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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre como acompanhar, através da leitura, uma canção tocada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor:  Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga

Finalidade da aula: Acompanhar, através da leitura, uma canção tocada.Ouvir com atenção e identificar uma determinada palavra quando, vez ou outra, a música for interrompida pelo professor. Em seguida, circular a palavra na letra impressa da canção.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Letra de canção / cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos 

Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica (alfabetização).

 

Materiais necessários: Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.

 

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

 

Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.

 

Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org)BARBOSA,;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf. Acesso em 15/11/2018).


Código: LPO1_01SQA05

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.


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