13814
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O uso das lentes no nosso cotidiano

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobre as aplicações e usos dos recursos de observação, ampliação e registro no dia a dia.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta uma atividade que trabalha a importância, as aplicações e os usos dos recursos de observação, ampliação e registro no dia a dia.

Esta é a quinta e última aula de uma sequência de aulas que abordará a investigação de instrumentos ópticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_11TU01, CIE5_11TU02, CIE5_11TU03 e CIE5_11TU04.

Materiais necessários para a aula: Instruções para o quiz dos objetos ópticos (Material de impressão para para realização do Mão na massa)

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o tema, utilize os links abaixo:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/os-instrumentos-opticos.htm

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/fisica/instrumentos-.htopticosm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos. Por exemplo:

  • Em quais situações do nosso dia a dia utilizamos lentes?
  • Vocês imaginam a importância que elas têm?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês estão vendo?
  • Reconhecem o objeto da foto?
  • Quem usaria esse objeto?
  • Qual a importância ele tem nessa situação?
  • O que permite esse objeto realizar sua função?
  • Vocês conhecem outros objetos que também conseguem nos auxiliar em situações semelhantes?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora para os alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Em quais situações do cotidiano as lentes nos auxiliam?
  • Quais objetos utilizamos no nosso dia a dia para realizar nossas tarefas e que utilizam lentes?
  • O que aconteceria se não as utilizássemos?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.

Divida a turma em quatro grupos, entregue as cartas e as instruções para o jogo. Oriente os alunos para formarem duas equipes. Durante o jogo, uma equipe irá ler uma pergunta para outra. Vá observando, mediando e, se possível, registre as hipóteses dos alunos, pois o conteúdo das cartas contemplará informações sobre a importância de algum objeto óptico, e o desafio é descobrir qual é esse objeto. Ganha a equipe que acertar mais objetos.

Finalize a atividade quando os grupos terminarem de jogar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a sistematização questionando os alunos:

  • Quais objetos ópticos vocês conseguiram descobrir?
  • Vocês perceberam a importância desses objetos durante o jogo?
  • Vamos verificar as informações das cartas?

Após o levantamento de hipóteses da turma, apresente o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.

Vá apresentando as informações contidas nas cartas relacionando-as com a importância dos objetos para a nossa vida cotidiana. Neste momento, comece a compilar e fechar as informações observadas pelos alunos durante o jogo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a sistematização projetando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.

Caso queira aprofundar os problemas de visão, acesse o link abaixo:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/defeitos-na-visao-humana.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta uma atividade que trabalha a importância, as aplicações e os usos dos recursos de observação, ampliação e registro no dia a dia.

Esta é a quinta e última aula de uma sequência de aulas que abordará a investigação de instrumentos ópticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_11TU01, CIE5_11TU02, CIE5_11TU03 e CIE5_11TU04.

Materiais necessários para a aula: Instruções para o quiz dos objetos ópticos (Material de impressão para para realização do Mão na massa)

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o tema, utilize os links abaixo:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/os-instrumentos-opticos.htm

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/fisica/instrumentos-.htopticosm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos. Por exemplo:

  • Em quais situações do nosso dia a dia utilizamos lentes?
  • Vocês imaginam a importância que elas têm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês estão vendo?
  • Reconhecem o objeto da foto?
  • Quem usaria esse objeto?
  • Qual a importância ele tem nessa situação?
  • O que permite esse objeto realizar sua função?
  • Vocês conhecem outros objetos que também conseguem nos auxiliar em situações semelhantes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora para os alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Em quais situações do cotidiano as lentes nos auxiliam?
  • Quais objetos utilizamos no nosso dia a dia para realizar nossas tarefas e que utilizam lentes?
  • O que aconteceria se não as utilizássemos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.

Divida a turma em quatro grupos, entregue as cartas e as instruções para o jogo. Oriente os alunos para formarem duas equipes. Durante o jogo, uma equipe irá ler uma pergunta para outra. Vá observando, mediando e, se possível, registre as hipóteses dos alunos, pois o conteúdo das cartas contemplará informações sobre a importância de algum objeto óptico, e o desafio é descobrir qual é esse objeto. Ganha a equipe que acertar mais objetos.

Finalize a atividade quando os grupos terminarem de jogar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a sistematização questionando os alunos:

  • Quais objetos ópticos vocês conseguiram descobrir?
  • Vocês perceberam a importância desses objetos durante o jogo?
  • Vamos verificar as informações das cartas?

Após o levantamento de hipóteses da turma, apresente o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.

Vá apresentando as informações contidas nas cartas relacionando-as com a importância dos objetos para a nossa vida cotidiana. Neste momento, comece a compilar e fechar as informações observadas pelos alunos durante o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a sistematização projetando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.

Caso queira aprofundar os problemas de visão, acesse o link abaixo:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/defeitos-na-visao-humana.htm

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Atividade para impressão – Mão na massa (Fichas)

  • Documento

    Atividade para impressão – Mão na massa (Instruções)


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Conhecendo os objetos de observação a distância

AULA 02

Conhecendo os objetos de ampliação

AULA 03

Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

AULA 04

Lentes para observar, ampliar e registrar

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os nomes das constelações na visão de diferentes culturas

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Instrumentos para observação astronômica

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Terra se Move!

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento aparente dos astros

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Duração dos dias e das noites no planeta Terra

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Calendário Astronômico

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação das fases da Lua

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Periodicidade das fases da Lua: movimentos da Lua e de suas fases

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Eclipses

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Constelações do Zodíaco

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo os objetos de ampliação

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Lentes para observar, ampliar e registrar

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo os objetos de observação a distância

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O uso das lentes no nosso cotidiano

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Modelo para Fases da Lua

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Objetos parcialmente iluminados

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construíndo a ideia de densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Produção de resíduos e o consumismo

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Tempo de decomposição das embalagens e consumo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pirâmide Alimentar

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

As calorias dos alimentos

5º ano / Ciências / Terra e Universo

O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Condutividade térmica: bons isolantes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Nutrientes! O que são e para que servem?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Distribuição de água potável

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resíduos tecnológicos do luxo ao lixo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentos processados x absorção dos nutrientes

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reutilização e Reciclagem

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI13 da BNCC

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo os objetos de ampliação

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Lentes para observar, ampliar e registrar

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo os objetos de observação a distância

5º ano / Ciências / Terra e Universo

O uso das lentes no nosso cotidiano

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann