Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A função social do gênero resenha
Finalidade da aula: Conhecer o gênero a partir de dois trailers distintos e uma resenha crítica do filme “Liga da Justiça”, exercitando a leitura crítica com o objetivo de reconhecer a função social da resenha, seus veículos de circulação, o público a que se destina e quem a produz.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica
Prática de linguagem:Leitura e oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP45, EF69LP46
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Computador, projetor de multimídia e tela; Impressão e cópia. Cópias da resenha do filme “Liga da justiça”. Na ausência de recursos de multimídia, leve para a sala de aula alguns livros e/ou filmes já conhecidos e selecione uma resenha sobre a obra escolhida.
Informações sobre o gênero: A resenha é um texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.
Dificuldades antecipadas: Provavelmente os alunos não têm acesso frequente a esse gênero, tampouco reconhecem seu contexto de produção, sua circulação e finalidade. As atividades propostas nesta aula enfatizam o gênero resenha e visam a superar essas dificuldades.
Referências sobre o assunto:
BEZERRA, Benedito Gomes. A resenha acadêmica em uso por autores proficientes e iniciantes. In BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia (orgs.) Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela H. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
Código: LPO9_10SQA01
(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva
AULA 02
AULA 08
AULA 11
AULA 12
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes