13812
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Conhecendo os objetos de observação a distância

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobreConstruir um protótipo de telescópio, luneta ou de um objeto similar, reconhecendo sua função de permitir observação à distância.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre esta aula 2. Título da aula 3. CONTEXTO 4. QUESTÃO DISPARADORA 5. MÃO NA MASSA 6. SISTEMATIZAÇÃO Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para a construção de um protótipo, parte de uma das etapas deste plano. Exemplos: Copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.

Materiais de apoio:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/o-telescopio.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-invencao-telescopio-por-galileu-galilei.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • É possível observar algo que esteja muito longe de vocês?
  • Vocês conhecem algum objeto que permita observar algo que está longe?
  • Qual objeto mais longe que vocês já viram?

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Vocês sabem o que são essas imagens?
  • Onde podemos encontrá-las?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
  • O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las?

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia ou escreva a pergunta no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como é possível ver coisas que estão bem longe de nós como as estrelas?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Projete a imagem: Foto de um pergaminho escrito por Galileu pedindo ajuda para construir algo que consiga ver as estrelas. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Como podemos ver algo que está longe, assim como as estrelas de Galileu?
  • É possível ver outras coisas que estão tão longe quanto as estrelas?
  • Como será que Galileu resolveu esse problema?

Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o Galileu a resolver seu problema.

Reserve 10 minutos para essa parte da atividade e oriente os alunos construírem uma lente de acordo com o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iGgO82eBsAI

Cada grupo receberá dois pares de círculos já cortados nos tamanhos ideais de garrafa pet, 1 par grande e 1 par pequeno e os oriente passo a passo para construção da lente:

  • Juntem os dois círculos de modo que eles fiquem com suas bordas encostadas.
  • Auxilie os grupos, passando cola quente para fechar as extremidades de modo que não fique nenhum buraquinho.
  • Façam um pequeno com uma agulha.
  • Mergulhe o objeto na água para que a esta possa entrar dentro.
  • Observem o que irá acontecer.

Após terminarem, entregue os demais materiais de sua preferência como, por exemplo, copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina, rolos de papel higiênico, rolos de papel toalha e canos de PVC, e oriente os grupos a construírem sua luneta utilizando as lentes feitas anteriormente. Reserve mais 10 minutos para essa segunda parte da atividade.

Durante a atividade, observe as construções. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, reserve os 7 minutos finais da atividade para que cada grupo apresente sua construção.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Este é o telescópio criado por Galileu, ficou parecido com o de vocês?
  • Quais semelhanças?
  • Quais diferenças?
  • O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.

Caso tenha interesse em apronfundar o assunto abordando as propiedades da lentes, aplicar a aula CIE5_11TU04.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Observem esses objetos, qual a semelhança entre eles?
  • Quais diferenças?
  • Será que todos possuem a mesma função?
  • Todos conseguem observar as mesmas imagens?

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Finalize a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para a construção de um protótipo, parte de uma das etapas deste plano. Exemplos: Copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.

Materiais de apoio:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/o-telescopio.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-invencao-telescopio-por-galileu-galilei.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • É possível observar algo que esteja muito longe de vocês?
  • Vocês conhecem algum objeto que permita observar algo que está longe?
  • Qual objeto mais longe que vocês já viram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Vocês sabem o que são essas imagens?
  • Onde podemos encontrá-las?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
  • O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia ou escreva a pergunta no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como é possível ver coisas que estão bem longe de nós como as estrelas?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Projete a imagem: Foto de um pergaminho escrito por Galileu pedindo ajuda para construir algo que consiga ver as estrelas. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Como podemos ver algo que está longe, assim como as estrelas de Galileu?
  • É possível ver outras coisas que estão tão longe quanto as estrelas?
  • Como será que Galileu resolveu esse problema?

Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o Galileu a resolver seu problema.

Reserve 10 minutos para essa parte da atividade e oriente os alunos construírem uma lente de acordo com o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iGgO82eBsAI

Cada grupo receberá dois pares de círculos já cortados nos tamanhos ideais de garrafa pet, 1 par grande e 1 par pequeno e os oriente passo a passo para construção da lente:

  • Juntem os dois círculos de modo que eles fiquem com suas bordas encostadas.
  • Auxilie os grupos, passando cola quente para fechar as extremidades de modo que não fique nenhum buraquinho.
  • Façam um pequeno com uma agulha.
  • Mergulhe o objeto na água para que a esta possa entrar dentro.
  • Observem o que irá acontecer.

Após terminarem, entregue os demais materiais de sua preferência como, por exemplo, copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina, rolos de papel higiênico, rolos de papel toalha e canos de PVC, e oriente os grupos a construírem sua luneta utilizando as lentes feitas anteriormente. Reserve mais 10 minutos para essa segunda parte da atividade.

Durante a atividade, observe as construções. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, reserve os 7 minutos finais da atividade para que cada grupo apresente sua construção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Este é o telescópio criado por Galileu, ficou parecido com o de vocês?
  • Quais semelhanças?
  • Quais diferenças?
  • O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.

Caso tenha interesse em apronfundar o assunto abordando as propiedades da lentes, aplicar a aula CIE5_11TU04.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Observem esses objetos, qual a semelhança entre eles?
  • Quais diferenças?
  • Será que todos possuem a mesma função?
  • Todos conseguem observar as mesmas imagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Finalize a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Conhecendo os objetos de ampliação

AULA 03

Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

AULA 04

Lentes para observar, ampliar e registrar

AULA 05

O uso das lentes no nosso cotidiano

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os nomes das constelações na visão de diferentes culturas

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Instrumentos para observação astronômica

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Terra se Move!

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento aparente dos astros

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Duração dos dias e das noites no planeta Terra

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Calendário Astronômico

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação das fases da Lua

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Periodicidade das fases da Lua: movimentos da Lua e de suas fases

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Eclipses

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Constelações do Zodíaco

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo os objetos de ampliação

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Lentes para observar, ampliar e registrar

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo os objetos de observação a distância

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O uso das lentes no nosso cotidiano

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Modelo para Fases da Lua

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Objetos parcialmente iluminados

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construíndo a ideia de densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Produção de resíduos e o consumismo

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Tempo de decomposição das embalagens e consumo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pirâmide Alimentar

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

As calorias dos alimentos

5º ano / Ciências / Terra e Universo

O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Condutividade térmica: bons isolantes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Nutrientes! O que são e para que servem?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Distribuição de água potável

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resíduos tecnológicos do luxo ao lixo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentos processados x absorção dos nutrientes

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reutilização e Reciclagem

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI13 da BNCC

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo os objetos de ampliação

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Lentes para observar, ampliar e registrar

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo os objetos de observação a distância

5º ano / Ciências / Terra e Universo

O uso das lentes no nosso cotidiano

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann