13812
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Conhecendo os objetos de observação a distância

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobreConstruir um protótipo de telescópio, luneta ou de um objeto similar, reconhecendo sua função de permitir observação à distância.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, site de criação de fórum, disponível aqui, ou Google Classroom, disponível aqui);
- Google Apresentações (disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência (Hangouts, disponível aqui, ou Zoom).

Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos o seguinte texto:

“Necessito de ajuda para cumprir uma tarefa muito difícil que foi designada a mim. Preciso construir uma nova engenhoca que seja capaz de observar as estrelas. Você pode me ajudar a construir esse objeto?

Muito obrigado.
Galileu Galilei”

Converse com eles sobre as possibilidades para a resolução desse problema. Permita que apresentem hipóteses livremente. Levante a questão disparadora:
- Como é possível enxergar objetos a longas distâncias?

Para esse momento da aula, pode-se utilizar ferramentas como videoconferência, chat ou fórum.

Mão na massa
Solicite que os alunos confeccionem uma lente, seguindo as orientações do link disponível aqui. Após a confecção, solicite que tirem uma fotografia com o resultado do experimento e uma legenda com as observações. Os alunos devem compartilhar os registros com fotos e legendas com você e todos os colegas de turma, em um documento do Google Apresentações.

Sistematização
Após todos os alunos verem os registros uns dos outros, retome a questão disparadora:
- Como é possível enxergar objetos a longas distâncias?

Escreva uma resposta coletiva em um parágrafo, no mesmo arquivo do Google Apresentações.

Convite às famílias
Os familiares podem contribuir com a produção da lente, coletando material e orientando a execução do projeto.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_11T&U01

(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas