13814
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O uso das lentes no nosso cotidiano

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobre as aplicações e usos dos recursos de observação, ampliação e registro no dia a dia.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta uma atividade que trabalha a importância, as aplicações e os usos dos recursos de observação, ampliação e registro no dia a dia.

Esta é a quinta e última aula de uma sequência de aulas que abordará a investigação de instrumentos ópticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_11TU01, CIE5_11TU02, CIE5_11TU03 e CIE5_11TU04.

Materiais necessários para a aula: Instruções para o quiz dos objetos ópticos (Material de impressão para para realização do Mão na massa)

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o tema, utilize os links abaixo:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/os-instrumentos-opticos.htm

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/fisica/instrumentos-.htopticosm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos. Por exemplo:

  • Em quais situações do nosso dia a dia utilizamos lentes?
  • Vocês imaginam a importância que elas têm?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês estão vendo?
  • Reconhecem o objeto da foto?
  • Quem usaria esse objeto?
  • Qual a importância ele tem nessa situação?
  • O que permite esse objeto realizar sua função?
  • Vocês conhecem outros objetos que também conseguem nos auxiliar em situações semelhantes?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora para os alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Em quais situações do cotidiano as lentes nos auxiliam?
  • Quais objetos utilizamos no nosso dia a dia para realizar nossas tarefas e que utilizam lentes?
  • O que aconteceria se não as utilizássemos?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.

Divida a turma em quatro grupos, entregue as cartas e as instruções para o jogo. Oriente os alunos para formarem duas equipes. Durante o jogo, uma equipe irá ler uma pergunta para outra. Vá observando, mediando e, se possível, registre as hipóteses dos alunos, pois o conteúdo das cartas contemplará informações sobre a importância de algum objeto óptico, e o desafio é descobrir qual é esse objeto. Ganha a equipe que acertar mais objetos.

Finalize a atividade quando os grupos terminarem de jogar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a sistematização questionando os alunos:

  • Quais objetos ópticos vocês conseguiram descobrir?
  • Vocês perceberam a importância desses objetos durante o jogo?
  • Vamos verificar as informações das cartas?

Após o levantamento de hipóteses da turma, apresente o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.

Vá apresentando as informações contidas nas cartas relacionando-as com a importância dos objetos para a nossa vida cotidiana. Neste momento, comece a compilar e fechar as informações observadas pelos alunos durante o jogo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a sistematização projetando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.

Caso queira aprofundar os problemas de visão, acesse o link abaixo:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/defeitos-na-visao-humana.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta uma atividade que trabalha a importância, as aplicações e os usos dos recursos de observação, ampliação e registro no dia a dia.

Esta é a quinta e última aula de uma sequência de aulas que abordará a investigação de instrumentos ópticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_11TU01, CIE5_11TU02, CIE5_11TU03 e CIE5_11TU04.

Materiais necessários para a aula: Instruções para o quiz dos objetos ópticos (Material de impressão para para realização do Mão na massa)

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o tema, utilize os links abaixo:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/os-instrumentos-opticos.htm

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/fisica/instrumentos-.htopticosm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos. Por exemplo:

  • Em quais situações do nosso dia a dia utilizamos lentes?
  • Vocês imaginam a importância que elas têm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês estão vendo?
  • Reconhecem o objeto da foto?
  • Quem usaria esse objeto?
  • Qual a importância ele tem nessa situação?
  • O que permite esse objeto realizar sua função?
  • Vocês conhecem outros objetos que também conseguem nos auxiliar em situações semelhantes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora para os alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Em quais situações do cotidiano as lentes nos auxiliam?
  • Quais objetos utilizamos no nosso dia a dia para realizar nossas tarefas e que utilizam lentes?
  • O que aconteceria se não as utilizássemos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.

Divida a turma em quatro grupos, entregue as cartas e as instruções para o jogo. Oriente os alunos para formarem duas equipes. Durante o jogo, uma equipe irá ler uma pergunta para outra. Vá observando, mediando e, se possível, registre as hipóteses dos alunos, pois o conteúdo das cartas contemplará informações sobre a importância de algum objeto óptico, e o desafio é descobrir qual é esse objeto. Ganha a equipe que acertar mais objetos.

Finalize a atividade quando os grupos terminarem de jogar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a sistematização questionando os alunos:

  • Quais objetos ópticos vocês conseguiram descobrir?
  • Vocês perceberam a importância desses objetos durante o jogo?
  • Vamos verificar as informações das cartas?

Após o levantamento de hipóteses da turma, apresente o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.

Vá apresentando as informações contidas nas cartas relacionando-as com a importância dos objetos para a nossa vida cotidiana. Neste momento, comece a compilar e fechar as informações observadas pelos alunos durante o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a sistematização projetando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos se a imagem representa aquilo que eles viram na experiência.

Caso queira aprofundar os problemas de visão, acesse o link abaixo:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/defeitos-na-visao-humana.htm

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano