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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso dos fonemas /s/, /z/

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Uso dos fonemas /s/ e /z/

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nesta aula, farão um exercício de ortografia usando “s” ou “z”. O exercício será feito usando a letra de um Cordel. Faça algumas perguntas para ativar os conhecimentos prévios de seus alunos, escolhendo algumas que estão no slide do Tema do Plano de Aula. Depois, explique brevemente o que é um Cordel, dizendo que se trata de um gênero muito comum no nordeste brasileiro e tem esse nome porque os poemas ficam expostos em varais, cordas fininhas estiradas. Os cordelistas, na maioria das vezes, são pessoas iletradas, que retratam a realidade de seu povo, e por vezes o português presente nos cordéis não obedece às regras normativas da língua. Finalize seu áudio dizendo que irá enviar uma atividade que deverá ser feita individualmente. Estabeleça um prazo para entrega e especifique um canal para tanto, que pode ser WhatsApp ou e-mail. Se preferir, no mesmo áudio, dê as orientações sobre como realizar a atividade.

Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma a letra do Cordel lacunada e o link do vídeo no YouTube, para os alunos acessarem e ouvirem o cordelista Bráulio declamando. Por escrito, explique que eles deverão ouvir a declamação mais de uma vez para conseguir completar a letra, e podem pausar quantas vezes precisarem. Diga que os alunos podem consultar um dicionário ou o VOLP online, se precisarem, para realizar a atividade.

Após a entrega da atividade, envie um novo áudio ou um vídeo, orientando-os a se organizar em duplas e fazer o que está no segundo slide de Desenvolvimento deste plano: um quadro em que completarão as colunas das palavras do Cordel escritas com Z e com S. Em duplas, poderão confrontar as respostas. Continue seu áudio ou vídeo lançando um desafio: a partir desses exemplos das colunas, vocês conseguem adivinhar as regras para o som de /s/ e /z/? Explique a eles que o som do /s/ é surdo, ou seja, as cordas (pregas) vocais não vibram. Faça o som para que ouçam e oriente-os a fazer o mesmo, colocando 4 dedos na lateral direita do pescoço, quase abaixo do queixo. Repita o mesmo procedimento com o som de /z/, que é sonoro, chamando a atenção para o fato de que as pregas vocais agora vibram e é possível sentir com a ponta dos dedos a vibração (para a explicação ser mais bem sucedida, o ideal é que seja feito em vídeo). Encaminhe a eles as seguintes regras para completar, conforme slide de Fechamento deste plano:

     a) A letra S tem som de /s/ quando....
     b) A letra S tem som de /z/ quando…
     c) A letra Z tem som de /s/ quando…
     d) A letra Z tem som de /z/ quando...

Oriente-os a utilizar as palavras que usaram para completar o Cordel e que dividiram nas colunas para pensar sobre essas regras, mas, se quiserem, podem acrescentar outras palavras. Combine a entrega por e-mail ou WhatsApp.

Fechamento
Após ler as respostas dos alunos, verifique quais regras conseguiram entender a partir da análise dos sons surdos e sonoros, e a posição das letras S e Z nas palavras. Escreva um comentário dando um feedback dessas respostas, resumindo as regras para que os alunos as tenham organizadas para usar em outras situações de aprendizagem. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para solucionar possíveis dúvidas dos alunos. Nesse caso, siga as orientações e o roteiro do slide de Fechamento deste Plano de Aula.

Convite às famílias
Há alguns jogos educativos, disponíveis online, que podem ser divertidos quando feitos em família, principalmente se os membros se organizarem em duplas ou competirem entre si. No link disponível aqui há uma sequência de jogos bem simples sobre o uso de S ou Z e sobre o som de /s/ e /z/. A família pode se revezar para jogar e aquele que tiver mais acertos vence o desafio. As famílias que se sentirem à vontade podem enviar fotos ou vídeos curtos desse momento ao grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_05ATS01

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.


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