Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar escrita e som por meio da grafia do /s/ e do /z/ em um caça-palavras.
Materiais necessários: Cópia impressa do caça-palavras; um novelo de lã de cor chamativa.
Dificuldades antecipadas: não conseguirem descobrir todas as pistas do caça-palavras; não descubram a regra da atividade “Cama de gato”.
Referências sobre o assunto:
ABCL. Disponível em: <http://www.ablc.com.br> Acesso em: 14 nov. 2018.
AULETE. Gramática. Disponícel em: <http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica>. Acesso em: 14 nov. 2018.
DOMÍNIO Público. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PENSADOR. Braulio. Disponível em: < https://www.pensador.com/busca.php?q=braulio>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PLATAFORMA do letramento. Ortografia reflexiva e caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html>. Acesso em: 14 nov. 2018.
RECANTO das Letras. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2188300>. Acesso em: 14 nov. 2018.
SECRETARIA Municipal de Educação. Aprender padrões. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_I_Prof.pdf>. Acesso em 14 nov. 2018.
VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique o que já sabem sobre algumas regularidades quanto ao uso do /s/ e do /z/.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
1. Pergunte aos alunos: “A ortografia da língua portuguesa é fácil?”; “Um indivíduo alfabetizado está livre de ter dúvidas no momento da escrita?”; “É fácil assimilar as regras para o uso do /s/ e do /z/?”; “Por que em determinadas situações a letra /s/ tem som de /s/ e em outros momentos, tem som de /z/?; “Qual a palavra, escrita com /s/, que sempre nos deixa em dúvida ao escrevê-la? E com /z/?”; “Quando as dúvidas surgem, qual a forma mais eficaz de saná-las?”; “Um leitor assíduo tem mais facilidade em utilizar o /s/ e do /z/?”.
2. Explique ao grupo que a atividade deste plano será dividida em duas partes. A primeira delas será um caça-palavras e a segunda parte se chama “Cama de gato”. Decida se prefere que o caça-palavras seja feito individualmente, em dupla ou em grupos. Escolha a maneira que melhor atenda às suas necessidades. Já a “Cama de gato” deverá ser realizada em grupo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos (15 minutos para a 1ª parte e 20 minutos para a 2ª parte)
Orientações: 1ª parte (Caça-palavras)
- Distribua uma cópia do caça-palavras a cada aluno (se desejar que o caça-palavras seja feito em grupo ou em dupla, solicite que os estudantes se organizem)..
- Peça que busquem as palavras no material considerando as dicas fornecidas e sempre pensando em palavras escritas com /s/ ou /z/.
- Explique que por se tratar de um caça-palavras, os acentos podem não estar presentes.
- Reforce que as palavras podem estar dispostas na horizontal, vertical, diagonal e de trás para frente.
- Verifique se sabem o que significa a sigla “pl” presente em algumas palavras.
- Diga que pode ocorrer de uma mesma letra servir para duas palavras.
- Faltando alguns minutos para o término da atividade, verifique se todos conseguiram encontrar as 22 palavras indicadas.
- Se desejar, projete a resolução do caça-palavras (material complementar) ou deixe que os discentes auxiliem um ao outro na busca de determinados vocábulos não encontrados.
Materiais complementares: Caça-palavras disponível para impressão; resolução do caça-palavras
Orientações: 2ª parte (Cama de gato)
- Peça que todos se reúnam em um círculo.
- Escolha um aluno (aluno A) e retire-o da sala. Combine com ele duas palavras secretas, que obedeçam a uma determinada regra (por exemplo, pode ser uma palavra que contenha o /s/ intervocálico e que tenha som de /z/).
- Diga-lhe que, ao retornarem à roda, você arremessará o novelo de lã para ele, que deve perguntar: “Pode ser a palavra “vaso”? Ao que você responde: “Sim, pode ser”. Em seguida, ele deve jogar o novelo para você, que pergunta: “Pode ser a palavra “desanime”? Ele deverá responder-lhe afirmativamente.
- Peça que ao jogarem o novelo a um colega qualquer da roda, independentemente do local em que este esteja sentado, cada um deve segurar um pedaço da lã. O vai e vem da lã será o responsável por formar um emaranhado (que será a cama do gato).
5. Jogar o novelo a outro aluno (B). Se este, por exemplo, perguntar: “Pode ser a palavra ‘rapaz’?”, o aluno (A) e você responderão: “Não, não pode ser”. O aluno (B) deverá afastar-se da roda, mas antes deverá jogar a lã a um outro aluno (C). Ainda que afastado da roda, o aluno (B) poderá continuar tentando descobrir de que regra se trata e se conseguir descobri-la, poderá responder “Sim, pode ser” ou “Não, não pode ser” aos demais colegas. Agora, é a vez do aluno (C , que decide perguntar se pode ser palavra ‘áspero’. Docente, aluno A e B (se este já tiver descoberto a regra) responderão que “Não, não pode ser.” O aluno (C) afastar-se-á da roda , mas antes passará o novelo para outro estudante (D). Caso algum aluno que ainda não tenha participado descubra a regra, poderá ir respondendo com aqueles que já a descobriram. Proceda desta mesma maneira até que o último aluno da roda tenha participado da atividade.
Materiais complementares: Um novelo de lã de cor chamativa.
Desenvolvimento
Orientações: 1ª parte (Caça-palavras)
- Distribua uma cópia do caça-palavras a cada aluno (se desejar que o caça-palavras seja feito em grupo ou em dupla, solicite que os estudantes se organizem)..
- Peça que busquem as palavras no material considerando as dicas fornecidas e sempre pensando em palavras escritas com /s/ ou /z/.
- Explique que por se tratar de um caça-palavras, os acentos podem não estar presentes.
- Reforce que as palavras podem estar dispostas na horizontal, vertical, diagonal e de trás para frente.
- Verifique se sabem o que significa a sigla “pl” presente em algumas palavras.
- Diga que pode ocorrer de uma mesma letra servir para duas palavras.
- Faltando alguns minutos para o término da atividade, verifique se todos conseguiram encontrar as 22 palavras indicadas.
- Se desejar, projete a resolução do caça-palavras (material complementar) ou deixe que os discentes auxiliem um ao outro na busca de determinados vocábulos não encontrados.
- Projete o caça-palavras, mas é interessante que os estudantes tenham-no impresso para que possam encontrar as dicas (presentes no próximo slide).
Materiais complementares: Caça-palavras disponível para impressão; resolução do caça-palavras
Orientações: 2ª parte (Cama de gato)
- Peça que todos se reúnam em um círculo.
- Escolha um aluno (aluno A) e retire-o da sala. Combine com ele duas palavras secretas, que obedeçam a uma determinada regra (por exemplo, pode ser uma palavra que contenha o /s/ intervocálico e que tenha som de /z/).
- Diga-lhe que, ao retornarem à roda, você arremessará o novelo de lã para ele, que deve perguntar: “Pode ser a palavra “vaso”? Ao que você responde: “Sim, pode ser”. Em seguida, ele deve jogar o novelo para você, que pergunta: “Pode ser a palavra “desanime”? Ele deverá responder-lhe afirmativamente.
- Peça que ao jogarem o novelo a um colega qualquer da roda, independentemente do local em que este esteja sentado, cada um deve segurar um pedaço da lã. O vai e vem da lã será o responsável por formar um emaranhado (que será a cama do gato).
5. Jogar o novelo a outro aluno (B). Se este, por exemplo, perguntar: “Pode ser a palavra ‘rapaz’?”, o aluno (A) e você responderão: “Não, não pode ser”. O aluno (B) deverá afastar-se da roda, mas antes deverá jogar a lã a um outro aluno (C). Ainda que afastado da roda, o aluno (B) poderá continuar tentando descobrir de que regra se trata e se conseguir descobri-la, poderá responder “Sim, pode ser” ou “Não, não pode ser” aos demais colegas. Agora, é a vez do aluno (C , que decide perguntar se pode ser palavra ‘áspero’. Docente, aluno A e B (se este já tiver descoberto a regra) responderão que “Não, não pode ser.” O aluno (C) afastar-se-á da roda , mas antes passará o novelo para outro estudante (D). Caso algum aluno que ainda não tenha participado descubra a regra, poderá ir respondendo com aqueles que já a descobriram. Proceda desta mesma maneira até que o último aluno da roda tenha participado da atividade.
Materiais complementares: Um novelo de lã de cor chamativa.
Desenvolvimento
Orientações: 1ª parte (Caça-palavras)
- Distribua uma cópia do caça-palavras a cada aluno (se desejar que o caça-palavras seja feito em grupo ou em dupla, solicite que os estudantes se organizem)..
- Peça que busquem as palavras no material considerando as dicas fornecidas e sempre pensando em palavras escritas com /s/ ou /z/.
- Explique que por se tratar de um caça-palavras, os acentos podem não estar presentes.
- Reforce que as palavras podem estar dispostas na horizontal, vertical, diagonal e de trás para frente.
- Verifique se sabem o que significa a sigla “pl” presente em algumas palavras.
- Diga que pode ocorrer de uma mesma letra servir para duas palavras.
- Faltando alguns minutos para o término da atividade, verifique se todos conseguiram encontrar as 22 palavras indicadas.
- Se desejar, projete a resolução do caça-palavras (material complementar) ou deixe que os discentes auxiliem um ao outro na busca de determinados vocábulos não encontrados.
- Projete o caça-palavras, mas é interessante que os estudantes tenham-no impresso para que possam encontrar as dicas (presentes no próximo slide).
Materiais complementares: Caça-palavras disponível para impressão; resolução do caça-palavras
Orientações: 2ª parte (Cama de gato)
- Peça que todos se reúnam em um círculo.
- Escolha um aluno (aluno A) e retire-o da sala. Combine com ele duas palavras secretas, que obedeçam a uma determinada regra (por exemplo, pode ser uma palavra que contenha o /s/ intervocálico e que tenha som de /z/).
- Diga-lhe que, ao retornarem à roda, você arremessará o novelo de lã para ele, que deve perguntar: “Pode ser a palavra “vaso”? Ao que você responde: “Sim, pode ser”. Em seguida, ele deve jogar o novelo para você, que pergunta: “Pode ser a palavra “desanime”? Ele deverá responder-lhe afirmativamente.
- Peça que ao jogarem o novelo a um colega qualquer da roda, independentemente do local em que este esteja sentado, cada um deve segurar um pedaço da lã. O vai e vem da lã será o responsável por formar um emaranhado (que será a cama do gato).
5. Jogar o novelo a outro aluno (B). Se este, por exemplo, perguntar: “Pode ser a palavra ‘rapaz’?”, o aluno (A) e você responderão: “Não, não pode ser”. O aluno (B) deverá afastar-se da roda, mas antes deverá jogar a lã a um outro aluno (C). Ainda que afastado da roda, o aluno (B) poderá continuar tentando descobrir de que regra se trata e se conseguir descobri-la, poderá responder “Sim, pode ser” ou “Não, não pode ser” aos demais colegas. Agora, é a vez do aluno (C , que decide perguntar se pode ser palavra ‘áspero’. Docente, aluno A e B (se este já tiver descoberto a regra) responderão que “Não, não pode ser.” O aluno (C) afastar-se-á da roda , mas antes passará o novelo para outro estudante (D). Caso algum aluno que ainda não tenha participado descubra a regra, poderá ir respondendo com aqueles que já a descobriram. Proceda desta mesma maneira até que o último aluno da roda tenha participado da atividade.
Materiais complementares: Um novelo de lã de cor chamativa.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Socialize com o grupo que as palavras presentes na cruzadinha obedecem à regra do “s” no início, no meio e no final da palavra. Ressalte que entre vogais, o “s” tem som de “z”.
- Conclua com o grupo que as palavras da atividade “Cama de gato” obedeciam à regra do “s” intervocálico, com som de “z”. Retome alguns exemplos citados pelo grupo, como “vaso, desanime” etc. e anote-os no quadro. Pergunte a algum aluno que tenha descoberto a regra a partir de que momento a regra ficou clara para ele.
- Solicite que os estudantes registrem no caderno as palavras do quadro, bem como as regras levantadas.
- Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados. Verifique se todos concordam com a explicação dos colegas. Programe seu tempo para que todos que desejarem possam se manifestar.
- Por fim, espera-se que os discentes cheguem à conclusão de que, na atividade “Cama de gato”, os últimos colegas a receberem o novelo de lã tiveram mais chances de continuar no jogo, pois foram recebendo mais dicas.