13817
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando o uso do /s/ e do /z/

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre exercitando o uso do S e do Z

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kelli Cristina Olbi de Moraes
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert


Título da aula: 
Exercitando o uso do  /s/ e do /z/

Finalidade da aula: Relacionar escrita e som por meio da grafia do /s/ e do /z/ em um caça-palavras

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Fono-ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP32 (Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita).

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar escrita e som por meio da grafia do /s/ e do /z/ em um caça-palavras.

Materiais necessários: Cópia impressa do caça-palavras; um novelo de lã de cor chamativa.

Dificuldades antecipadas: não conseguirem descobrir todas as pistas do caça-palavras; não descubram a regra da atividade “Cama de gato”.

Referências sobre o assunto:

ABCL. Disponível em: <http://www.ablc.com.br> Acesso em: 14 nov. 2018.  

AULETE. Gramática. Disponícel em: <http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica>. Acesso em: 14 nov. 2018.   

DOMÍNIO Público. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 14 nov. 2018.   

PENSADOR. Braulio. Disponível em: < https://www.pensador.com/busca.php?q=braulio>. Acesso em: 14 nov. 2018.   

PLATAFORMA do letramento. Ortografia reflexiva e caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html>. Acesso em: 14 nov. 2018.  

RECANTO das Letras. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2188300>. Acesso em: 14 nov. 2018.  

SECRETARIA Municipal de Educação. Aprender padrões. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_I_Prof.pdf>. Acesso em 14 nov. 2018.

VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 14 nov. 2018.   


Código: LPO6_05ATS02

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas