Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula será proposta uma atividade que trabalha a importância, as aplicações e os usos dos recursos de observação, ampliação e registro no dia a dia.
Esta é a quinta e última aula de uma sequência de aulas que abordará a investigação de instrumentos ópticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_11TU01, CIE5_11TU02, CIE5_11TU03 e CIE5_11TU04.
Materiais necessários para a aula: Instruções para o quiz dos objetos ópticos (Material de impressão para para realização do Mão na massa)
Caso queira se apropriar de mais informações sobre o tema, utilize os links abaixo:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/os-instrumentos-opticos.htm
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/fisica/instrumentos-.htopticosm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos. Por exemplo:
- Em quais situações do nosso dia a dia utilizamos lentes?
- Vocês imaginam a importância que elas têm?
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:
- O que vocês estão vendo?
- Reconhecem o objeto da foto?
- Quem usaria esse objeto?
- Qual a importância ele tem nessa situação?
- O que permite esse objeto realizar sua função?
- Vocês conhecem outros objetos que também conseguem nos auxiliar em situações semelhantes?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora para os alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:
- Em quais situações do cotidiano as lentes nos auxiliam?
- Quais objetos utilizamos no nosso dia a dia para realizar nossas tarefas e que utilizam lentes?
- O que aconteceria se não as utilizássemos?
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.
Divida a turma em quatro grupos, entregue as cartas e as instruções para o jogo. Oriente os alunos para formarem duas equipes. Durante o jogo, uma equipe irá ler uma pergunta para outra. Vá observando, mediando e, se possível, registre as hipóteses dos alunos, pois o conteúdo das cartas contemplará informações sobre a importância de algum objeto óptico, e o desafio é descobrir qual é esse objeto. Ganha a equipe que acertar mais objetos.
Finalize a atividade quando os grupos terminarem de jogar.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a sistematização questionando os alunos:
- Quais objetos ópticos vocês conseguiram descobrir?
- Vocês perceberam a importância desses objetos durante o jogo?
- Vamos verificar as informações das cartas?
Após o levantamento de hipóteses da turma, apresente o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.
Vá apresentando as informações contidas nas cartas relacionando-as com a importância dos objetos para a nossa vida cotidiana. Neste momento, comece a compilar e fechar as informações observadas pelos alunos durante o jogo.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Finalize a sistematização projetando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.
Caso queira aprofundar os problemas de visão, acesse o link abaixo:
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/defeitos-na-visao-humana.htm