Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Relacionar a pauta sonora à grafia de uma cantiga
Finalidade da aula: Acompanhar, através da leitura, uma canção tocada.Ouvir com atenção e identificar uma determinada palavra quando, vez ou outra, a música for interrompida pelo professor. Em seguida, circular a palavra na letra impressa da canção.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Letra de canção / cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07
Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: Texto da canção impresso (um para cada criança), aparelho de som, áudio da cantiga escolhida, lápis grafite, borracha. Sugestão de canção: “A casa” - Vinícius de Moraes e Toquinho.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Acompanhar a música tocada com atenção. Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita provavelmente farão a leitura globalmente, tendo dificuldade em reconhecer a palavra como unidade e identificar a palavra ouvida.
Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org)BARBOSA,;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.
SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf. Acesso em 15/11/2018).
Código: LPO1_01SQA05
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
AULA 01
AULA 07
AULA 08
AULA 10
AULA 12
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes