles garantam a credibilidade.
Materiais complementares:
Para acessar o gabarito, com sugestões de respostas, clique aqui.
Para as perguntas relativas à segunda parte, clique aqui.
Orientações:
Espera-se que os alunos percebam que a autora realça o fato de que os poemas transmitem mensagens interessantes, emocionantes e que despertam a vontade de releitura posterior.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula.
Introdução
No mesmo vídeo ou áudio, mostre aos alunos o texto disponível no slide Introdução e peça que eles: (i) identifiquem o gênero textual; (ii) respondam se já ouviram falar sobre a profissão de resenhista; (iii) respondam se teriam interesse na vaga do anúncio. Peça que eles respondam por meio de áudio ou mensagem de texto por WhatsApp, em um grupo criado com todos da turma.
Desenvolvimento
Em novo vídeo, peça que os alunos se dividam em duplas, que deverão se organizar pelo WhastApp, para responder às perguntas que surgirão durante a aula. Ainda no vídeo, leia os sete primeiros parágrafos da notícia indicada no plano de aula (encaminhe o link do texto para os alunos, se possível). No final do vídeo, peça que os alunos respondam às questões indicadas no plano de aula sobre a primeira parte do texto, que foi lido pelo professor. Peça que um aluno de cada dupla envie as respostas, por meio de mensagem de texto ou áudio, em um grupo de WhatsApp em que todos os alunos possam interagir (tente fazer com que os alunos comparem as respostas dos diferentes grupos). Depois que os alunos discutirem as respostas sobre a primeira parte do texto, envie um novo vídeo, agora com a segunda parte do texto (os quatro primeiros parágrafos do bloco “independência”), lendo em voz alta para os alunos. Peça que os alunos, baseados nessa segunda parte do texto, respondam, em suas duplas, às questões indicadas no plano de aula. Repita o movimento de exposição das respostas feito anteriormente. Por fim, envie o último texto (com as perguntas) do último slide de desenvolvimento aos grupos dos alunos no WhatsApp, em que eles poderão ler e resolver as questões por meio do diálogo, investigando se a resenha lida instiga ou não a venda do livro.
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que os alunos retomem o último texto lido, e faça o questionamento do último slide de Fechamento. Peça que os alunos descrevam por áudio (ou mensagem de texto) as suas opiniões.
Convite às famílias
A família pode ler as resenhas da aula e, quando forem assistir a algum filme ou série televisiva, instigar os alunos a procurar por resenhas. Seria uma forma de colocar esse gênero textual no cotidiano dos estudantes, dentro de casa.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O compromisso com a imparcialidade no trabalho do resenhista
Finalidade da aula: Ler resenha e textos sobre a função de resenhistas para discutir o caráter ético do trabalho desenvolvido por profissionais contratados pelas editoras, para que o estudante possa se posicionar criticamente diante de um tema que possa gerar diferentes pontos de vista.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica / Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Apreciação e réplica
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP45, EF89LP04
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Datashow, acesso à internet e textos impressos (para o caso de não ser possível o acesso em sala).
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem sentir dificuldades em associar uma possível perda de independência dos resenhistas ao serem pagos por um trabalho; é necessário esclarecer que a ética deve permear o trabalho desses profissionais para que eles garantam a credibilidade.
Referências sobre o assunto:
RODRIGUES, Flávio Luis Freire - A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA EM RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS, disponível em http://www.scielo.br/pdf/ld/v13n2/a04v13n2.pdf
Artigo sobre a função e o gênero disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/resenha-critica/
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