13812
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Conhecendo os objetos de observação a distância

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobreConstruir um protótipo de telescópio, luneta ou de um objeto similar, reconhecendo sua função de permitir observação à distância.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para a construção de um protótipo, parte de uma das etapas deste plano. Exemplos: Copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.

Materiais de apoio:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/o-telescopio.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-invencao-telescopio-por-galileu-galilei.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • É possível observar algo que esteja muito longe de vocês?
  • Vocês conhecem algum objeto que permita observar algo que está longe?
  • Qual objeto mais longe que vocês já viram?

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Vocês sabem o que são essas imagens?
  • Onde podemos encontrá-las?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
  • O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las?

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia ou escreva a pergunta no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como é possível ver coisas que estão bem longe de nós como as estrelas?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Projete a imagem: Foto de um pergaminho escrito por Galileu pedindo ajuda para construir algo que consiga ver as estrelas. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Como podemos ver algo que está longe, assim como as estrelas de Galileu?
  • É possível ver outras coisas que estão tão longe quanto as estrelas?
  • Como será que Galileu resolveu esse problema?

Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o Galileu a resolver seu problema.

Reserve 10 minutos para essa parte da atividade e oriente os alunos construírem uma lente de acordo com o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iGgO82eBsAI

Cada grupo receberá dois pares de círculos já cortados nos tamanhos ideais de garrafa pet, 1 par grande e 1 par pequeno e os oriente passo a passo para construção da lente:

  • Juntem os dois círculos de modo que eles fiquem com suas bordas encostadas.
  • Auxilie os grupos, passando cola quente para fechar as extremidades de modo que não fique nenhum buraquinho.
  • Façam um pequeno com uma agulha.
  • Mergulhe o objeto na água para que a esta possa entrar dentro.
  • Observem o que irá acontecer.

Após terminarem, entregue os demais materiais de sua preferência como, por exemplo, copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina, rolos de papel higiênico, rolos de papel toalha e canos de PVC, e oriente os grupos a construírem sua luneta utilizando as lentes feitas anteriormente. Reserve mais 10 minutos para essa segunda parte da atividade.

Durante a atividade, observe as construções. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, reserve os 7 minutos finais da atividade para que cada grupo apresente sua construção.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Este é o telescópio criado por Galileu, ficou parecido com o de vocês?
  • Quais semelhanças?
  • Quais diferenças?
  • O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.

Caso tenha interesse em apronfundar o assunto abordando as propiedades da lentes, aplicar a aula CIE5_11TU04.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Observem esses objetos, qual a semelhança entre eles?
  • Quais diferenças?
  • Será que todos possuem a mesma função?
  • Todos conseguem observar as mesmas imagens?

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Finalize a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para a construção de um protótipo, parte de uma das etapas deste plano. Exemplos: Copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.

Materiais de apoio:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/o-telescopio.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-invencao-telescopio-por-galileu-galilei.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • É possível observar algo que esteja muito longe de vocês?
  • Vocês conhecem algum objeto que permita observar algo que está longe?
  • Qual objeto mais longe que vocês já viram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Vocês sabem o que são essas imagens?
  • Onde podemos encontrá-las?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
  • O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia ou escreva a pergunta no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como é possível ver coisas que estão bem longe de nós como as estrelas?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Projete a imagem: Foto de um pergaminho escrito por Galileu pedindo ajuda para construir algo que consiga ver as estrelas. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Como podemos ver algo que está longe, assim como as estrelas de Galileu?
  • É possível ver outras coisas que estão tão longe quanto as estrelas?
  • Como será que Galileu resolveu esse problema?

Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o Galileu a resolver seu problema.

Reserve 10 minutos para essa parte da atividade e oriente os alunos construírem uma lente de acordo com o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iGgO82eBsAI

Cada grupo receberá dois pares de círculos já cortados nos tamanhos ideais de garrafa pet, 1 par grande e 1 par pequeno e os oriente passo a passo para construção da lente:

  • Juntem os dois círculos de modo que eles fiquem com suas bordas encostadas.
  • Auxilie os grupos, passando cola quente para fechar as extremidades de modo que não fique nenhum buraquinho.
  • Façam um pequeno com uma agulha.
  • Mergulhe o objeto na água para que a esta possa entrar dentro.
  • Observem o que irá acontecer.

Após terminarem, entregue os demais materiais de sua preferência como, por exemplo, copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina, rolos de papel higiênico, rolos de papel toalha e canos de PVC, e oriente os grupos a construírem sua luneta utilizando as lentes feitas anteriormente. Reserve mais 10 minutos para essa segunda parte da atividade.

Durante a atividade, observe as construções. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, reserve os 7 minutos finais da atividade para que cada grupo apresente sua construção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Este é o telescópio criado por Galileu, ficou parecido com o de vocês?
  • Quais semelhanças?
  • Quais diferenças?
  • O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.

Caso tenha interesse em apronfundar o assunto abordando as propiedades da lentes, aplicar a aula CIE5_11TU04.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Observem esses objetos, qual a semelhança entre eles?
  • Quais diferenças?
  • Será que todos possuem a mesma função?
  • Todos conseguem observar as mesmas imagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Finalize a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano