13838
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Elementos textuais de uma cantiga: título, versos e estrofes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre aprender sobre a composição do gênero textual cantiga: a escrita em versos (que são frases curtas), a organização em estrofes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor:  Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Elementos textuais de uma cantiga: título, versos e estrofesF

inalidade da aula: Aprender sobre a composição do gênero textual cantiga: a escrita em versos (que são frases curtas), a organização em estrofes; a possível existência de refrão e como essa organização textual contribui para articular o ritmo de fala à melodia.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Letra de canção / cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos

Prática de linguagem:Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).

 

Materiais necessários: Fichas com as palavras da letra de uma cantiga, fita dupla face ou fita crepe ou cola, cartaz. Sugestão de música: “A casa” - Toquinho.

 

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

 

Dificuldades antecipadas: Fazer a leitura das palavras escritas nos cartões. A criança pode achar que a cantiga inteira poderá ser escrita em uma única frase. Identificar o início e o final de cada verso.

 

Referências sobre o assunto:

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org) BARBOSA.;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

Ler e escrever - Guia de planejamento e orientações didáticas. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf; Acesso em 12 de Agosto de 2018.

Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Tadeu Breda. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 12 de Agosto de 2018.





Código: LPO1_01SQA06

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas